Enchentes levam crocodilos às ruas de uma cidade na Austrália

(h) Andrew Rankin / EPA

O Exército australiano foi enviado ao nordeste do país para ajudar a população vítima de inundações excecionais, provocadas pela estação das monções.

Este ano, as chuvas estão mais intensas do que a média registada, em especial na cidade costeira de Townsville. Até mesmo crocodilos foram vistos em ruas submersas.

Os militares distribuíram 70 mil sacos de areia e usaram veículos anfíbios para resgatar moradores isolados em cima do telhado das suas casas, enquanto um dilúvio abatia sobre o estado de Queensland. No domingo, as autoridades foram obrigadas a abrir as válvulas contra as inundações, libertando um grande volume de água.

A região recebe em média dois mil milímetros de chuva por ano, mas algumas cidades podem ultrapassar esse limite em apenas algumas semanas. A Austrália viveu o mês de janeiro mais quente já registado, o que agravou a seca no interior do leste e do sul do país, e alimentou incêndios florestais.

Nunca vimos tanta água na nossa vida“, declarou a jornalista Gabi Elgood, que trabalha numa rádio local. “Pensámos que não fosse possível cair mais água, mas a chuva não pára”, acrescentou. Em Townsville, vários carros ficaram totalmente submersos. Para os moradores sem energia elétrica, as inundações não são a única ameaça.

O “Townsville Bulletin” relatou que crocodilos marinhos foram observados nas ruas inundadas. Um crocodilo de três metros foi avistado pelos serviços de emergência da cidade no domingo à noite.

“Os crocodilos preferem águas mais calmas e podem movimentar-se em busca de um lugar tranquilo para esperar que as águas da inundação diminuam”, disse Enoch. “Crocodilos podem ser vistos a atravessar estradas e, quando as inundações recuarem, os crocodilos podem aparecer em lugares incomuns, como barragens de fazenda ou poças de água, onde nunca foram vistos antes.”

A agência australiana de Meteorologia alertou no último domingo sobre novas chuvas e o risco de tornados e ventos violentos nos próximos dias. Quase 20 mil casas podem ser inundadas se as chuvas continuarem.

Escolas e tribunais permaneceram fechados esta segunda-feira. Mais de 16 mil pessoas estão sem energia elétrica, afirma a porta-voz do grupo de distribuição elétrica Ergon Energy, Emma Oliveri. A principal artéria que liga o norte da Austrália ao restante da costa leste também está bloqueada, o que pode provocar a escassez de alimentos.

 

// RFI

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …