Escândalo da carne estragada da China obriga empresas a revelar fornecedores

SportSuburban / Flickr

-

Cinco cadeias de restauração internacional devem passar a informar a origem dos ingredientes usados nos seus menus em Xangai, depois de um escândalo de venda de carne estragada ter afectado os seus estabelecimentos na China. 

Segundo o China Daily, as cadeias de restauração são a McDonalds, KFC, Burger King, Dicos e Carls Jr.

As autoridades chinesas emitiram a ordem, difundida no fim-de-semana, depois da descoberta de que a fábrica Husi instalada em Xangai tinha vendido carne podre a alguns estabelecimentos destas empresas.

Quando o escândalo veio a público, no final de Julho, as multinacionais deixaram de usar produtos fornecidos pela Husi, e vários executivos da empresa foram detidos.

O caso gerou, durante vários dias, problemas de abastecimento em muitos restaurantes das empresas afectadas na China, com alguns estabelecimentos a deixarem de vender produtos derivados de carne.

No caso do McDonalds, o problema também afectou vários estabelecimentos no Japão, onde parte dos panados de frango (McNuggets) vendidos continha carne procedente da fábrica da Husi em Xangai.

Na sequência da controvérsia, a McDonald’s Japão anunciou entretanto que vai passar a importar carne de frango do Brasil na sequência do escândalo alimentar da fábrica Husi em Xangai,…

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …