Crowdfunding para financiar greve prolongada. Enfermeiros pedem 300 mil euros

Rodrigo Antunes / Lusa

Um grupo de cinco enfermeiros lançou uma campanha de angariação de fundos para apoiar os profissionais de enfermagem que adiram a uma greve prolongada nos blocos operatórios de três hospitais públicos.

Os enfermeiros querem juntar 300 mil euros para ajudar os profissionais de enfermagem que decidam aderir à próxima greve que, apesar de ainda não ter uma data marcada, se prevê prolongada, devendo paralisar três blocos operatórios de hospitais públicos.

O fundo de greve não é novo, sendo um recurso habitual dos sindicatos muito usado para minimizar os custos inerentes a uma paralisação. No entanto, um grupo de cinco enfermeiros está a fazer algo inovador: querem juntar os 300 mil euros através de crowdfunding e até sexta-feira já tinham reunido 64.500 euros.

Ao Diário de Notícias, Catarina Barbosa, um dos cinco elementos que lançou a campanha, disse que esta é uma ideia inovadora e que “nunca ninguém fez nada disto na enfermagem”.

A verdade é que na última greve de enfermeiros, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de outubro, os profissionais de saúde não conseguiram nenhum das suas reivindicações. Apesar de não haver data marcada, Catarina Barbosa não tem dúvidas de que os enfermeiros voltarão, mais tarde ou mais cedo, ao protesto.

“Se não conseguirmos as reivindicações até à data de término da greve, haverá um novo pré-aviso para continuar”, assegura a enfermeira, sublinhando que a adesão “tem sido brutal” apesar das perdas financeiras. A última paralisação foi de seis dias e terminou na sexta-feira passada, 19 de outubro. “Queremos prolongar a greve”, frisa.

A enfermeira explicou ao DN que como os enfermeiros não asseguram serviços mínimos, perdem o vencimento referente ao dia de trabalho. Desta forma, o objetivo passa por criar um fundo solidário para que seja possível os grevistas receberem 42 euros por dia.

Na sexta-feira, avança o semanário, já tinham acumulado mais de 20% do objetivo final que pretendem alcançar até dia 5 de novembro. A campanha está a decorrer na plataforma PPL e conta com cerca de 2600 apoiantes, podendo cada um contribuir com um mínimo de 20 euros.

Com a futura greve, que só poderá acontecer se for convocada por um sindicato, os enfermeiros têm como objetivo para os blocos de três centros hospitalares: o Centro Hospitalar de São João, no Porto, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Negociação da carreira, mais enfermeiros nos serviços, a idade da reforma reduzida para os 57 anos, a correta contagem dos pontos que não está a ser feita e a valorização do risco e penosidade da profissão” estão entre as exigências destes profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …