Mariana Vieira da Silva assume “erros sobre a bolha” da Champions no Porto

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa para apresentar as medidas discutidas em Conselho de Ministros.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, assumiu “totalmente erros de comunicação sobre a bolha” da Liga dos Campeões no Porto.

“As pessoas que vierem à final da Liga dos Campeões virão e regressarão no mesmo dia, com teste feito e em situação de bolha, ou seja, em voo charter, deslocação para duas zonas de espera de adeptos, daí para o estádio e depois do jogo de volta para o aeroporto, estando em território nacional menos de 24 horas”, disse a governante em antecipação à final da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão.

Em entrevista ao Observador, Mariana Vieira da Silva reconhece que as coisas não correram como planeado, mas realça que, na altura, “ainda não tinham sido retomados os voos turísticos”.

“Essas frases foram ditas num contexto em que não havia voos sem ser essenciais de ingleses para o Porto”, explicou a ministra. “Talvez devêssemos ter sido mais claros quanto a essa mudança de situação porque ela objetivamente passou a ser uma situação diferente”.

“E, obviamente, que reconheço que nem tudo correu bem. Acima de tudo, nem tudo correu como nós dissemos que ia correr”, acrescentou.

Mariana Vieira da Silva garante que o plano foi sempre sendo adaptado às circunstâncias, seja o plano das Forças de Segurança, da DGS ou o acompanhamento no terreno.

“Tenho visto frequentemente notícias de muita gente nas ruas em muitos pontos do país e nada relacionados com a Liga dos Campeões. Nós temos de separar um pouco as águas”, disse a ministra da Presidência quando confrontada com os ajuntamentos de adeptos britânicos antes e depois do jogo.

A ministra disse ainda que nunca deixará de “assumir responsabilidades por dificuldades de organização e por erros de gestão”, mas lembra que o Governo já não tinha os mesmos instrumentos que existiram de controlo das pessoas na rua.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Foram é bem papados pelos ingleses com o aceno da lista verde quando o que eles queriam era transferir o risco pandémico de uma final europeia com clubes ingleses do seu próprio país.
    Bem, ganharam um trocos com o dinheiro que os ingleses deixaram pela cerveja. Se isso os deixa felizes…

  2. Rebentou a “a bolha”! Assumiu, o quê?? Não assume nada porque não os tem! Se os membros do governo assumissem alguma coisa uns tinham sido despedidos outros estariam a contas com a justiça. O governo é irresponsável, ou seja, não pode ser responsabilizado. A partir daí nada interessa dizer que alguém assume o que quer que seja, porque as consequências são nenhumas! Faz tudo parte do folclore.

    • “O governo é irresponsável”. E o povo português também! E não assume também! Já agora… Não se terá esquecido da responsabilidade do Presidente Marcelo e… da Assembleia da República?

  3. “Tenho visto frequentemente notícias de muita gente nas ruas em muitos pontos do país e nada relacionados com a Liga dos Campeões. Nós temos de separar um pouco as águas”. É… Temos visto. E nada feito! Então para que serves, ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva?

RESPONDER

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …