Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

Daniel Pockett / EPA

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.

Em declarações telefónicas à agência Lusa, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Leão de Brito, confirmou a deteção de seis casos de covid-19 em alunos, professores e assistentes operacionais na Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira.

Segundo o autarca, o estabelecimento de ensino vai ser encerrado de forma preventiva, para limpeza e desinfeção, assegurando as condições de segurança aquando da sua reabertura.

Foi uma medida preventiva. É importante dizer que a Unidade de Saúde Pública agiu por prevenção relativamente à realização de exames. O que é normal é que se espere pelos casos sintomáticos. Tentaremos evitar que isto se transforme num foco que se dissemine pela população. Vamos aguardar com alguma esperança que as coisas estejam controladas”, observou Humberto Leão de Brito.

“É importante dizer que são medidas preventivas e antecipatórias para interromper as cadeias de transmissão”, reitera o autarca.

Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte adiantou à Lusa, por seu turno, que foram identificados “três casos positivos” de covid-19 na fábrica Abrelac.

“Três casos identificados positivos. A Autoridade de Saúde está a acompanhar muito de perto a situação, por uma questão de precaução, e é o que diz a norma neste tipo de circunstâncias. Todos os profissionais foram enviados para casa para fazer o isolamento profilático”, disse fonte oficial da ARS Norte.

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira pediu à comunidade que dê “continuidade à implementação das recomendações da DGS”, designadamente o “uso imprescindível de máscara ao nível social e laboral, sobretudo em espaços fechados”, bem como manter o “distanciamento físico entre cidadãos”, “rigorosa higienização das mãos” e “evitar contactos desnecessários / não essenciais com outros cidadãos que não coabitantes”.

“A Autoridade de Saúde e a respetiva equipa da Unidade de Saúde Pública acompanhará a evolução da situação, conjuntamente com as demais entidades e autoridades locais”, lê-se num comunicado de imprensa enviado à comunicação social, esta tarde.

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

De acordo com o boletim epidemiológico diário o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia, em Portugal, é agora de 1.614 e o total de casos confirmados é de 43.897 infetados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.