Empresa dispensa portuguesas porque “quer pessoas bem-humoradas”

Os anúncios foram publicados recentemente num conhecido site de emprego. O titular da empresa justifica o facto de dispensar portuguesas porque, no geral, são “pessoas depressivas e “infelizes com a vida”.

“Procuramos pessoas descontraídas e bem-humoradas. A preferência é por BRASILEIRAS ou por nacionalidades igualmente alegres, dispensamos portuguesas“. É esta a frase de um anúncio publicado recentemente num conhecido site de emprego, revela o Público.

Segundo o jornal, o anúncio está ligado à Cloud Choice que, de acordo com o Portal da Justiça, é uma empresa com sede em Cascais que presta “serviços de informática”, nos quais se inclui “os relacionados com o desenvolvimento e manutenção de sistemas próprios ou de terceiros”.

No entanto, de acordo com o anúncio, que servia para recrutar “uma jornalista, como uma redatora, uma modelo, uma especialista em moda, uma apresentadora, uma youtuber, uma humorista”, é uma empresa “voltada para [a] área de saúde, com enfoque na ISG (interrupção segura da gestação)”.

O anúncio de recrutamento revelava ainda que o objetivo é “desenvolver uma equipe para entre outras coisas criar conteúdo para web nas áreas da moda, jogos, comportamento, sexo, consumo, séries de TV, etc., sempre voltados para o universo feminino”, que depois “será apresentado em canais específicos entre eles um canal no YouTube”.

Tal como escreve o diário, o Código do Trabalho determina “igualdade de oportunidades e de tratamento”, o que significa que ninguém pode ser beneficiado ou prejudicado por causa de aspetos como a “ascendência, idade, sexo, orientação sexual, identidade de género, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical”.

Contactado pelo Público, o titular da empresa, Heinrich Pereira, argumentou que pretende desenvolver um canal destinado ao público feminino e, daí, a sua preferência por contratar mulheres. Relativamente ao facto de dispensar portuguesas, o proprietário afirma que, no geral, “são pessoas depressivas, infelizes com a vida”.

Escreve o jornal que, entretanto, já desapareceu dos vários anúncios a frase “dispensamos portuguesas”. Porém, isso não livra a empresa de vir a receber “um ofício a informar sobre a legislação aplicável”, uma intenção já confirmada ao jornal por Joana Rabaça Gíria, que preside a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

ZAP //

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Se passarem a remunerar bem os portugueses podem ter a certeza que passam a ser pessoas bem humoradas e felizes com a vida!

    • resta saber é em que é que os portugas gastam o dinheiro. copos e mulheres já dizia o holandês.
      belo humor e felicidade..medido pela conta bancária xx

    • E estás à espera de quê, para mudares essa atitude?!
      .
      Em relaçao ao anuncio, a preferencia por brasileiras já diz tudo sobre a ‘qualidade’ da empresa!!

            • Outra vez?!
              Há um proverbio que se aplica perfeitamente a esta tua insistência: “A maldade está nos olhos de quem a vê”!
              E, não entendo qual é a tua duvida?
              Ainda não percebeste que se o ‘triste’ fosse fazer o recrutamento num bordel, teria logo parte dos critérios preenchidos?!
              Não é xenofobia; é apenas e só a constatação da realidade nua e crua!!
              E eu só teci considerações sobre a empresa e o tal empresário de meia-tigela…

  2. Ninguém pode ser discriminado por motivos de idade? É só ler os anúncios, a pedir jovens até aos 30, são aos montes..pois esta Comissão também podia enviar ofícios aos donos destas empresas! Ou só certas discriminações é que são graves??

  3. Com os salários miseráveis que estes crápulas pagam, como poderá haver trabalhadores bem-humorados? No limite da escandaleira de certeza que, Mexia e Catroga devem passar o tempo a contar anedotas uns aos outros. Também o bom-humor, foi capturado por eles.

  4. Eu tenho bom humor!

    Ainda não repararam?

    Se levar os crápulas, analfas, energúmenos, labregos, idiotas e rançosos todos a sério, ainda morro deprimido. Assim, danado mas sem raiva, prefiro ir mordendo, ladrando e mijanda nas pernas deste e daquele e pelo menos ainda oiço alguns a ganirem com as dores..

    Da forma como nos tratam acho que “cão” até é um epíteto apropriado para qq cidadão Português!

    Uns são mansos e outros nem por isso, a mim dizem-me que sou danado.

  5. Eles devem ter visto o cassete jerónimo na TV e pensam que todos são como ele. Até parece que todos lhe devem e ninguém lhe paga!!!

  6. Sim. As brasileiras são muito mais simpáticas e muito, mas mesmo muito,
    melhor na cama que as portuguesas!!!

  7. Eu acho uma piada à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), escandaliza-se pela discriminação nos anúncios de emprego pela nacionalidade, mas não vejo a mesma indignação dessa Comissão, na discriminação nos anúncios de emprego pela idade. Se a igualdade no trabalho é para todos, porque motivo aparecem anúncios a discriminar pessoas com mais de 35 ou 40 anos de idade?

  8. Esta empresa deve ter como sócio o Passos de Massamá. Não era ele que dizia (e promovia com as suas politicas de empobrecimento) que os portugueses eram “piegas”, ou seja, uns choramingas lamurientos e, consequentemente, macambuzios? Está explicado.

    • Eu tive alguma dificuldade em perceber o anuncio, e não percebi nada sobre o que é o trabalho nem o que faz a empresa!!

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …