Bastonária considera “cruel” a situação dos enfermeiros (e um “desastre” a liderança de Rui Rio)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou que antes da greve dos enfermeiros, que provocou o cancelamento de milhares de cirurgias, já havia blocos e salas cirúrgicas paradas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devido à falta de enfermeiros suficientes nos quadros.

“O que acho neste momento cruel para todos é ter um enfermeiro para 40 doentes. Isto não vigia nada nem ninguém. Acho cruel que, por cada doente a mais que um enfermeiro tem a seu cargo, a taxa de mortalidade suba 7% dentro dos hospitais”, considerou a bastonária em entrevista ao jornal Sol este sábado divulgada.

“Isto são dados de estudos científicos feitos em várias partes do mundo e também em Portugal”, sustentou. “Acho cruel que os enfermeiros trabalhem sem ter tempo de ir à casa de banho ou para comer. Acontece todos os dias”, disse.

“Morrem doentes no SNS por falta de condições e falta de enfermeiros”, revelou.

Ana Rita Cavaco, que cumpre o último ano do mandato em 2019, ano onde vão também decorrer eleições, demarca-se da situação política, afirmando que o grande interesse passa por responder aos problemas do SNS. “Os partidos que se matem uns aos outros que nós não temos nada a ver com isso, precisamos é dos problemas do SNS resolvidos”.

Durante a entrevista, a Bastonária teceu ainda alguns comentários sobre a atual situação do PSD, partido no qual se filiou há 14 anos e ainda se mantém. Atualmente, Ana Rita Cavaco não ocupa qualquer cargo nos órgãos nacionais do partido.

Quanto à liderança de Rui Rio, que em janeiro do ano passado venceu as eleições no PSD com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, Ana Rita Cavaco considerou ser um “desastre”. “Rui Rio tem sido um horror”, escreve o jornal.

“No último congresso não quis concorrer a nenhum órgão nacional porque não me revejo no que está a ser feito”, disse. Questionada sobre se faria parte de uma possível resistência interna, Ana Rita Cavaco rejeitou: “Não porque não tenho tempo. Estou dedicada à Ordem. Vou acompanhando, vou lendo algumas coisas mas, francamente, os enfermeiros neste momento precisam muito mais de mim do que o PSD”.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Cruel para os enfermeiros?
    Só pode ser uma piada…
    Cruel é para os doentes que ficam prejudicados à conta dos caprichos desta gente, acham que podem tudo com as greves desastrosas que apenas têm o objectivo de lesar!
    Estão a virar a opinião pública contra eles, e ainda não perceberam!

  2. “Acho cruel que os enfermeiros trabalhem sem ter tempo de ir à casa de banho ou para comer. Acontece todos os dias”……Deve ser para rir, e eu acho cruel para os pacientes os enfermeiros picarem o ponto a hora que deviam começar a trabalhar e irem tomar o pequeno almoço etc, etc das 7 horas que deviam trabalhar por dia (com o tal horário das 35 horas que devia ser proibido ou então era para todos) se trabalharem 5 horas uteis por dia já é muito.

      • Caro Eu, para além de ter olhos na cara e ver o que se passa sempre que tenho a infelicidade de necessitar dos SNS, já fui casado com uma enfermeira, por isso sei do que estou a falar ( e não era só a minha EX)

        • O que não falta é gente com “olhos na cara” mas que anda a “dormir na forma”…
          Portanto, se a sua ex-mulher era assim, fale só por ela e não meta todos os enfermeiros no mesmo saco!!

  3. Concluindo, de políticos a funcionários públicos são todos um desastre não excluindo os enfermeiros, estamos entregues há bicharada!

  4. Regalias, regalias têm os professores!
    O tempo de trabalho na escola são 24 horas, o resto para perfazer as 35 horas semanais, é “cantiga”!
    Preparam as aulas em casa? Mentira. As Editoras dão-lhes o material todo já feito e preparado.
    A única coisa que os professores fazem em casa é corrigir testes que a cada turma darão uns 5 ou 6 por ano!!
    Os professores, têm tempo de sobra para dar explicações e receber ainda mais um ou dois ordenados (livres de impostos)! É a classe de funcionários públicos, mais privilegiada do país.

    • No meu entender os professores não teriam que fazer trabalhos em casa nem tão pouco os alunos tal como um empregado cumpre o seu horário de trabalho e a partir daí utiliza o seu tempo livre como muito bem entende, a escola hoje dura muitos anos os suficientes para que toda a matéria necessária seja aplicada durante as aulas com rigor e exigência, o mal está que tudo hoje não passa de uma bandalheira cada um fazendo praticamente o que bem entende e o resultado final está longe de ser o melhor.

  5. Esta senhora “Bastonária” não é a que aumentou o salario a “Bastonária” de é a mesma pessoa? É este o tipo de pessoas que infelizmente as organizações elegem para os representar. Depois nada melhor que encontrar uma solução de aumento dos sócios para manter o lugar. Os doentes? Se se preocupasse com a saúde mantinha-se a trabalhar com enfermeira.

    • É!
      E também é a bastonária que praticamente nunca trabalhou na vida, andou sempre em “esquemas” e é política do PSD/JSD!
      Isto já para não falar das burlas em que se envolveu na OE logo que chegou a bastonária!
      Um exemplo, não haja duvida…

  6. Não têm tempo para comer? Têm mais uma hora que os do privado… 1 enfermeiro para 40 doentes? Duvido muito, que diga onde. Haveriam mais médicos que enfermeiros.

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …