Parte do muro na fronteira entre os EUA e o México está em risco de cair

Uma pequena secção do muro na fronteira dos Estados Unidos e do México financiado e construído com recursos privados ao longo das margens do Rio Grande não foi construída a longo prazo, de acordo com dois estudos de engenharia.

De acordo com o Interesting Engineering, a construção do muro do Rio Grande começou com um processo de verificação. Oito novos protótipos foram construídos e testados antes de a organização “We Build the Wall” ter decidido a melhor opção.

Porém, segundo o Last Week Tonight, “um relatório do Governo descobriu que cada mock-up foi considerado vulnerável a pelo menos uma técnica de quebra”.



No entanto, depois de a parede vencedora ter sido escolhida pelo grupo “We Build the Wall”, uma empresa chamada Fisher Sand and Gravel instalou uma pequena secção de vedação de aço como uma prova de conceito no Texas.

Agora, de acordo com o ProPublica, dois artigos de engenharia notaram a extensa erosão e vulnerabilidade do trecho de muro de fronteira do Rio Grande. Construir um muro estável próximo de um curso de água pode ser uma tarefa complicada.

O primeiro problema surgiu quando a Fisher Sand and Gravel começou a remover a vegetação que normalmente ajuda a manter o terreno alagado unido. Em julho, a mesma área foi atingida pelas chuvas torrenciais e ventos do furacão Hanna. “Os danos ao solo sob a cerca após Hanna são muito piores do que o que vimos nas fotografias dos grandes eventos de chuva de há um mês ou mais”, disse Alex Mayer, professor de engenharia civil da Universidade do Texas.

De acordo com a Popular Mechanics, a Fisher Sand and Gravel afirma que revegetar a área vai ajudar a fortalecer a parede. Segundo a empresa, isso é uma parte “normal” do extenso processo de construção da parede.

Em julho deste ano, o Presidente dos Estados Unidos criticou o muro construído pelo grupo, defendendo que o seu objetivo era prejudicar a sua imagem.

Na campanha para as eleições presidenciais de 2016, Trump fez da construção de um muro com o México uma das suas principais promessas eleitorais. Contudo, o Congresso recusou-se a financiá-lo na sua totalidade, pelo que apenas algumas partes foram construídas.

Até agora, o Governo dos Estados Unidos construiu aproximadamente 338 quilómetros de uma vedação de aço — e não um muro de betão — na fronteira, ou seja, apenas 10,6% dos cerca de 3.180 quilómetros da fronteira com o México, sendo que apenas 26 quilómetros de obra avançou em áreas sem qualquer tipo de estrutura.

Donald Trump assegurou que o país terá mais 720 quilómetros de muro construído até ao final de 2020, embora sem avançar detalhes do projeto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …