Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público.

Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes profissionais possam ser chefes, têm antes de ser especialistas. Contudo, se deixaram o seu cargo de liderança, voltam à categoria mais baixa da carreira, a de enfermeiro.

Isabel Nunes, coordenadora da unidade de cuidados na comunidade de Odivelas, distrito de Lisboa, explicou ao Público que, na prática, é como se estes profissionais que antes eram chefes regressassem ao início do seu percurso profissional, uma vez que não ficam posicionados na categoria de especialista, nem de gestor (posição criada recentemente).

O enfermeiro-gestor é uma nova categoria prevista na nova carreira de enfermeiro. Contudo, para que estes profissionais possam entrar nesta categoria, têm de se submeter a concurso, que não abrem com muita frequência.

Por tudo isto, os profissionais consideram que estão a ser “despromovidos de modo grosseiro” e “desqualificados de forma lesiva”. De acordo com o jornal Público, são  vários os enfermeiros afetados por esta medida e até já foi organizado um grupo que já se queixou à Provedora de Justiça e ao Presidente da República.

Paulo Cunha, enfermeiro há 21 anos, especialista em reabilitação e com uma pós-graduação em gestão de serviços de saúde, é um dos casos abordados pelo jornal.

Há cerca de um ano, deixou as suas funções de chefia que exercia e foi colocado na posição mais baixa da carreira. Recentemente, meteu uma licença sem vencimento e pondera abandonar de vez a função pública. Diz estar “muito desmotivado”.

“Qual não foi o meu espanto quando me disseram: ‘vai ficar como enfermeiro’. É surreal. Estive de atestado durante algum tempo, com acompanhamento psicológico e medicação”.

Atualmente, trabalha num lar de idosos de uma instituição particular de solidariedade social, onde entrou logo como chefe. “Ganho menos mas sou mais feliz”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …