/

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

Marcos Santos / USP Imagens

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas.

As vagas em causa fazem parte do novo regime especial de acesso ao Superior, anunciado em novembro do ano passado pelo Governo, para alunos dos cursos profissionais e dispensam os habituais exames nacionais.

Em vez destas obras, candidatos terão provas que têm em conta as especificidades das respetivas formações, escreve o Público. Para isso, foram criados três consórcios de instituições de Ensino Superior que asseguram a realização destas provas a 21, 22 e 23 de julho na região Centro, e 24 de julho nas regiões Norte e Sul.

Ao abrigo do Contrato para a Legislatura até 2023, o novo regime de acesso ao Superior tem como objetivo reduzir as desigualdades no acesso ao Ensino Superior.

“Este é um passo muito importante que estamos a dar no combate às desigualdades de acesso ao ensino superior”, sublinhou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na altura do anúncio.

Até 2023, o Governo quer mais do que duplicar o número de alunos com origem nesta via de ensino a estudar no Superior, passando dos atuais 4.500 para 10 mil.

O objetivo é dar continuidade ao crescimento, para atingir a meta de 15 mil alunos do profissional nas universidades e politécnicos públicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.