Erdogan não compreende “silêncio” dos Estados Unidos no assassínio de Khashoggi

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou este domingo não compreender “o silêncio” dos Estados Unidos sobre o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

“Não consigo compreender o silêncio da América (…) Nós queremos que tudo seja esclarecido, porque se trata de uma atrocidade, trata-se de um assassínio”, disse Erdogan numa entrevista televisiva, acrescentando: “O assassínio de Khashoggi não é um assassínio comum”.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou em meados de janeiro, num périplo pelo Médio Oriente, ter obtido garantias de Riad relativamente a este caso, embora reafirmando a aliança estratégica com a Arábia Saudita.

Khashoggi, que escrevia para o diário norte-americano The Washington Post e se mostrava crítico em relação ao regime de Riad, foi morto a 2 de outubro dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul. A Turquia afirma que ele foi assassinado por uma equipa de 15 sauditas, e o seu corpo não foi, até agora, encontrado.

O seu assassínio mergulhou a Arábia Saudita numa grave crise diplomática e manchou a reputação do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, que é acusado por responsáveis norte-americanos e turcos de ter ordenado a morte do jornalista. Riad imputou este homicídio a elementos “descontrolados”.

O julgamento de 11 suspeitos começou no início de janeiro na Arábia Saudita e o procurador-geral pediu a pena de morte para cinco deles. Ancara sublinhou várias vezes a necessidade de uma investigação internacional sobre este caso, lamentando a falta de transparência do inquérito saudita.

A relatora especial da ONU sobre as execuções extrajudiciais, sumárias e arbitrárias deslocou-se há alguns dias a Istambul e deverá divulgar em maio um relatório sobre o assassínio do jornalista saudita.

Agnès Callamard reuniu-se nomeadamente com o procurador da República turco em Istambul, Irfan Fidan, e foi recebida pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Cavusoglu, e da Justiça, Abdulhamit Gül.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …