Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

keyonir / Flickr

Praia da Costa da Caparica

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho.

Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, a época balnear arranca no próximo sábado nas praias do Algarve, parte da Costa Alentejana, parte das zonas da Grande Lisboa e Oeste, até à Nazaré.

Nas restantes, avança a TVI 24, o início da época balnear tem datas muito distintas: 10 de junho, 13 de junho, 24 de junho. Nas praias do Norte, a época balnear só começa a 27 de junho e nas praias do concelho de Alcobaça, o início está apenas programado para 4 de julho.

À Renascença, fonte do Ministério do Ambiente explicou que a diferenciação se deve ao facto de não estar ainda concluído o levantamento da capacidade de todas as praias. O trabalho foi sendo feito de Sul para Norte, e, segundo a mesma fonte, não está ainda terminado.

No documento poderá consultar todas as praias, respetiva data de abertura e de encerramento da época balnear, e ainda se é assegurada a presença de nadadores-salvadores. Nas praias que não estão incluídas no despacho não se sabe, ainda, a sua capacidade, não sendo possível aplicar as novas regras definidas no âmbito do desconfinamento.

Enquanto que no Norte poderá ir a banhos apenas até 30 de agosto, na região Centro, o fim da época balnear pode ocorrer a 30 de agosto, 6, 13, 15 e 20 de setembro, consoante a praia. Já o Algarve e Lisboa e Vale do Tejo são as regiões com a maior época balnear, terminando a 15 de outubro.

O distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol ou toldos deve ser assegurado, assim como as medidas de etiqueta respiratória e a limpeza frequente das mãos.

Para informar sobre estado de ocupação das praias, vai existir “sinalética tipo semáforo”, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho a ocupação plena (3/3). Além disso, esta informação será atualizada de forma contínua na aplicação InfoPraia e no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Podiam dizer logo que está declarada a guerra ao Norte. Foi a cerca sanitária, foi o baixo nível de educação, foi o abandono da TAP e agora isto. Por mim, pode ser já a secessão. Parece que em Lisboa ignoram o motor económico do país. Talvez já seja o tempo de alimentar preguiçosos.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …