Erdogan ameaça abrir fronteiras aos refugiados que querem entrar na Europa

Tolga Bozoglu / EPA

O presidente da Turquia, Recep Erdogan

O presidente da Turquia, Recep Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou abrir as fronteiras do país para deixar passar os migrantes que pretendem entrar na Europa.

A ameaça do de Erdogan acontece um dia depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o congelamento no processo da adesão da Turquia à União Europeia.

“Ouçam bem: Se forem mais longe, estas fronteiras abrir-se-ão. Ponham isso na vossa cabeça”, acentuou o Presidente turco num discurso proferido em Istambul.

A resolução aprovada não terá qualquer efeito enquanto os Estados membros quiserem manter as negociações, mas ilustra o desconforto europeu com o estilo autoritário de Erdogan. Ancara e Bruxelas celebraram um acordo em março passado que permite barrar o fluxo de refugiados para as ilhas gregas.

O Parlamento Europeu pediu o congelamento das negociações de adesão da Turquia à União Europeia (UE) devido à “repressão desproporcionada” em curso no país desde a tentativa de golpe de Estado de julho passado.

Na resolução não vinculativa, aprovada com 479 votos a favor, 37 contra e 107 abstenções, os eurodeputados pedem à Comissão e aos Estados-membros um “congelamento temporário” do processo de adesão iniciado em 2005.

“Apesar de a Turquia ser um parceiro importante da UE, a vontade política de cooperar tem de ser manifestada por ambas as partes”, afirmam os eurodeputados, acrescentando que a repressão em curso “está a desviar a Turquia da sua trajetória europeia”.

O Parlamento Europeu diz-se no entanto “empenhado em manter a Turquia ligada à UE” e compromete-se a reapreciar a posição hoje aprovada se as medidas repressivas forem revogadas.

Responsáveis europeus têm criticado a vaga de repressão lançada pelo governo de Erdogan após o golpe de estado falhado de 15 de julho, que levou a dezenas de milhares de detenções e de despedimentos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Solução impossível: caso ainda não tenham reparado os globalistas não se limitam a abrir a passagem do dinheiro e das empresas. Eles querem acabar com as fronteiras e com o conceito de país e de nacionalidade (de povo). E de religião, que vem agarrada a isso, claro. E a Merkel é um deles.
      A nacionalidade e o espírito nacional é o alvo a abater por grande parte dos governantes, a começar pelo obama (basta ver os seus discursos, na onu, p.ex., classificando um povo com fronteiras como “egoísta”) Por isso é que espatifaram o médio-oriente (dizendo por aí que foram “os rebeldes” para “se defenderem”), e milhões de migrantes vindos do todo o lado muçulmano passaram a ser todos “refugiados” e todos sírios. Eles vieram primeiro para mamar na segurança social da europa rica (a maiorissima parte homens jovens, olhem para as fotos com olhos de ver, sff) e, quando forem em número suficiente… adivinhem! Há-de calhar a nós. Vão aproveitando enquanto dura a calmaria.

  1. Shame on you Erdogan! O ditador turco Erdogan ainda por cima faz chantagem com a Europa!!! O regime turco já prendeu muitos milhares de pessoas tendo algumas sido torturadas selvaticamente. Entre os presos e demitidos de funções há juízes, procuradores, advogados, jornalistas, deputados, presidentes de autarquias locais, professores, militares e polícias para além de muitos funcionários públicos… É uma ditadura que já devia ter sido condenada pela Europa e pelos estados europeus que deveriam ter cortado relações diplomáticas com a Turquia que deixou de ser um Estado de Direito… a ditadura turca faz chantagem com os refugiados e aproveita para atacar os curdos na Síria violando de forma flagrante o direito internacional e não é por acaso. É que os curdos têm sido a maior força que no terreno se tem oposto ao Daesh/Isis e são os curdos que têm uma notável organização de democracia de base e isso é uma ideia que assusta muito a ditadura turca! Além de que a ditadura turca quer continuar o contrabando ilegal de petróleo, algodão e outros produtos com o Estado islâmico e os verdadeiros democratas e os curdos atrapalham! Já fico a pensar que o «golpe de estado» foi encenado para justificar de facto o verdadeiro golpe de estado: transformar a república turca numa verdadeira ditadura de marcados traços islâmicos medievais… Shame on you Erdogan!

    http://zap.aeiou.pt/erdogan-ameaca-abrir-fronteiras-aos-refugiados-querem-entrar-na-europa-139159

    Mais sobre o assunto:

    http://www.abrilabril.pt/internacional/advogados-progressistas-turcos-continuam-ser-presos

    http://www.rtp.pt/noticias/cultura/escritora-turca-asli-erdogan-presa-desde-agosto-com-problemas-de-saude-agente_n962384

    http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-10-30-Autarcas-de-Diarbaquir-sudeste-da-Turquia-presos-e-acusados-de-terrorismo

    http://www.dn.pt/mundo/interior/principal-partido-pro-curdo-boicota-parlamento-da-turquia-5482587.html

    http://www.esquerda.net/artigo/turquia-bloco-condena-repressao-do-regime-de-erdogan/45470

    http://www.jn.pt/mundo/interior/turquia-despede-9500-funcionarios-e-encerra-550-associacoes-5511061.html

    https://resistenciacurda.wordpress.com/

    http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37349289

    A combatente curda morta em combate: a ‘Angelina Jolie do Curdistão’, pela beleza análoga à da atriz

    http://escola.britannica.com.br/article/481682/curdo

  2. Basta de ameaças! Se a Turquia entrar na UE as fronteiras abrir-se-ão na mesma e é isso mesmo que ele pretende duma ou doutra forma.

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …