Bastonária considera “cruel” a situação dos enfermeiros (e um “desastre” a liderança de Rui Rio)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou que antes da greve dos enfermeiros, que provocou o cancelamento de milhares de cirurgias, já havia blocos e salas cirúrgicas paradas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devido à falta de enfermeiros suficientes nos quadros.

“O que acho neste momento cruel para todos é ter um enfermeiro para 40 doentes. Isto não vigia nada nem ninguém. Acho cruel que, por cada doente a mais que um enfermeiro tem a seu cargo, a taxa de mortalidade suba 7% dentro dos hospitais”, considerou a bastonária em entrevista ao jornal Sol este sábado divulgada.

“Isto são dados de estudos científicos feitos em várias partes do mundo e também em Portugal”, sustentou. “Acho cruel que os enfermeiros trabalhem sem ter tempo de ir à casa de banho ou para comer. Acontece todos os dias”, disse.

“Morrem doentes no SNS por falta de condições e falta de enfermeiros”, revelou.

Ana Rita Cavaco, que cumpre o último ano do mandato em 2019, ano onde vão também decorrer eleições, demarca-se da situação política, afirmando que o grande interesse passa por responder aos problemas do SNS. “Os partidos que se matem uns aos outros que nós não temos nada a ver com isso, precisamos é dos problemas do SNS resolvidos”.

Durante a entrevista, a Bastonária teceu ainda alguns comentários sobre a atual situação do PSD, partido no qual se filiou há 14 anos e ainda se mantém. Atualmente, Ana Rita Cavaco não ocupa qualquer cargo nos órgãos nacionais do partido.

Quanto à liderança de Rui Rio, que em janeiro do ano passado venceu as eleições no PSD com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, Ana Rita Cavaco considerou ser um “desastre”. “Rui Rio tem sido um horror”, escreve o jornal.

“No último congresso não quis concorrer a nenhum órgão nacional porque não me revejo no que está a ser feito”, disse. Questionada sobre se faria parte de uma possível resistência interna, Ana Rita Cavaco rejeitou: “Não porque não tenho tempo. Estou dedicada à Ordem. Vou acompanhando, vou lendo algumas coisas mas, francamente, os enfermeiros neste momento precisam muito mais de mim do que o PSD”.

ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Cruel para os enfermeiros?
    Só pode ser uma piada…
    Cruel é para os doentes que ficam prejudicados à conta dos caprichos desta gente, acham que podem tudo com as greves desastrosas que apenas têm o objectivo de lesar!
    Estão a virar a opinião pública contra eles, e ainda não perceberam!

  2. “Acho cruel que os enfermeiros trabalhem sem ter tempo de ir à casa de banho ou para comer. Acontece todos os dias”……Deve ser para rir, e eu acho cruel para os pacientes os enfermeiros picarem o ponto a hora que deviam começar a trabalhar e irem tomar o pequeno almoço etc, etc das 7 horas que deviam trabalhar por dia (com o tal horário das 35 horas que devia ser proibido ou então era para todos) se trabalharem 5 horas uteis por dia já é muito.

      • Caro Eu, para além de ter olhos na cara e ver o que se passa sempre que tenho a infelicidade de necessitar dos SNS, já fui casado com uma enfermeira, por isso sei do que estou a falar ( e não era só a minha EX)

        • O que não falta é gente com “olhos na cara” mas que anda a “dormir na forma”…
          Portanto, se a sua ex-mulher era assim, fale só por ela e não meta todos os enfermeiros no mesmo saco!!

  3. Concluindo, de políticos a funcionários públicos são todos um desastre não excluindo os enfermeiros, estamos entregues há bicharada!

  4. Regalias, regalias têm os professores!
    O tempo de trabalho na escola são 24 horas, o resto para perfazer as 35 horas semanais, é “cantiga”!
    Preparam as aulas em casa? Mentira. As Editoras dão-lhes o material todo já feito e preparado.
    A única coisa que os professores fazem em casa é corrigir testes que a cada turma darão uns 5 ou 6 por ano!!
    Os professores, têm tempo de sobra para dar explicações e receber ainda mais um ou dois ordenados (livres de impostos)! É a classe de funcionários públicos, mais privilegiada do país.

    • No meu entender os professores não teriam que fazer trabalhos em casa nem tão pouco os alunos tal como um empregado cumpre o seu horário de trabalho e a partir daí utiliza o seu tempo livre como muito bem entende, a escola hoje dura muitos anos os suficientes para que toda a matéria necessária seja aplicada durante as aulas com rigor e exigência, o mal está que tudo hoje não passa de uma bandalheira cada um fazendo praticamente o que bem entende e o resultado final está longe de ser o melhor.

  5. Esta senhora “Bastonária” não é a que aumentou o salario a “Bastonária” de é a mesma pessoa? É este o tipo de pessoas que infelizmente as organizações elegem para os representar. Depois nada melhor que encontrar uma solução de aumento dos sócios para manter o lugar. Os doentes? Se se preocupasse com a saúde mantinha-se a trabalhar com enfermeira.

    • É!
      E também é a bastonária que praticamente nunca trabalhou na vida, andou sempre em “esquemas” e é política do PSD/JSD!
      Isto já para não falar das burlas em que se envolveu na OE logo que chegou a bastonária!
      Um exemplo, não haja duvida…

  6. Não têm tempo para comer? Têm mais uma hora que os do privado… 1 enfermeiro para 40 doentes? Duvido muito, que diga onde. Haveriam mais médicos que enfermeiros.

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …