Empresas que façam donativos ao Estado têm benefícios fiscais

José Coelho / Lusa

As empresas que, na sequência da pandemia de covid-19, têm doado material aos organismos públicos vão ter direito a benefícios fiscais.

De acordo com um despacho assinado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, tornado público esta segunda-feira, as empresas que doaram material poderão inscrever as despesas que tiveram como custo por 140% do valor no IRC.

“Os donativos concedidos por empresas residentes para efeitos fiscais em Portugal ao Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais e qualquer dos seus serviços, estabelecimentos e organismos, ainda que personalizados, são considerados, para efeitos de IRC, custos ou perdas do exercício, em valor correspondente a 140% do respetivo total, quando se destinem exclusivamente a prossecução de fins de caráter social”, lê-se no respetivo despacho.

Os donativos que têm sido feitos têm como entidades beneficiárias a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Entidades Publicas Empresariais (EPE), que não são vistas pela Autoridade Tributária como “entidades que desenvolvem uma atividade de gestão publica e que se regem pelo direito público”.

Por isso, o secretário de Estado determina que “enquanto durar o período de emergência em Portugal (…), também se considerem entidades elegíveis” estas entidades, considerando que “tal enquadramento deverá permitir a aplicação, no período fiscal em curso, de todos os benefícios fiscais previstos no Estatuto do Mecenato para donativos de caráter social”.

Segundo o semanário Expresso, os benefícios fiscais incluem a majoração em termos de custos no IRC, mas também a isenção de imposto do selo. O Governo também facilita a burocracia associada à prova destes donativos, permitindo que, sempre que os donativos não tenham sido recolhidos por um intermediário, esse mesmo possa tratar da burocracia.

No mês passado, as Finanças já tinham emitido um outro despacho para determinar que este tipo de donativos ficasse isento de IVA, recorda o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …