Falta de funcionários ameaça fechar escolas durante partes do dia

Clonny / Flickr

Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, teme que mais estabelecimentos de ensino fechem portas por falta de funcionários.

Os diretores escolares temem que a falta de funcionários não docentes obrigue cada vez mais escolas a fechar portas durante algumas horas do dia. O fenómeno já aconteceu em alguns estabelecimentos de ensino no primeiro período do ano letivo, mas deve agravar-se no segundo período.

O alerta é feito pela Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) que admite que o Governo já colocou muitos funcionários nas escolas, mas não há notícia de novas contratações para tão cedo.

À TSF, Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), fala numa situação “dramática” de falta de recursos humanos. “As escolas só funcionam porque diretores e funcionários fazem das tripas coração.”

Nas contas do presidente da ANDAEP, faltam “pelo menos 811 assistentes operacionais” para que as escolas funcionem, um por cada agrupamento. “Se cada agrupamento tiver um assistente operacional em falta, são 811. Mas há alguns agrupamentos que têm dez assistentes em falta, ainda mais porque há assistentes que estão ‘de junta médica’ em casa há anos e continua a não haver regime legal que enquadre a sua substituição.”

“No primeiro período algumas escolas não conseguiram abrir portas em virtude desta escassez”, afirma Filinto Lima, dando contra de outras unidades escolares que encerraram por falta de funcionários durante algumas horas da manhã no período passado.

No último fim de semana, o Governo anunciou a contratação de mais 450 enfermeiros para o serviço público de saúde, medida aplaudia pela ANDAEP. Ainda assim, a associação pede mais atenção para a educação, onde os problemas também são graves.

Além das centenas de baixas médicas sem substituição, os diretores denunciam a existência de muitos funcionários não docentes que se reformam e não são substituídos, agravando o problema para este segundo período do ano letivo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois os politicos não tem os filhos nas escolas publicas mas sim nos colégios privados sobre os quais nós os contribuintes pagamos impostos p/ eles terem os filhos nos colégios. Sim porque os colégios por incrível que pareça são comparticipados pelo EStado = impostos dos contribuintes. Depois não há dinheiro p/ as escolas publicas!!!! Contribuintes ponham os v/ filhos nos colégios e mandem a conta p/ o Estado já que é isso que os governantes pagam… TODOS temos DIREITO!

  2. A governação xuxalista no seu melhor. O PM diz que o país está bem. Na saúde ,educação e justiça é desmentido diariamente. Mas para ele basta dizê-lo e… acreditar, esperando que o povo burro faça o mesmo.

  3. Isto sim é a verdade da mentira em que está o nosso país.As contas estão boas porque este governo não esta a gastar no que é necessário,tudo para reduzir o défice e enganar a maioria dos portugueses!Educação ,saúde e obras publicas estão a ser usadas para reduzir o défice.A factura está a chegar…Isto é socialismo.Fazer de conta que tudo está bem quando tudo está mal!Show off…Com um governo destes ninguem investe ,apenas abrem restaurantes,hóteis e pouco mais,grandes industrias ,nada!!!O futuro será negro…

  4. o nogeira e os outros profs que estão a ganhar o bom ordenado de profs para andarem nas manifs que vão fazer esse trabalho que só lhes limpa a porca honra que tem. fecham porque não há funcionários espero que esse tempo seja descontado no ordenado dos profs grandes aliados do psd/cds. querem mais criados para tratar dos meninos os papás que paguem que eu já esgotei o plafond para esse peditório. o tempo que gastam a dizer asneiras aqui e no feicebuque bem podem aproveitá-lo para irem tratar dos meninos.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …