Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano.

Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico Monteiro confirmou que já contactou os familiares da jovem, em Portugal e em Cabo Verde, e disse que esta veio para Portugal ao encontro da mãe que já aqui residia.

“Sabemos que veio depois de 2014, ou nos últimos dois a três anos, porque esse foi o ano em que fez o pedido de passaporte. Atualmente, os avós e os tios da criança vivem em Portugal. Já conversámos com eles”.

“Não sabemos o que terá acontecido para ela não viver com eles, ou se os familiares tinham ou não tinham informação sobre o paradeiro dela. De qualquer modo, estranharam a informação de que estava a viver na rua”.

Questionado sobre a possibilidade de a criança ser acolhida pelos familiares, o embaixador declara que responde “só uma avaliação muito rigorosa e criteriosa do quadro social, familiar e emocional poderá determinar qual a solução melhor para a criança“.

Esta segunda-feira, um grupo de advogados entregou no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de habeas corpus, que visa libertar a jovem de 22 anos, de nacionalidade cabo-verdiana, que está em prisão preventiva em Tires. Foi detida, na madrugada de sexta-feira, pelas autoridades em Lisboa, não tendo oferecido resistência.

Segundo escreve o Público, o pedido foi assinado por três advogados e divulgado através do Facebook pelo candidato a bastonário da Ordem dos Advogados, Varela de Matos, que considera a prisão “ilegal”.

“O caso do bebé abandonado. Habeas corpus contra prisão ilegal. Acabou de dar entrada no Supremo Tribunal de Justiça, a providência para a libertação da cidadã Sara, cabo-verdiana, em prisão preventiva, em Tires. A malta advocante não se conforma e quer fomentar a discussão”, pode ler-se na rede social.

O caso do bebé abandonado.Habeas corpus contra prisão ilegal.Acabou de dar entrada no Supremo Tribunal de Justiça, a…

Publicado por Varela de Matos em Segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O Público tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos de Varela de Matos.

Um pedido de habeas corpus, explica ainda o matutino, “visa restituir a liberdade ao indivíduo, podendo ser invocado por quatro motivos: ter sido excedido o prazo para entrega ao poder judicial; manter-se a detenção fora dos locais legalmente permitidos; ter sido a detenção efetuada ou ordenada por entidade incompetente; ser a detenção motivada por facto pelo qual a lei a não permite”.

De acordo com o Expresso, voluntários das associações Médicos do Mundo e Casa cruzaram-se com Sara algumas vezes e aperceberam-se do volume da barriga, mas a jovem negou estar grávida e recusou-se a fazer um teste de gravidez.

Apesar de terem ido várias vezes à zona onde vivia ao longo do mês seguinte, os voluntários da Médicos do Mundo nunca mais encontraram Sara e, segundo o semanário, só voltaram a cruzar-se com a jovem na passada quarta-feira, um dia depois de esta ter tido o bebé sozinha.

Apesar de já estar a circular a notícia da descoberta do bebé, os voluntários não associaram o caso a Sara. Nesse dia, voltaram a insistir, com sucesso, para que fizesse o teste. A jovem admitiu que não tinha o período há dois meses e o exame de urina deu positivo para a gravidez

Os voluntários contactaram a Maternidade Alfredo da Costa, mas a jovem afirmou que não tinha disponibilidade para ir lá na quinta-feira, alegando ter um compromisso familiar, e por isso ficaram de voltar ao local na sexta para iniciar o acompanhamento da gravidez.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ahhhhh Advogados em busca de protagonismo e mediatismo.
    Se ela fosse bater à porta destes senhores a pedir ajuda, era corrida a pontapé!
    Mas como se tornou um caso publico e em especial esse senhor quer ficar bem na foto com a candidatura a bastonário, saca um coelho da cartola!
    São um monte de oportunistas, sem escrúpulos.

  2. Também acho, esses advogados são uns oportunistas.
    Em Portugal pode-se fazer tudo!
    Podes matar, abandonar o teu filho no ecoponto, podes queimar o teu animal de estimação…
    Não há problema nenhum.
    Isto faz-me lembrar a Indonésia ou Índia, países de 3º mundo, por lá também é uma anarquia total!
    Que tristeza!

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …