/

Ensaios clínicos em França deixam uma pessoa em coma e cinco em estado grave

2

Seis pessoas estão hospitalizadas em estado grave, uma delas em coma, depois de participarem num ensaio clínico para testar um novo medicamento.

A ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, anunciou que os seis voluntários participavam no “ensaio clínico de um medicamento oral que está a ser desenvolvido por um laboratório europeu” (que se especula ser a Biotrial) em Rennes, no noroeste de França.

A ministra não especificou que tipo de medicamento estava a ser testado, mas esclareceu que as seis pessoas estavam de boa saúde quando tomaram a medicação.

O Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde francês anunciou, em comunicado, que os seis voluntários foram hospitalizados no Centro Hospitalar de Rennes na sequência deste incidente, sem confirmar ou desmentir as informações de que se tratava de um medicamento à base de canábis.

Parti socialiste / Flickr

Marisol Touraine, ministra da Saúde francesa

Marisol Touraine, ministra da Saúde francesa

Uma fonte próxima do caso afirmou à AFP que se tratava de um analgésico com canabinóides, um ingrediente ativo encontrado em plantas de canábis . De acordo com a TF1, os doentes foram internados no início da semana.

“O ensaio foi realizado num estabelecimento privado autorizado, especializado na realização de ensaios clínicos, com o objetivo de avaliar a segurança, modo de emprego, tolerância e vantagens farmacológicas de uso desta molécula em pacientes saudáveis”, acrescenta o Ministério da Saúde francês.

O ensaio clínico foi entretanto suspenso e todos os voluntários que participaram foram chamados para serem submetidos a exames.

ZAP

2 Comments

  1. Mais uma história para continuar a demonização da canábis…
    Saibam que canabinoides, não se encontram na planta de canábis, apenas alguns.Existem canabinoides endógenos (produzidos pelo ser ser humano) e canabinóides sintéticos (inventados pelo ser humano).
    A tentativa de fazer canabinoides não é melhorar os fitocanabinoides (presentes na canábis) mas sim aproveitar os benefícios destes sem legalizar a planta, para continuarem a vender os medicamentos com que fazem milhões, que a canábis poderia facilmente substituir.

  2. Onde estão agora os defensores do fim dos testes clinicos em animais ??
    Acham que assim é melhor?
    Ou não se fazem testes e seja o que Deus quiser?

    “Deslarguem-me”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.