Vulcão entra em erupção a 40 quilómetros da capital da Islândia. Esteve adormecido 6.000 anos

Icelandic Meteorological Office - IMO

Primeira imagem oficial da erupção

Um vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, entrou em erupção esta sexta-feira por volta das 22h00 locais, 20h00 em Lisboa, segundo o Instituto Meteorológico nacional, depois de milhares de abalos naquela zona durante as últimas semanas, informou o departamento meteorológico do país.

A península, localizada a sudoeste da capital Reiquejavique​, é uma zona de atividade sísmica intensa e registou pelo menos 40 mil terramotos nas últimas semanas.

“A erupção vulcânica começou em Fagradalsfjall”, informou o Instituto Meteorológico da Islândia (IMO, na sigla em inglês) no Twitter, referindo-se a uma montanha localizada a cerca de 30 quilómetros a sudoeste da capital.



As fotografias de sites de meios de comunicação locais mostraram um céu noturno com tons vermelho brilhante.

O código de cores de aviação foi aumentado para vermelho – apesar de, para já, haver pouca atividade sísmica – o que significa que há um grande grau de certeza de uma erupção com emissão de cinzas.

Neste sentido, o tráfego aéreo de entrada e saída do Aeroporto Internacional de Keflavik foi interrompido, informou ainda o Instituto Meteorológico. Um helicóptero com pessoal científico foi destacado para avaliar a dimensão da erupção, avançou ainda o IMO à Reuters.

O departamento de Proteção Civil islandês pediu à população para se manter calma e não se aproximar do local da erupção.

As autoridades alertaram ainda para o que deverá acontecer nas próximas horas: “Prevê-se que a poluição por gás vulcânico se estenda até Þorlákshöfn e continue durante a noite. As pessoas são convidadas a fechar as janelas e a permanecer dentro de casa. A quantidade de emissões de SO2 [dióxido de enxofre] da erupção está a ser avaliado”.

No entanto, na opinião do professor de Geofísica Magnús Tumi, citado pela agência RÚV, “este pode ser o início de um período de erupções”, já que é “um evento muito significativo, mas não é uma surpresa”.

Ao contrário da erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, que interrompeu cerca de 900 mil voos e obrigou a retirar centenas de islandeses das suas casas, não é esperado que esta erupção lance muitas cinzas ou fumo no ar, indicou o IMO.

Até ao momento, não há notícias de vítimas ou danos materiais.

O vulcão estava adormecido há 6.000 anos, recorda a Associated Press.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …