O odiado Martin Shkreli foi preso após oferecer dinheiro por uma madeixa de Clinton

House Committee on Oversight and Government Reform / Wikimedia

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – para alguns, O Homem Mais Odiado do Mundo

Cinco mil dólares: era este o valor oferecido a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton. Martin Shkreli ficou em prisão preventiva.

O antigo CEO da Turing Pharmaceuticals tornou-se conhecido em 2015 como o empresário mais odiado do Mundo, quando adquiriu a patente de um medicamento contra doenças como a Sida, o cancro ou malária, e aumentou o seu preço em mais de 5.500%.

Martin Shkreli estava em liberdade depois de ter pago uma fiança de 4,2 milhões de euros para aguardar a sentença do seu julgamento por fraude em liberdade.

Agora, uma nova polémica lançou o “empresário mais odiado do mundo” para a sua cela, desta vez em prisão preventiva, por ter ameaçado a ex-senadora e candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Segundo o Gizmodo, durante a tour para divulgar o seu novo livro “What Happened” (“O Que Aconteceu”), Martin Shkreli ofereceu no Facebook uma recompensa de cinco mil dólares a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton.

O juiz responsável pelo caso indicou que na mensagem divulgada “existe perigo”. “O facto de ele continuar sem se aperceber que algumas ações e palavras são inapropriadas demonstra que ele pode estar a criar um risco continuado para a comunidade”.

E os procuradores alegaram haver “ameaça pública”, admitindo que existe risco significativo de que um dos seus seguidores ou outra pessoa que fique a saber da proposta pelos media possa levá-la a sério – como aconteceu no passado – e atue.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton. Ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton, ex-senadora, ex-candidata a presidente dos Estados Unidos, ainda com muito cabelo

Shkreli acabou mais tarde por editar a mensagem com a proposta, antes de a apagar completamente, dizendo que era uma sátira. Mas, mesmo assim, o juiz entendeu que “o empresário mais odiado do mundo” devia voltar para a prisão.

Shkreli vem de uma família de imigrantes albaneses e croatas, que ganharam a vida a trabalhar nas limpezas, mas tiveram um filho que, pouco depois dos 20, enriqueceu em Wall Street. Donald Trump chamou-lhe “um miúdo mimado” depois de ter aumentado o preço do Daraprim mais de 55 vezes.

Na Retrophin, Shkreli aumentou também os preços de um outro medicamento, chamado Thiola, que permite tratar pedras nos rins resistentes a outras formas de tratamento, aumentando o preço de 1,50 para 30 dólares por comprimido.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …