Escócia apresenta proposta formal para novo referendo sobre independência

Scottish Government / Flickr

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

A chefe do Governo escocês, a nacionalista Nicola Sturgeon, apresentou esta quinta-feira uma proposta formal para que o primeiro-ministro britânico autorize um novo referendo sobre a independência da Escócia no próximo ano.

Numa declaração em Bute House, residência oficial da chefe do Governo autónomo escocês, Sturgeon disse que os resultados do Partido Nacionalista Escocês nas eleições de 12 de dezembro, nas quais conquistaram 48 dos 59 assentos eleitos, representam um “mandato democrático” para realizar um segundo referendo no final de 2020.

“A Escócia deixou muito claro na semana passada que não quer que um Governo conservador liderado por Boris Johnson nos tire da União Europeia“, afirmou a também líder do Partido Nacionalista Escocês.

Um documento com os detalhes da proposta, incluindo um esboço da legislação, vai ser enviado esta quinta-feira a Johnson, que disse anteriormente não concordar com um novo referendo, alegando que deve ser respeitado o resultado da consulta pública feita em 2014, quando 55% dos eleitores votaram contra a independência.

A via legal para realizar um novo referendo implica que o Governo britânico transfira para o executivo escocês os poderes contidos na chamada Secção 30 da lei sobre a autonomia da Escócia, o que daria ao Parlamento escocês a capacidade de convocar um referendo, tal como aconteceu em 2012.

“Prevejo que, a curto prazo, vamos simplesmente ouvir uma repetição da oposição do Governo do Reino Unido. Mas não devem ter a ilusão de que esse será o ponto final no assunto”, avisou nicola Sturgeon.

O Partido Conservador ganhou as eleições legislativas com uma maioria absoluta de 365 deputados e reiterou a determinação em concluir o processo do ‘Brexit’ para fazer o Reino Unido sair da União Europeia (UE) a 31 de janeiro.

No referendo de 2016, quando 52% dos eleitores britânicos votaram a favor do ‘Brexit’, 62% dos escoceses votaram a favor da permanência do Reino Unido na UE.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …