Ensino Superior. Quase 10 mil alunos colocados na 2.ª fase, vagas sobrantes são em politécnicos e interior

Rodrigo Antunes / Lusa

Os resultados da 2ª fase do concurso nacional de acesso foram divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior e revelam a colocação de 9.787 estudantes.

Na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior foram colocados 9.787 estudantes, entre jovens que não tinham conseguido entrar na 1ª fase, que não tinham concorrido ou que não tinham ficado satisfeitos com a colocação da 1.ª fase.

Mais de metade dos 22.750 candidatos não conseguiu atingir o resultado pretendido. Porém, de acordo com os dados do ministério, deste total, havia 9.720 que já tinham tido colocação na 1ª fase e que, estando já matriculados, não perdem o lugar caso não tenham entrado na 2ª fase.

Somando as duas fases, o aumento de novos alunos no ensino superior é de 16% face a igual período do ano passado. Se a estas se juntarem todas as colocações que resultam de outras vias de ingresso no Ensino Superior, o Ministério espera atingir os 95 mil novos estudantes em 2020/21.

A maioria das vagas que ficaram por ocupar na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior situa-se em institutos politécnicos e a quase totalidade em universidades e politécnicos fora de Lisboa e Porto.

De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), 3.776 das 4.255 vagas que sobraram são em institutos politécnicos, o que representa cerca de 88,7% dos lugares ainda disponíveis.

Já nas universidades, sobraram apenas 479 vagas e a maioria em instituições do interior ou das ilhas. A mesma tendência verifica-se também no ensino politécnico e só o Instituto Politécnico de Bragança ficou com 868 vagas por preencher, o maior número nesta 2.ª fase.

São residuais as vagas ainda disponíveis em Lisboa e Porto: em Lisboa, há 22 vagas (12 no Instituto Politécnico e 10 na Faculdade de Motricidade Humana) e no Porto 33 vagas (27 na Faculdade de Ciências e 6 no Instituto Politécnico).

Nesta 2.ª fase houve ainda 54 cursos que não tiveram qualquer candidato, 43 dos quais em institutos politécnicos.

Há ainda um total de 240 cursos com vagas por preencher, contra 825 já completamente cheios.

Por áreas, é nas escolas e faculdades de ciências e tecnologia que sobram mais vagas, seguidas das escolas agrárias e de agronomia em que, num total de 55 cursos, 39 ficaram com lugares por preencher e 11 não tiveram qualquer candidato.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …