Erdogan ameaça abrir fronteiras aos refugiados que querem entrar na Europa

Tolga Bozoglu / EPA

O presidente da Turquia, Recep Erdogan

O presidente da Turquia, Recep Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou abrir as fronteiras do país para deixar passar os migrantes que pretendem entrar na Europa.

A ameaça do de Erdogan acontece um dia depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o congelamento no processo da adesão da Turquia à União Europeia.

“Ouçam bem: Se forem mais longe, estas fronteiras abrir-se-ão. Ponham isso na vossa cabeça”, acentuou o Presidente turco num discurso proferido em Istambul.

A resolução aprovada não terá qualquer efeito enquanto os Estados membros quiserem manter as negociações, mas ilustra o desconforto europeu com o estilo autoritário de Erdogan. Ancara e Bruxelas celebraram um acordo em março passado que permite barrar o fluxo de refugiados para as ilhas gregas.

O Parlamento Europeu pediu o congelamento das negociações de adesão da Turquia à União Europeia (UE) devido à “repressão desproporcionada” em curso no país desde a tentativa de golpe de Estado de julho passado.

Na resolução não vinculativa, aprovada com 479 votos a favor, 37 contra e 107 abstenções, os eurodeputados pedem à Comissão e aos Estados-membros um “congelamento temporário” do processo de adesão iniciado em 2005.

“Apesar de a Turquia ser um parceiro importante da UE, a vontade política de cooperar tem de ser manifestada por ambas as partes”, afirmam os eurodeputados, acrescentando que a repressão em curso “está a desviar a Turquia da sua trajetória europeia”.

O Parlamento Europeu diz-se no entanto “empenhado em manter a Turquia ligada à UE” e compromete-se a reapreciar a posição hoje aprovada se as medidas repressivas forem revogadas.

Responsáveis europeus têm criticado a vaga de repressão lançada pelo governo de Erdogan após o golpe de estado falhado de 15 de julho, que levou a dezenas de milhares de detenções e de despedimentos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Solução impossível: caso ainda não tenham reparado os globalistas não se limitam a abrir a passagem do dinheiro e das empresas. Eles querem acabar com as fronteiras e com o conceito de país e de nacionalidade (de povo). E de religião, que vem agarrada a isso, claro. E a Merkel é um deles.
      A nacionalidade e o espírito nacional é o alvo a abater por grande parte dos governantes, a começar pelo obama (basta ver os seus discursos, na onu, p.ex., classificando um povo com fronteiras como “egoísta”) Por isso é que espatifaram o médio-oriente (dizendo por aí que foram “os rebeldes” para “se defenderem”), e milhões de migrantes vindos do todo o lado muçulmano passaram a ser todos “refugiados” e todos sírios. Eles vieram primeiro para mamar na segurança social da europa rica (a maiorissima parte homens jovens, olhem para as fotos com olhos de ver, sff) e, quando forem em número suficiente… adivinhem! Há-de calhar a nós. Vão aproveitando enquanto dura a calmaria.

  1. Shame on you Erdogan! O ditador turco Erdogan ainda por cima faz chantagem com a Europa!!! O regime turco já prendeu muitos milhares de pessoas tendo algumas sido torturadas selvaticamente. Entre os presos e demitidos de funções há juízes, procuradores, advogados, jornalistas, deputados, presidentes de autarquias locais, professores, militares e polícias para além de muitos funcionários públicos… É uma ditadura que já devia ter sido condenada pela Europa e pelos estados europeus que deveriam ter cortado relações diplomáticas com a Turquia que deixou de ser um Estado de Direito… a ditadura turca faz chantagem com os refugiados e aproveita para atacar os curdos na Síria violando de forma flagrante o direito internacional e não é por acaso. É que os curdos têm sido a maior força que no terreno se tem oposto ao Daesh/Isis e são os curdos que têm uma notável organização de democracia de base e isso é uma ideia que assusta muito a ditadura turca! Além de que a ditadura turca quer continuar o contrabando ilegal de petróleo, algodão e outros produtos com o Estado islâmico e os verdadeiros democratas e os curdos atrapalham! Já fico a pensar que o «golpe de estado» foi encenado para justificar de facto o verdadeiro golpe de estado: transformar a república turca numa verdadeira ditadura de marcados traços islâmicos medievais… Shame on you Erdogan!

    http://zap.aeiou.pt/erdogan-ameaca-abrir-fronteiras-aos-refugiados-querem-entrar-na-europa-139159

    Mais sobre o assunto:

    http://www.abrilabril.pt/internacional/advogados-progressistas-turcos-continuam-ser-presos

    http://www.rtp.pt/noticias/cultura/escritora-turca-asli-erdogan-presa-desde-agosto-com-problemas-de-saude-agente_n962384

    http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-10-30-Autarcas-de-Diarbaquir-sudeste-da-Turquia-presos-e-acusados-de-terrorismo

    http://www.dn.pt/mundo/interior/principal-partido-pro-curdo-boicota-parlamento-da-turquia-5482587.html

    http://www.esquerda.net/artigo/turquia-bloco-condena-repressao-do-regime-de-erdogan/45470

    http://www.jn.pt/mundo/interior/turquia-despede-9500-funcionarios-e-encerra-550-associacoes-5511061.html

    https://resistenciacurda.wordpress.com/

    http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37349289

    A combatente curda morta em combate: a ‘Angelina Jolie do Curdistão’, pela beleza análoga à da atriz

    http://escola.britannica.com.br/article/481682/curdo

  2. Basta de ameaças! Se a Turquia entrar na UE as fronteiras abrir-se-ão na mesma e é isso mesmo que ele pretende duma ou doutra forma.

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …