“Ou és infetado ou morres de fome”. Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

SXC

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia de covid-19.

As denúncias sobre o ambiente de trabalhos nestes call centers filipinos tinham já vindo a público, mas o receios dos trabalhadores têm aumentado devido à pandemia.

Quatro trabalhadores que pediram anonimato contaram à NBC News que trabalham em escritórios repleto de pessoas, onde é impossível manter o distanciamento social, comportamento que é considerado essencial para travar a propagação do SARS-CoV-2.

A Teleperformance, a empresa oficialmente responsável pela contratação destes funcionários, continua a rejeitar pedidos de teletrabalho por parte dos funcionários, que dizem que se sentiriam mais seguros se pudessem trabalhar remotamente.

Estes mesmos postos de trabalho tinham já sido notícia em abril passado, quando começaram a ser divulgadas fotografias de trabalhadores contratados a dormir no trabalho para que conseguissem responder às chamadas americanas.

Entretanto, a empresa proibiu as dormidas no local de trabalho.

Mas, sem outras acomodações, muitos destes funcionários arrendam agora quartos partilhados – que custam cerca de 20% dos seus salários – e outros esperam horas pelo transporte da empresa, chegando exaustos a casa já depois do trabalho, contaram os mesmos funcionários à emissora norte-americana.

“Se és o ganha-pão da tua família, precisas do dinheiro”, disse um dos trabalhadores à NBC depois de falar sobre as várias horas que gasta diariamente depois do trabalho.

A Teleperformance e a Ring falaram à emissora norte-americana, explicando como é que a empresa promove a segurança e o bem-estar durante a pandemia.

No entanto, frisa o portal Futurism, várias pessoas ficaram doentes nestes call centers nos últimos tempos, com sintomas semelhantes aos da gripe e covid-19, não se sabendo ao certo se alguns funcionários terão contraído a doença.

“As pessoas estão assustadas porque não sabemos quem tem ou quem não tem [o SARS-CoV-2] (…) As pessoas não têm escolha, porque ou és infetado ou morres de fome”, disse um trabalhador em declarações à NBC.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …