Enfermeiros pagam mais de 33 mil euros a plataforma que viabilizou “greve cirúrgica”

Rodrigo Antunes / Lusa

Os enfermeiros já pagaram 33 mil euros à PPL, a empresa portuguesa que gere a plataforma de crowdfunding através da qual foi possível angariar 360 mil euros para viabilizar o protesto, em curso nos blocos operatórios de cinco grandes hospitais públicos desde 22 de Novembro.

Os 33 mil euros correspondem a 7,5% da comissão que a PPL cobra, mais 23% de IVA que o movimento tem que pagar sobre este valor, explica fonte da PPL ao jornal Público. No entanto, este valor poderá ser ainda mais alto, caso o movimento consiga recolher os fundos necessários para a segunda “greve cirúrgica”: 400 mil euros até 14 de janeiro.

Se o valor total não for alcançado, todo o dinheiro doado até então é devolvido e, nesse caso, a plataforma não recebe qualquer tipo de pagamento.

Em declarações ao diário, Catarina Barbosa, enfermeira no Centro Hospitalar do Porto reconhece que este serviço “não é barato, mas qualquer serviço tem de ser pago“, adiantando que a PPL tem “ajudado muito” o movimento.

“Incitam-nos a partilhar emails, explicam-nos como contactar pessoas que fizeram contribuições para que façam uma segunda vez; e são eles que pedem o NIB a toda a gente e agilizam a plataforma”, explica a enfermeira.

Até agora, e a um ritmo lento, os enfermeiros ainda só angariaram 12% do total de 400 mil euros, mas Catarina Barbosa está confiante de que se vai repetir o mesmo que com a iniciativa de crowdfunding anterior.

No final do mês, “quando há mais disponibilidade financeira”, as doações vão começar a entrar, crê a enfermeira. No final do mês de novembro, e em poucos dias, entraram na plataforma cerca de 150 mil euros. Nessa primeira campanha o objetivo era recolher 300 mil euros e as doações passaram os 360 mil euros.

A plataforma permite o acesso aos nome dos doadores, apesar de não ser possível consultar os valores. Além disso, como a percentagem de anónimos é muito elevada, há suspeitas de que a greve estará a ser financiada por hospitais privados. Mas Catarina Barbosa garante: “É uma teoria da conspiração que não faz qualquer sentido”.

O dinheiro recolhido serve para pagar aos enfermeiros que faltam ao trabalho nos blocos operatórios dos cinco centros hospitalares afetados pela greve, num valor de 42 euros por dia. Aliás, é esta espécie de fundo que permite que a paralisação se prolongue por muitos dias.

Esta campanha é já a mais valiosa alguma vez lançada pela PPL. Atrás desta, surge a que foi lançada por Nuno Markl, em 2014, que pretendia reunir 100 mil euros para fazer o filme Por Ela – mas apenas conseguiu cerca de 40 mil euros.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …