Empresa japonesa substitui 34 funcionários por Inteligência Artificial

Uma empresa japonesa de seguros vai substituir 34 funcionários por um software de Inteligência Artificial – o Watson Explorer da empresa International Business Machines (IBM) – que processa informação como se fosse um ser humano.

A Fukoku Mutual Life Insurance acredita que o novo sistema irá aumentar em 30% a produtividade e poupar 140 mil ienes por ano, cerca de 1 milhão e 100 mil euros.

O sistema vai ser instalado já este mês e irá funcionar como um software de análise de dados com inteligência artificial, que ajuda gestores a tomarem decisões, entre outras funções.

“É capaz de analisar e interpretar todos os dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo”, afirma a empresa em comunicado.

No entanto, a empresa admite que haverá um humano a certificar-se de que tudo irá funcionar de uma maneira correta.

O investimento inicial da empresa será de 1,7 milhões de dólares com uma manutenção anual calculada em 128 mil dólares.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só se resolve se mais ninguém comprar seguros a estes gananciosos, cuja “responsabilidade social” é ZERO. Isto é apenas o começo, pois a moda vai pegar e avizinham-se milhões de desempregados.
    Criar uma empresa contempla também, além de tudo o resto, ter responsabilidade social.
    Apenas um pequeno reparo ao ZAP: os valores não correspondem, isto é, 140 mil ienes não são 1 milhão e 100 mil euros.

  2. Penso que nós, os cyborgs, estamos a ser cyborexcluidos, para não dizer cyborbullyed. Queremos os nossos direitos a um mundo virtual sem a interferência dos humanos.
    Tenho dito

    Watson da silva

    Funcionário da IBM

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …