Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18).

Milhares de espectadores ficaram maravilhados com a vista deslumbrante oferecida pelo Monte Fagradalsfjall, a 40 km de Reykjavik, desde 19 de março, na que é a sexta erupção ocorrida na Islândia em 20 anos. O vulcão estava adormecido há 6.000 anos.

Seis meses é uma erupção razoavelmente longa“, afirma à agência AFP o vulcanologista Thorvaldur Thordarson. Agora conhecida como Fagradalshraun (ou “belo vale de lava”), a erupção começou com um fluxo de uma fissura no solo e, até agora, expeliu quase 143 milhões de metros cúbicos de lava.

No entanto, este volume é considerado relativamente pequeno, sendo uma quantidade de lava 11 vezes menor do que a da erupção que ocorreu na Islândia entre 2014 e 2015 em Holuhraun, no centro-leste da ilha. Embora esta erupção tenha durado menos de seis meses, libertou o maior fluxo de lava em 230 anos na Islândia.

Mas a atual erupção do Fagradalsfjall “é especial, porque manteve um fluxo relativamente constante, e tem sido bastante forte”, considera Halldor Geirsson, geofísico do Instituto de Ciências da Terra.

“O comportamento habitual que conhecemos dos vulcões na Islândia é que começam muito ativos, a expelir lava em grandes quantidades, mas depois o fluxo diminui até parar”, explica o investigador.

A erupção de Surtsey, perto da costa sul da Islândia, durou quase quatro anos, de novembro de 1963 a junho de 1967.

Depois de a sua intensidade ter caído durante nove dias, a lava do Fagradalshraun reapareceu no início de setembro. Acompanhado por uma nuvem de fumaça causada pela liberação de gases, o líquido incandescente sai da cratera, acumulando-se sob o solo, criando túneis em chamas sob camadas de lava solidificada acima do solo.

A lava então desdobra-se como uma onda, que atinge a costa, maravilhando os curiosos. De acordo com o Conselho de Turismo da Islândia, cerca de 300.000 pessoas escalaram as colinas escarpadas com vista para os vales Geldingadalir, Meradalir e Natthagi, onde a lava é derramada.

No primeiro mês de erupção, um total de 10 fissuras abriram-se, formando sete pequenas crateras, mas apenas duas delas são ainda visíveis. As restantes foram cobertas por lava lançada da única cratera que ainda está ativa.

Essa cratera mede agora 334 metros, de acordo com o Instituto de Ciências da Terra, apenas algumas dezenas de metros mais curta que o pico mais alto da área circundante.

O vulcão não mostra sinais de querer enfraquecer tão cedo. “Parece haver magma suficiente, em algum reservatório, para permitir que a erupção que possa durar ainda muito tempo”, disse Geirsson.

E o turismo da Islândia agradece-lhe.

  ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …