Escândalo de artigos falsos da “Spiegel” pode tornar-se caso de polícia

Gert Krautbauer / EPA

O jornalista Claas Relotius

A influente revista alemã Der Spiegel afirmou este domingo que vai denunciar à polícia o seu ex-repórter Claas Relotius, após a revelação de que o jornalista, de 33 anos, não apenas falsificou dezenas de reportagens, como também embolsou doações em dinheiro destinadas a crianças órfãs.

A influente revista alemã “Spiegel” anunciou que vai denunciar criminalmente o seu ex-repórter Claas Relotius. Além de ter falsificado dezenas de reportagens, o jornalista terá também embolsado doações em dinheiro destinadas a crianças de rua na Turquia.

Um dos repórteres mais premiados da publicação, Relotius pediu a demissão após admitir ter, ao longo de vários anos, falsificado reportagens e inventado personagens em alguns dos textos que produziu. Relotius ganhou vários prémios e era conhecido pelas suas reportagens de investigação.

A Spiegel revelou ter recebido informações de leitores segundo as quais Relotius teria iniciado uma campanha, divulgando, através do seu e-mail pessoal, a sua conta bancária pessoal, e pedindo doações para ajudar crianças órfãs na Turquia.

O escândalo das reportagens falsificadas foi revelado pela própria Spiegel na quarta-feira, após uma investigação interna.

Relotius falsificou histórias e inventou protagonistas em pelo menos 14 das cerca de 60 reportagens suas publicadas na revista ou no Spiegel Online. “Esta é talvez a pior crise editorial na Spiegel”, afirmou o novo editor-chefe, Steffen Klusmann.

A publicação alertou ainda que outros meios de informação podem ter sido afectados pelas fraudes de Relotius, que escreveu para alguns dos maiores jornais do país, como o Die Welt, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Tageszeitung, ao longo de 11 anos de carreira.

Relotius escrevia para a Spiegel há sete anos, inicialmente como jornalista independente, tendo sido contratado há um ano e meio como funcionário da publicação.

As falsificações de Relotius começaram a vir à tona depois de o jornalista Juan Moreno, seu colega na Spiegel, ter desconfiado da veracidade de alguns detalhes de uma reportagem que estavam a escrever em conjunto. Moreno rastreou as supostas fontes citadas por Relotius e descobriu que diversas informações haviam sido inventadas.

PARTILHAR

RESPONDER

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …

Mais 1.949 infetados, 17 mortes e 966 recuperados. Portugal passa barreira dos 100 mil casos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.949 casos de covid-19, 17 mortes associadas à doença e 966 recuperados, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde publicado esta segunda-feira. O número total de infeções …

Lagarde defende que o fundo de recuperação se torne permanente (e admite mais estímulos)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu, em entrevista ao Le Monde, que o Fundo de Recuperação se torne uma ferramenta permanente. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, citada pela Bloomberg, Christine …