Empresas com ligações ao PS fornecem kits de alimentos pós-vacinação. Ajuste direto custa à CML 425 mil euros

Carlos Ramirez / EPA

Em Lisboa, quem está no recobro após tomar a vacina contra a covid-19 recebe uma peça de fruta, um pacote de bolachas de água e sal e uma garrafa de água, kits estes que custaram à Câmara Municipal de Lisboa (CML) 425 mil euros, num ajuste direto.

Contudo, segundo avançou na quarta-feira o Observador, a Sogenave, que presta este serviço, tem membros nos seus órgãos sociais com ligações ao PS, incluindo um antigo vereador na CML. Essa empresa subcontratou a compra das águas à Aguarela do Mundo, Água Nascente, SA., liderada por um antigo presidente de câmara do PS (em Vizela).

O contrato, celebrado a 18 de junho, excede o máximo para ajustes diretos para a aquisição de bens – 30 mil euros. Para ultrapassar esse valor, a CML recorreu à exceção prevista num decreto-Lei de “medidas excecionais” para a pandemia. Além disso, não existiam contratos anteriores com a Sogenave, nem foram consultadas outras empresas.

Ao Observador, a CML disse que por procurou por soluções “junto dos mercados municipais e junto do MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa), não tendo ela sido viável devido à incapacidade de garantirem a fruta embalada individualmente, reunindo as necessárias condições de higiene”, optando pela Sogenave.

O gabinete do vereador da Proteção Civil, Miguel Gaspar, explicou que a escolha se deveu à experiência da empresa no “fornecimento de kits em cantinas hospitalares” e por ter “apresentado capacidade imediata de dar resposta”.

O presidente do Conselho Fiscal da Sogenave é José Cardoso da Silva, ex-vereador eleito nas listas do PS, com o pelouro das Finanças, no primeiro mandato de António Costa na autarquia. É detida pela Trivalor, SGPS, que trabalha com a CML e na qual José Cardoso da Silva foi presidente do Conselho de Administração e, ao mesmo tempo, vereador.

Sobre as ligações a socialistas, a CML referiu ao Observador que, segundo a legislação aplicável à atividade das entidades administrativas, “não considera existir incompatibilidades ou impedimentos à contratação da Sogenave para a aquisição dos bens em questão”.

Por sua vez, a Aguarela do Mundo, Água Nascente, SA., é presidida e detida por Francisco Ferreira, antigo presidente da câmara de Vizela eleito nas listas do PS. A CML indicou que “nada teve que ver com a escolha das empresas que por sua vez fornecem à Sogenave as águas ou qualquer outro elemento que compõe esse mesmo kit”.

Para os primeiros kits, a câmara dispensou o concurso público e a consulta de outras entidades além da Sonegave. Porém, “para assegurar o fornecimento do kit no futuro, foi lançado a 29 de junho de 2021 um procedimento de contratação pública através de concurso público urgente”, com um “valor de 214.000 euros mais IVA”.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Nojo e vergonha destes pulhas e dos seus compadrios que já cheiram mal.
    Acordai portugueses…., pois já estamos e vamos pagar muito caro.
    Só se vê desperdício de recursos em proveito dos mesmos e o país continua não sair da cepa torta, cada vez mais ultrapassado por outros, com menos recursos.

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …