O odiado Martin Shkreli foi preso após oferecer dinheiro por uma madeixa de Clinton

House Committee on Oversight and Government Reform / Wikimedia

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – para alguns, O Homem Mais Odiado do Mundo

Cinco mil dólares: era este o valor oferecido a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton. Martin Shkreli ficou em prisão preventiva.

O antigo CEO da Turing Pharmaceuticals tornou-se conhecido em 2015 como o empresário mais odiado do Mundo, quando adquiriu a patente de um medicamento contra doenças como a Sida, o cancro ou malária, e aumentou o seu preço em mais de 5.500%.

Martin Shkreli estava em liberdade depois de ter pago uma fiança de 4,2 milhões de euros para aguardar a sentença do seu julgamento por fraude em liberdade.

Agora, uma nova polémica lançou o “empresário mais odiado do mundo” para a sua cela, desta vez em prisão preventiva, por ter ameaçado a ex-senadora e candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Segundo o Gizmodo, durante a tour para divulgar o seu novo livro “What Happened” (“O Que Aconteceu”), Martin Shkreli ofereceu no Facebook uma recompensa de cinco mil dólares a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton.

O juiz responsável pelo caso indicou que na mensagem divulgada “existe perigo”. “O facto de ele continuar sem se aperceber que algumas ações e palavras são inapropriadas demonstra que ele pode estar a criar um risco continuado para a comunidade”.

E os procuradores alegaram haver “ameaça pública”, admitindo que existe risco significativo de que um dos seus seguidores ou outra pessoa que fique a saber da proposta pelos media possa levá-la a sério – como aconteceu no passado – e atue.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton. Ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton, ex-senadora, ex-candidata a presidente dos Estados Unidos, ainda com muito cabelo

Shkreli acabou mais tarde por editar a mensagem com a proposta, antes de a apagar completamente, dizendo que era uma sátira. Mas, mesmo assim, o juiz entendeu que “o empresário mais odiado do mundo” devia voltar para a prisão.

Shkreli vem de uma família de imigrantes albaneses e croatas, que ganharam a vida a trabalhar nas limpezas, mas tiveram um filho que, pouco depois dos 20, enriqueceu em Wall Street. Donald Trump chamou-lhe “um miúdo mimado” depois de ter aumentado o preço do Daraprim mais de 55 vezes.

Na Retrophin, Shkreli aumentou também os preços de um outro medicamento, chamado Thiola, que permite tratar pedras nos rins resistentes a outras formas de tratamento, aumentando o preço de 1,50 para 30 dólares por comprimido.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …