Encontrados os protótipos de duas famosas armas ninja

Foram encontrados os protótipos de duas famosas armas ninja: “shuriken” e “makibishi”. As armas podem estar ligadas a um dos mais influentes clãs do Japão feudal.

Os ninjas eram agentes secretos ou mercenário do Japão, que se destacavam pelos seus trabalhos de espionagem, sabotagem, infiltração, assassinato e guerrilha. A imagem do ninja ainda hoje é mundialmente conhecida, mas entrou na cultura popular ainda no período Edo, entre 1603 e 1868.

Uma equipa de investigadores encontrou agora protótipos de duas famosas armas ninja: “shuriken” e “makibishi”.

Shuriken é uma arma de arremesso em forma de estrela, enquanto makibishi é um objeto pontiagudo que normalmente era atirado em grandes quantidades para o chão para abrandar os inimigos.

Os artefactos em questão, explica o Ancient-Origins, são de pedra e argila e foram recuperados durante as escavações em locais associados ao clã Hojo, que governou uma vasta área ao redor de Tóquio nos séculos XV e XVI.

As pedras achatadas e as bolas de barro encontradas podem ter sido os precursores do shuriken e makibishi, acreditam os investigadores — mais precisamente o arqueólogo Akihiro Iwata.

Saitama Prefectural Ranzan Historical Museum

Os artefactos encontrados em Saitama, no Japão.

Se os artefactos encontrados durante as escavações eram armas, podem muito bem ter sido usadas pelos Hojo durante as suas batalhas contra as forças do lendário senhor feudal Toyotomi Hideyoshi, no terceiro cerco de Odawara, em 1590. Na altura, Hideyoshi, lançou uma campanha para eliminar os Hojo, ameaçando a sua política.

Embora os artefactos examinados por Iwata não sejam tão refinados quanto as armas usadas pelos ninjas, o arqueólogo não pôde deixar de notar as semelhanças.

Estas armas não seriam particularmente perigosas, pelo menos em comparação com as versões ninja. Isto sugere que foram feitas rapidamente e em desespero.

“É possível que o clã Hojo tenha feito estas armas de fuga depois de perceber que enfrentaria a força esmagadora de Hideyoshi”, disse Iwata. De facto, Hideyoshi acabaria por derrotar as forças inimigas e obrigar os Hojo a renderem-se à sua autoridade.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.