Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

 

O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam.

O serviço de saúde britânico está à procura de mais de 100 mil voluntários, com idades compreendidas entre os 50 e os 77 anos, para um rastreio de sangue em clínicas móveis de Inglaterra.



O teste Galleri, que já está disponível nos Estados Unidos, é capaz de descobrir cancros difíceis de detetar precocemente, através de fragmentos de ADN que são derramados de tumores para a corrente sanguínea. Entre estes encontram-se os cancros do pulmão, intestino, pâncreas, garganta, cabeça e pescoço.

Quando um tumor é detetado na fase inicial, os pacientes têm normalmente mais opções de tratamento e têm cinco a 10 vezes mais probabilidades de sobreviver do que os detetados na fase quatro, que é a mais avançada, escreve o jornal britânico The Guardian.

O teste “poderia marcar o início de uma revolução na deteção e tratamento do cancro” e desempenhar um papel importante na ambição do serviço de saúde britânico de apanhar três quartos dos cancros numa fase inicial, disse Amanda Pritchard, chefe executiva do NHS Inglaterra (Serviço Nacional de Saúde britânico).

Assim, o NHS contactou 140 mil pessoas, entre os 50 e os 77 anos, de diferentes origens étnicas, para que façam parte do ensaio clínico.

Os participantes, que não devem ter tido um diagnóstico de cancro nos últimos três anos, serão convidados a dar uma primeira amostra de sangue numa clínica móvel de testes, e outras amostras um e dois anos depois.

Para saber se o teste ajuda os médicos a identificar os cancros mais cedo, metade dos participantes terão as suas amostras de sangue examinadas imediatamente com o teste Galleri, enquanto as amostras da outra metade serão armazenadas para potenciais testes no futuro.

Os participantes serão aconselhados a continuar com as suas consultas habituais de rastreio e a contactar o seu médico de família se notarem quaisquer sintomas novos ou invulgares. A pequena minoria que se verificar ter potenciais sinais de cancro no seu sangue será encaminhada para um hospital do NHS para mais testes.

Se os primeiros resultados, esperados até 2023, forem bem sucedidos, o serviço nacional de saúde britânico pretende abrir o ensaio a mais um milhão de pessoas em 2024 e 2025.

Pesquisas anteriores sobre tumores na fase um a três descobriram que o teste Galleri detetou 67% de uma dúzia de cancros pré-especificados que são responsáveis por cerca de dois terços das mortes por cancro no Reino Unido e nos EUA.

“Precisamos de estudar cuidadosamente o teste Galleri para descobrir se pode reduzir significativamente o número de cancros diagnosticados numa fase tardia”, disse Peter Sasieni, diretor da unidade de ensaios de prevenção do cancro do Reino Unido e do King’s College London Cancer Prevention Trials.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …