/

O odiado Martin Shkreli foi preso após oferecer dinheiro por uma madeixa de Clinton

House Committee on Oversight and Government Reform / Wikimedia

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – para alguns, O Homem Mais Odiado do Mundo

Cinco mil dólares: era este o valor oferecido a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton. Martin Shkreli ficou em prisão preventiva.

O antigo CEO da Turing Pharmaceuticals tornou-se conhecido em 2015 como o empresário mais odiado do Mundo, quando adquiriu a patente de um medicamento contra doenças como a Sida, o cancro ou malária, e aumentou o seu preço em mais de 5.500%.

Martin Shkreli estava em liberdade depois de ter pago uma fiança de 4,2 milhões de euros para aguardar a sentença do seu julgamento por fraude em liberdade.

Agora, uma nova polémica lançou o “empresário mais odiado do mundo” para a sua cela, desta vez em prisão preventiva, por ter ameaçado a ex-senadora e candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Segundo o Gizmodo, durante a tour para divulgar o seu novo livro “What Happened” (“O Que Aconteceu”), Martin Shkreli ofereceu no Facebook uma recompensa de cinco mil dólares a quem conseguisse “arrancar uma madeixa de cabelo” de Hillary Clinton.

O juiz responsável pelo caso indicou que na mensagem divulgada “existe perigo”. “O facto de ele continuar sem se aperceber que algumas ações e palavras são inapropriadas demonstra que ele pode estar a criar um risco continuado para a comunidade”.

E os procuradores alegaram haver “ameaça pública”, admitindo que existe risco significativo de que um dos seus seguidores ou outra pessoa que fique a saber da proposta pelos media possa levá-la a sério – como aconteceu no passado – e atue.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton. Ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton, ex-senadora, ex-candidata a presidente dos Estados Unidos, ainda com muito cabelo

Shkreli acabou mais tarde por editar a mensagem com a proposta, antes de a apagar completamente, dizendo que era uma sátira. Mas, mesmo assim, o juiz entendeu que “o empresário mais odiado do mundo” devia voltar para a prisão.

Shkreli vem de uma família de imigrantes albaneses e croatas, que ganharam a vida a trabalhar nas limpezas, mas tiveram um filho que, pouco depois dos 20, enriqueceu em Wall Street. Donald Trump chamou-lhe “um miúdo mimado” depois de ter aumentado o preço do Daraprim mais de 55 vezes.

Na Retrophin, Shkreli aumentou também os preços de um outro medicamento, chamado Thiola, que permite tratar pedras nos rins resistentes a outras formas de tratamento, aumentando o preço de 1,50 para 30 dólares por comprimido.

ZAP // Gizmodo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.