Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial com Hong Kong, como forma de punir Pequim.

Segundo avançou a Reuters, citando fontes que falaram sob anonimato, as compras, que totalizaram cerca de 180 mil toneladas, serão enviadas para a China em outubro ou novembro, o pico da temporada de exportação de soja dos EUA.

De acordo com a publicação, não ficou claro se as compras continuaram após a decisão de Pequim, mas investidores norte-americanos afirmaram que os importadores chineses ainda não cobriram grande parte das suas necessidades de soja para outubro e novembro.

Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que a China indicou às empresas estatais que interrompessem a importação em larga escala de soja e suínos dos EUA. Uma das fontes acrescentou que as compras estatais de milho e algodão daquele país também foram suspensas.

A Times referiu igualmente que a China está pronta para suspender as importações de mais produtos agrícolas norte-americanos caso Washington tome medidas adicionais em relação a Hong Kong.

Qualquer interrupção prolongada da compra ameaçaria o cumprimento das metas estabelecidas no acordo comercial entre os dois países, assinado em janeiro. Neste, a China comprometeu-se a aumentar significativamente as compras de produtos agrícolas dos EUA, depois de reduzir as importações durante a guerra comercial.

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, revelou que estava a iniciar o processo de eliminação do acordo que tem com Hong Kong, em resposta aos planos da China de impor uma nova legislação de segurança naquela região autónoma.

Após as declarações de Trump, os importadores chineses cancelaram entre 10 mil a 20 mil toneladas de remessas norte-americanas de suínos, o equivalente a aproximadamente uma semana de pedidos nos últimos meses.

No pior cenário, se Trump continuar a tentar atingir a China, Pequim cancelará o acordo que tem com aquele país, indicou uma segunda fonte familiarizada com o plano do Governo chinês. “Não há como Pequim comprar mercadorias dos EUA ao receber ataques constantes de Trump”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …