Afinal, foi um erro da justiça alemã que levou a Agência para a Integração, Migrações e Asilo a renovar a autorização de residência ao argelino que fugiu à PSP e que já era procurado na Alemanha.
O argelino de 36 anos Abdelkader Eddouh foi capturado nesta quarta-feira, no Algarve, depois de ter fugido à PSP quando ia ser presente a um juiz no Tribunal da Relação de Lisboa.
Aquando da fuga, descobriu-se que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) renovou a autorização de residência ao cidadão argelino que estava a morar no Algarve, quando já era procurado pela justiça alemã.
O problema foi um erro no mandado de detenção europeu emitido pela Justiça alemã, que o identificava como “marroquino quando na verdade é argelino“, adianta o Correio da Manhã (CM).
Eddouh era procurado depois de ter fugido de uma esquadra na Alemanha, após ter incendiado o mobiliário do espaço.
Mas a falha da justiça alemã só foi detectada na passada segunda-feira, no Aeroporto de Lisboa, quando o argelino se preparava para deixar Portugal.
Aquando da renovação da autorização de residência, a AIMA não conseguiu detectar qualquer problema no percurso do cidadão, até porque não tem acesso a bases de dados criminais, como sublinha o CM.
A entidade só contacta a polícia para obter mais informações quando se levantam suspeitas quanto a algum imigrante.