Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano.

Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico Monteiro confirmou que já contactou os familiares da jovem, em Portugal e em Cabo Verde, e disse que esta veio para Portugal ao encontro da mãe que já aqui residia.

“Sabemos que veio depois de 2014, ou nos últimos dois a três anos, porque esse foi o ano em que fez o pedido de passaporte. Atualmente, os avós e os tios da criança vivem em Portugal. Já conversámos com eles”.

“Não sabemos o que terá acontecido para ela não viver com eles, ou se os familiares tinham ou não tinham informação sobre o paradeiro dela. De qualquer modo, estranharam a informação de que estava a viver na rua”.

Questionado sobre a possibilidade de a criança ser acolhida pelos familiares, o embaixador declara que responde “só uma avaliação muito rigorosa e criteriosa do quadro social, familiar e emocional poderá determinar qual a solução melhor para a criança“.

Esta segunda-feira, um grupo de advogados entregou no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de habeas corpus, que visa libertar a jovem de 22 anos, de nacionalidade cabo-verdiana, que está em prisão preventiva em Tires. Foi detida, na madrugada de sexta-feira, pelas autoridades em Lisboa, não tendo oferecido resistência.

Segundo escreve o Público, o pedido foi assinado por três advogados e divulgado através do Facebook pelo candidato a bastonário da Ordem dos Advogados, Varela de Matos, que considera a prisão “ilegal”.

“O caso do bebé abandonado. Habeas corpus contra prisão ilegal. Acabou de dar entrada no Supremo Tribunal de Justiça, a providência para a libertação da cidadã Sara, cabo-verdiana, em prisão preventiva, em Tires. A malta advocante não se conforma e quer fomentar a discussão”, pode ler-se na rede social.

O caso do bebé abandonado.Habeas corpus contra prisão ilegal.Acabou de dar entrada no Supremo Tribunal de Justiça, a…

Publicado por Varela de Matos em Segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O Público tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos de Varela de Matos.

Um pedido de habeas corpus, explica ainda o matutino, “visa restituir a liberdade ao indivíduo, podendo ser invocado por quatro motivos: ter sido excedido o prazo para entrega ao poder judicial; manter-se a detenção fora dos locais legalmente permitidos; ter sido a detenção efetuada ou ordenada por entidade incompetente; ser a detenção motivada por facto pelo qual a lei a não permite”.

De acordo com o Expresso, voluntários das associações Médicos do Mundo e Casa cruzaram-se com Sara algumas vezes e aperceberam-se do volume da barriga, mas a jovem negou estar grávida e recusou-se a fazer um teste de gravidez.

Apesar de terem ido várias vezes à zona onde vivia ao longo do mês seguinte, os voluntários da Médicos do Mundo nunca mais encontraram Sara e, segundo o semanário, só voltaram a cruzar-se com a jovem na passada quarta-feira, um dia depois de esta ter tido o bebé sozinha.

Apesar de já estar a circular a notícia da descoberta do bebé, os voluntários não associaram o caso a Sara. Nesse dia, voltaram a insistir, com sucesso, para que fizesse o teste. A jovem admitiu que não tinha o período há dois meses e o exame de urina deu positivo para a gravidez

Os voluntários contactaram a Maternidade Alfredo da Costa, mas a jovem afirmou que não tinha disponibilidade para ir lá na quinta-feira, alegando ter um compromisso familiar, e por isso ficaram de voltar ao local na sexta para iniciar o acompanhamento da gravidez.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ahhhhh Advogados em busca de protagonismo e mediatismo.
    Se ela fosse bater à porta destes senhores a pedir ajuda, era corrida a pontapé!
    Mas como se tornou um caso publico e em especial esse senhor quer ficar bem na foto com a candidatura a bastonário, saca um coelho da cartola!
    São um monte de oportunistas, sem escrúpulos.

  2. Também acho, esses advogados são uns oportunistas.
    Em Portugal pode-se fazer tudo!
    Podes matar, abandonar o teu filho no ecoponto, podes queimar o teu animal de estimação…
    Não há problema nenhum.
    Isto faz-me lembrar a Indonésia ou Índia, países de 3º mundo, por lá também é uma anarquia total!
    Que tristeza!

RESPONDER

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …