Empresas portuguesas processadas por burla de 22 milhões nos EUA

PhotoXpress

-

Duas empresas portuguesas, que operavam sob o nome Wings Network, foram acusadas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos de um esquema de fraude em pirâmide envolvendo 23,5 milhões de dólares, cerca de 22,2 milhões de euros.

Segundo a queixa apresentada a 25 de fevereiro no Tribunal de Boston, as empresas portuguesas chamam-se Tropikgadget Unipessoal LDA e Tropikgadget FZE e terão burlado milhares de investidores, sobretudo imigrantes portugueses, brasileiros e dominicanos.

As empresas estão com a atividade suspensa desde que foram acusadas em abril do ano passado pelo estado de Massachusetts.

Além das duas sociedades, o documento acusa 15 indivíduos, incluindo o português Carlos Luís da Silveira Barbosa, presidente executivo da Wings Network, e Cláudio de Oliveira Pereira Campos, que atuava como diretor de operações.

Segundo esta queixa, no seguimento da abertura do primeiro processo, parte do dinheiro angariado no esquema foi transferido para indivíduos e contas off-shore.

A Comissão de Valores Mobiliários norte-americana garante que 8,7 milhões de dólares (perto de 8 milhões de euros) foram transferidos a 8 de maio para uma empresa com o nome Compasswinner LDA; 1,18 milhões (1,1 milhões de euros) seguiram, quatro dias depois, para a companhia Happy SGPS SA e, ao longo de vários meses, 570 mil dólares chegaram a uma conta no nome de Paulo Hideki Koga.

Com base nestes dados, e no seguimento do pedido da Comissão de Valores Mobiliários, o Tribunal de Boston decretou o congelamento dos bens dos acusados.

Ainda segundo a acusação, a Wings Network operou entre agosto de 2013 e abril de 2014, apresentando-se como um negócio de marketing sustentado pelas vendas de produtos eletrónicos.

Os clientes burlados compravam um pacote de 1.499 dólares (1.417 euros) e, caso conseguissem mais dois investidores, passavam a receber 750 dólares (709 euros) por mês. Com seis novos investidores, receberiam 550 dólares (404 euros) por dia.

“Apesar dos esforços dos acusados para a retratar como uma empresa de marketing de multinível para a venda de bens e serviços, a Wings Network era um esquema de pirâmide,” lê-se na acusação.

“As receitas da Wings Network provinham unicamente da filiação de novos investidores, não da venda de qualquer produto”, acrescenta.

Segundo a acusação, os dois portugueses realizaram várias apresentações sobre o produto. Além de Massachusetts, estes encontros aconteceram no Connecticut, Califórnia, Flórida, Massachusetts, Pensilvânia, Texas, Geórgia e Utah.

Os dois homens participaram também em vários vídeos partilhados na Internet.

A acusação diz que estes vídeos continham descrições “vagas” da empresa, que prometiam o desenvolvimento de novos produtos “revolucionários” e que deixavam os investidores “confusos”.

A Wings Network foi criada por Sérgio Tanaka, um brasileiro que detém 14 empresas nos Estados Unidos e era presidente da empresa na altura do seu encerramento.

Em Massachusetts, os principais líderes do negócio eram os casais de brasileiros Vinícius Aguiar e Thaís Aguiar e Geovani Bento e Priscila Bento.

A investigação contou com a colaboração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários portuguesa e da Procuradoria-Geral da República de Portugal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …