“Ou és infetado ou morres de fome”. Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

SXC

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia de covid-19.

As denúncias sobre o ambiente de trabalhos nestes call centers filipinos tinham já vindo a público, mas o receios dos trabalhadores têm aumentado devido à pandemia.

Quatro trabalhadores que pediram anonimato contaram à NBC News que trabalham em escritórios repleto de pessoas, onde é impossível manter o distanciamento social, comportamento que é considerado essencial para travar a propagação do SARS-CoV-2.

A Teleperformance, a empresa oficialmente responsável pela contratação destes funcionários, continua a rejeitar pedidos de teletrabalho por parte dos funcionários, que dizem que se sentiriam mais seguros se pudessem trabalhar remotamente.

Estes mesmos postos de trabalho tinham já sido notícia em abril passado, quando começaram a ser divulgadas fotografias de trabalhadores contratados a dormir no trabalho para que conseguissem responder às chamadas americanas.

Entretanto, a empresa proibiu as dormidas no local de trabalho.

Mas, sem outras acomodações, muitos destes funcionários arrendam agora quartos partilhados – que custam cerca de 20% dos seus salários – e outros esperam horas pelo transporte da empresa, chegando exaustos a casa já depois do trabalho, contaram os mesmos funcionários à emissora norte-americana.

“Se és o ganha-pão da tua família, precisas do dinheiro”, disse um dos trabalhadores à NBC depois de falar sobre as várias horas que gasta diariamente depois do trabalho.

A Teleperformance e a Ring falaram à emissora norte-americana, explicando como é que a empresa promove a segurança e o bem-estar durante a pandemia.

No entanto, frisa o portal Futurism, várias pessoas ficaram doentes nestes call centers nos últimos tempos, com sintomas semelhantes aos da gripe e covid-19, não se sabendo ao certo se alguns funcionários terão contraído a doença.

“As pessoas estão assustadas porque não sabemos quem tem ou quem não tem [o SARS-CoV-2] (…) As pessoas não têm escolha, porque ou és infetado ou morres de fome”, disse um trabalhador em declarações à NBC.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …