Falta de funcionários ameaça fechar escolas durante partes do dia

Clonny / Flickr

Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, teme que mais estabelecimentos de ensino fechem portas por falta de funcionários.

Os diretores escolares temem que a falta de funcionários não docentes obrigue cada vez mais escolas a fechar portas durante algumas horas do dia. O fenómeno já aconteceu em alguns estabelecimentos de ensino no primeiro período do ano letivo, mas deve agravar-se no segundo período.

O alerta é feito pela Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) que admite que o Governo já colocou muitos funcionários nas escolas, mas não há notícia de novas contratações para tão cedo.

À TSF, Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), fala numa situação “dramática” de falta de recursos humanos. “As escolas só funcionam porque diretores e funcionários fazem das tripas coração.”

Nas contas do presidente da ANDAEP, faltam “pelo menos 811 assistentes operacionais” para que as escolas funcionem, um por cada agrupamento. “Se cada agrupamento tiver um assistente operacional em falta, são 811. Mas há alguns agrupamentos que têm dez assistentes em falta, ainda mais porque há assistentes que estão ‘de junta médica’ em casa há anos e continua a não haver regime legal que enquadre a sua substituição.”

“No primeiro período algumas escolas não conseguiram abrir portas em virtude desta escassez”, afirma Filinto Lima, dando contra de outras unidades escolares que encerraram por falta de funcionários durante algumas horas da manhã no período passado.

No último fim de semana, o Governo anunciou a contratação de mais 450 enfermeiros para o serviço público de saúde, medida aplaudia pela ANDAEP. Ainda assim, a associação pede mais atenção para a educação, onde os problemas também são graves.

Além das centenas de baixas médicas sem substituição, os diretores denunciam a existência de muitos funcionários não docentes que se reformam e não são substituídos, agravando o problema para este segundo período do ano letivo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois os politicos não tem os filhos nas escolas publicas mas sim nos colégios privados sobre os quais nós os contribuintes pagamos impostos p/ eles terem os filhos nos colégios. Sim porque os colégios por incrível que pareça são comparticipados pelo EStado = impostos dos contribuintes. Depois não há dinheiro p/ as escolas publicas!!!! Contribuintes ponham os v/ filhos nos colégios e mandem a conta p/ o Estado já que é isso que os governantes pagam… TODOS temos DIREITO!

  2. A governação xuxalista no seu melhor. O PM diz que o país está bem. Na saúde ,educação e justiça é desmentido diariamente. Mas para ele basta dizê-lo e… acreditar, esperando que o povo burro faça o mesmo.

  3. Isto sim é a verdade da mentira em que está o nosso país.As contas estão boas porque este governo não esta a gastar no que é necessário,tudo para reduzir o défice e enganar a maioria dos portugueses!Educação ,saúde e obras publicas estão a ser usadas para reduzir o défice.A factura está a chegar…Isto é socialismo.Fazer de conta que tudo está bem quando tudo está mal!Show off…Com um governo destes ninguem investe ,apenas abrem restaurantes,hóteis e pouco mais,grandes industrias ,nada!!!O futuro será negro…

  4. o nogeira e os outros profs que estão a ganhar o bom ordenado de profs para andarem nas manifs que vão fazer esse trabalho que só lhes limpa a porca honra que tem. fecham porque não há funcionários espero que esse tempo seja descontado no ordenado dos profs grandes aliados do psd/cds. querem mais criados para tratar dos meninos os papás que paguem que eu já esgotei o plafond para esse peditório. o tempo que gastam a dizer asneiras aqui e no feicebuque bem podem aproveitá-lo para irem tratar dos meninos.

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …