/

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

 

O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam.

O serviço de saúde britânico está à procura de mais de 100 mil voluntários, com idades compreendidas entre os 50 e os 77 anos, para um rastreio de sangue em clínicas móveis de Inglaterra.

O teste Galleri, que já está disponível nos Estados Unidos, é capaz de descobrir cancros difíceis de detetar precocemente, através de fragmentos de ADN que são derramados de tumores para a corrente sanguínea. Entre estes encontram-se os cancros do pulmão, intestino, pâncreas, garganta, cabeça e pescoço.

Quando um tumor é detetado na fase inicial, os pacientes têm normalmente mais opções de tratamento e têm cinco a 10 vezes mais probabilidades de sobreviver do que os detetados na fase quatro, que é a mais avançada, escreve o jornal britânico The Guardian.

O teste “poderia marcar o início de uma revolução na deteção e tratamento do cancro” e desempenhar um papel importante na ambição do serviço de saúde britânico de apanhar três quartos dos cancros numa fase inicial, disse Amanda Pritchard, chefe executiva do NHS Inglaterra (Serviço Nacional de Saúde britânico).

Assim, o NHS contactou 140 mil pessoas, entre os 50 e os 77 anos, de diferentes origens étnicas, para que façam parte do ensaio clínico.

Os participantes, que não devem ter tido um diagnóstico de cancro nos últimos três anos, serão convidados a dar uma primeira amostra de sangue numa clínica móvel de testes, e outras amostras um e dois anos depois.

Para saber se o teste ajuda os médicos a identificar os cancros mais cedo, metade dos participantes terão as suas amostras de sangue examinadas imediatamente com o teste Galleri, enquanto as amostras da outra metade serão armazenadas para potenciais testes no futuro.

Os participantes serão aconselhados a continuar com as suas consultas habituais de rastreio e a contactar o seu médico de família se notarem quaisquer sintomas novos ou invulgares. A pequena minoria que se verificar ter potenciais sinais de cancro no seu sangue será encaminhada para um hospital do NHS para mais testes.

Se os primeiros resultados, esperados até 2023, forem bem sucedidos, o serviço nacional de saúde britânico pretende abrir o ensaio a mais um milhão de pessoas em 2024 e 2025.

Pesquisas anteriores sobre tumores na fase um a três descobriram que o teste Galleri detetou 67% de uma dúzia de cancros pré-especificados que são responsáveis por cerca de dois terços das mortes por cancro no Reino Unido e nos EUA.

“Precisamos de estudar cuidadosamente o teste Galleri para descobrir se pode reduzir significativamente o número de cancros diagnosticados numa fase tardia”, disse Peter Sasieni, diretor da unidade de ensaios de prevenção do cancro do Reino Unido e do King’s College London Cancer Prevention Trials.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.