/

Poluição atmosférica é o quarto fator de morte prematura no mundo

2

(dr) Espen Rasmussen

-

A poluição atmosférica tornou-se o quarto fator de morte prematura no mundo, causando uma perda de receita de milhares de milhões de dólares para a economia mundial, indica um relatório do Banco Mundial divulgado hoje.

A poluição do ar matou 2,9 milhões de pessoas em 2013, segundo os últimos dados disponíveis publicados num relatório da instituição de desenvolvimento.

Somando os efeitos da poluição nos lares, resultantes da utilização de combustíveis sólidos para o aquecimento e para cozinhar, o número de mortes aumenta para 5,5 milhões.

As doenças causadas pela poluição do ar (doenças cardiovasculares e pulmonares crónicas, cancro do pulmão e infeções respiratórias) são responsáveis por uma morte em cada 10 no mundo, seis vezes mais que a Malária.

As perdas de vidas são também sinónimo de perda em termos de receita e de entrave ao desenvolvimento económico, de acordo com os cálculos do Banco Mundial.

O estudo estima as perdas de rendimentos do trabalho imputáveis àquelas mortes em cerca de 225 mil milhões de dólares (199 mil milhões de euros) em 2013.

Cerca de 87% da população no planeta está exposta a este tipo de poluição.

O leste da Ásia, que inclui a China, conta 2,2 milhões de mortes devidas à poluição do ar, no exterior e no interior, seguida do sul, que integra a Índia, com 1,8 milhões, e da África subsariana (605 mil).

Na Europa e na Ásia central, meio milhão de pessoas morrem devido à poluição, enquanto nos Estados Unidos as mortes são cerca de 100 mil.

“A poluição atmosférica ameaça o bem-estar das populações, mina o capital natural e material e limita o crescimento económico”, afirmou Laura Tuck, vice-presidente do Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável.

“Com este relatório, que avalia os custos económicos da mortalidade prematura ligada a este flagelo, esperamos encontrar eco junto dos decisores e conseguir que se consagrem mais recursos à melhoria da qualidade do ar”, adiantou.

/Lusa

2 Comments

  1. O que quer dizer que estamos já em número exagerado neste planeta e com tendência a aumentar a casa começará a ser apertada e o ambiente insuportável!

  2. A poluicao ‘e produto da transformacao, seja ela qual for…em nome da produtividade e do bem estar.
    Poluicao ‘e mal necessario pois nao sabemos transformar sem poluir…
    Problema da poluicao sao as quantidades emitidas diariamente tudo em nome do bem estar e melhoria das pessoas…ou nao ‘e??? incluindo voce e eu… consome entao esta no Role ou lista dos que constribuem para isto…
    Todos querem boa vida, e ‘e esta boa vida que esta tando cabo do mundo…

    No geral, as pessoas olhem muito para dentro e nao para fora, para outros de forma compreender….
    Todos querem o maximo hoje… novas geracoes teem preco a pagar muito alto pelos nossos erros…
    Governos e empresas e empresarios teem culpas e cometem erros basicos por teimosia e ignorancia… quem tocar no assundo ‘e excluido ou posto de lado para nao atrapalhar o progresso e bem estar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.