Crowdfunding para financiar greve prolongada. Enfermeiros pedem 300 mil euros

Rodrigo Antunes / Lusa

Um grupo de cinco enfermeiros lançou uma campanha de angariação de fundos para apoiar os profissionais de enfermagem que adiram a uma greve prolongada nos blocos operatórios de três hospitais públicos.

Os enfermeiros querem juntar 300 mil euros para ajudar os profissionais de enfermagem que decidam aderir à próxima greve que, apesar de ainda não ter uma data marcada, se prevê prolongada, devendo paralisar três blocos operatórios de hospitais públicos.

O fundo de greve não é novo, sendo um recurso habitual dos sindicatos muito usado para minimizar os custos inerentes a uma paralisação. No entanto, um grupo de cinco enfermeiros está a fazer algo inovador: querem juntar os 300 mil euros através de crowdfunding e até sexta-feira já tinham reunido 64.500 euros.

Ao Diário de Notícias, Catarina Barbosa, um dos cinco elementos que lançou a campanha, disse que esta é uma ideia inovadora e que “nunca ninguém fez nada disto na enfermagem”.

A verdade é que na última greve de enfermeiros, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de outubro, os profissionais de saúde não conseguiram nenhum das suas reivindicações. Apesar de não haver data marcada, Catarina Barbosa não tem dúvidas de que os enfermeiros voltarão, mais tarde ou mais cedo, ao protesto.

“Se não conseguirmos as reivindicações até à data de término da greve, haverá um novo pré-aviso para continuar”, assegura a enfermeira, sublinhando que a adesão “tem sido brutal” apesar das perdas financeiras. A última paralisação foi de seis dias e terminou na sexta-feira passada, 19 de outubro. “Queremos prolongar a greve”, frisa.

A enfermeira explicou ao DN que como os enfermeiros não asseguram serviços mínimos, perdem o vencimento referente ao dia de trabalho. Desta forma, o objetivo passa por criar um fundo solidário para que seja possível os grevistas receberem 42 euros por dia.

Na sexta-feira, avança o semanário, já tinham acumulado mais de 20% do objetivo final que pretendem alcançar até dia 5 de novembro. A campanha está a decorrer na plataforma PPL e conta com cerca de 2600 apoiantes, podendo cada um contribuir com um mínimo de 20 euros.

Com a futura greve, que só poderá acontecer se for convocada por um sindicato, os enfermeiros têm como objetivo para os blocos de três centros hospitalares: o Centro Hospitalar de São João, no Porto, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Negociação da carreira, mais enfermeiros nos serviços, a idade da reforma reduzida para os 57 anos, a correta contagem dos pontos que não está a ser feita e a valorização do risco e penosidade da profissão” estão entre as exigências destes profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …