Escócia apresenta proposta formal para novo referendo sobre independência

Scottish Government / Flickr

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

A chefe do Governo escocês, a nacionalista Nicola Sturgeon, apresentou esta quinta-feira uma proposta formal para que o primeiro-ministro britânico autorize um novo referendo sobre a independência da Escócia no próximo ano.

Numa declaração em Bute House, residência oficial da chefe do Governo autónomo escocês, Sturgeon disse que os resultados do Partido Nacionalista Escocês nas eleições de 12 de dezembro, nas quais conquistaram 48 dos 59 assentos eleitos, representam um “mandato democrático” para realizar um segundo referendo no final de 2020.

“A Escócia deixou muito claro na semana passada que não quer que um Governo conservador liderado por Boris Johnson nos tire da União Europeia“, afirmou a também líder do Partido Nacionalista Escocês.

Um documento com os detalhes da proposta, incluindo um esboço da legislação, vai ser enviado esta quinta-feira a Johnson, que disse anteriormente não concordar com um novo referendo, alegando que deve ser respeitado o resultado da consulta pública feita em 2014, quando 55% dos eleitores votaram contra a independência.

A via legal para realizar um novo referendo implica que o Governo britânico transfira para o executivo escocês os poderes contidos na chamada Secção 30 da lei sobre a autonomia da Escócia, o que daria ao Parlamento escocês a capacidade de convocar um referendo, tal como aconteceu em 2012.

“Prevejo que, a curto prazo, vamos simplesmente ouvir uma repetição da oposição do Governo do Reino Unido. Mas não devem ter a ilusão de que esse será o ponto final no assunto”, avisou nicola Sturgeon.

O Partido Conservador ganhou as eleições legislativas com uma maioria absoluta de 365 deputados e reiterou a determinação em concluir o processo do ‘Brexit’ para fazer o Reino Unido sair da União Europeia (UE) a 31 de janeiro.

No referendo de 2016, quando 52% dos eleitores britânicos votaram a favor do ‘Brexit’, 62% dos escoceses votaram a favor da permanência do Reino Unido na UE.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …