/

Enfermeiros podem tomar “medidas mais drásticas” pois “já não têm nada a perder”

18

Miguel A. Lopes / Lusa

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que os profissionais não têm a “intenção de parar” com os protestos, podendo mesmo avançar com “medidas mais drásticas”, uma vez que “já não têm nada a perder”. Ana Rita Cavaco deixou ainda críticas ao líder do PSD. 

Quanto ao parecer da Procuradoria Geral da República, pedidou pelo Governo, Ana Rita Cavaco disse desde logo saber qual era o o objetivo. “Desde que soubemos do pedido do parecer que não tivemos dúvidas de que a intenção era essa. É uma forma de pressão, coação, de ameaça sobre os enfermeiros, mas que não é nova”, disse a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, em entrevista ao Jornal de Negócios esta quinta-feira publicada.

Segundo a bastonária, os serviços mínimos nunca estiveram em causa, ao contrário do que tem defendido o Executivo liderado por António Costa.  “As informações que os enfermeiros diretores dos hospitais nos deram é que não havia nada a reportar à Ordem, pois é à Ordem que compete depois instaurar inquéritos disciplinares se houver violação desses serviços mínimos. Se não houve [essa informação] é porque estavam adequados”.

De momento, há um impasse inultrapassável entre Governo e enfermeiros. “Não estamos a ver os enfermeiros com intenção de parar. E isso é que nos preocupa. Quando as pessoas já não têm nada a perder tomam medidas mais drásticas, que nós não gostaríamos de ver acontecer. Quando as pessoas já não tem nada a perder avançam para outras formas de luta, essas sim, que não estão organizadas nem controladas por nenhuma entidade ou estrutura sindical, é que nos preocupam muito”, frisou.

“A ação gera reação. E portanto a preocupação do primeiro-ministro e do Governo deveria ser evitar que isto aconteça”, disse em declarações ao diário.

A “péssima” liderança de Rui Rio

Uma vez mais, Ana Rita Cavaco teceu críticas a Rui Rio. Para a Bastonária, que é militante e ex-dirigente do PSD, a liderança do partido tem sido “péssima”.

“Rio parece que está mais interessado em ir para o Governo com o PS do que em fazer oposição. Já disse isto uma vez e imagino que ele não goste. Não temos nenhum relacionamento e rio-me imenso quando dizem que nós combinamos a greve”, atirou. “Eu não aprecio o estilo [de Rui Rio] que é mais do mesmo. Os partidos têm de ter gente nova, que consiga romper com o que está estabelecido”, defendeu.

Questionada se pretende voltar à política partidária, Ana Rita Cavaco não descarta essa possibilidade mas diz que não será para já. “Agora não, que não tenho tempo. Admito um dia voltar, mas para fazer o que sempre fiz. Não contem comigo para o que é a hipocrisia crónica do sistema”, rematou.

Já em dezembro passado, Ana Rita Cavaco considerou a liderança de Rio Rio um “desastre”. “Rui Rio tem sido um terror“, chegou a dizer.

ZAP //

18 Comments

  1. Se é assim tão mau mudem-se para o privado…
    E a senhora bastonária que tanto fez por demitir colegas e assim ficar com o “poleiro” a seu belo prazer antes de criticar os outros que olhe para “dentro”…

  2. Como é possível ouvir se de uma Bastonária ameaças do género que produziu, Mesmo atendendendo que foi e é comissária política do PSD de Passos Coelho.
    Esta senhora tem que ser afastada do cargo, mas isso compete aos enfermeiros.
    Não posso admitir que, em Portugal do séc ,haja uma classe que se deixe manietar por interesses partidários e que ponha em causa a saúde pública, para além do seu futuro profissional.

  3. Só espero que a próxima vitima da greve dos enfermeiros seja um dos pais da Srª Bastonária, que não terão culpa, mas deviam pôr um travão na menina bem comportada do Passos Coelho.

    • A reter: tomar a medicação conforme prescrição do médico.
      Evitar correntes de ar após o banho.
      Não delirar.
      Se ainda me falasse de um outro qualquer artista do PSD. Agora o Rio!?!?

  4. Pois é verdade, os enfermeiros “já não têm nada a perder”, nem a vergonha, nem o bom senso, nem sequer o brio profissional.
    E a sua bastonária ainda mais…

  5. Mas afinal o que é que esta fulana quer??? Pensa que a classe dos enfermeiros são mais que os outros??? Quer medidas mais drasticas??? Entao o governo deve da-las, ou seja, devia dizer quer negociações??? Venham cá em dezembro de 2020. Outra medida drastica, seria fazerem greve de fome todos os enfermeiros, mas sem prazo de 72 horas, isso nao vale, isso nao é drastico, drastico é fazerem greve de fome até cairem para o lado. Querem mais 400€??? e os outros Portugueses são de segunda categoria, nao??? Vão é trabalhar, cambada de malandros.

    • Afinal a Senhora Rita Cavaco sofre de “Doença Grave”.O INFARMED que aprove urgentemente o medicamento que ela necessita!…..
      COMPRIMIDOS PARA DIARREIAS MENTAIS!…….

  6. Pois mas até o Sr. Presidente da Republica anda aos beijinhos e abraços com ela. OK são ambos do PSD, mas nesta altura deviam de ser mais comedidos principalmente em publico.

  7. Seja esta sra ou outra(o) qualquer que faça frente à corja política/presidencial terá sempre o meu apoio.
    Haja alguém que pressione e lute por condições melhores, falar todos falam.

  8. Sendo legal, ou não, ou etc… Essa bastonária está mesmo, do lado dos enfermeiros!
    As vezes, nem é necessário luta, ou medidas drasticas.. eu conseguiria exercer enfermagem, a salário mínimo, por mes! Alias, ja estava preparado para isso: viver em casa dos pais, carro 2lugares a gasóleo.. e se fosse necessário, desceria ao nível de satisfação e apreciaçao da carreira, e fazia as coisas à chico-esperto. Muuuuita coisa, se pode aldrabar, na prestaçao de cuidados… Em vez de andar Nas ruas a gritar, e Nas greves… Iria calmamente fazendo poucochinho… Se calhar, é isso que Vai acontecer.. e o enfermeiros sabem exactamente, onde “cortares cantos” , e encobrir, com registos legitimos… Sai barato ao governo, e causa menos desgaste nos enfermeiros

  9. O futuro profissional da bastonária dos enfermeiros passará, no entender dela, por entrar nas listas do PSD.
    Quando tiver assento na AR, deixa cair os enfermeiros. Uma questão de oportumismo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.