O seu rosto num robô. Empresa anónima paga 115 mil euros pelos direitos

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelo direito de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides.

A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô humanóide que servirá como um “amigo virtual” para idosos. Devido a essa vocação, estão interessados ​​em encontrar alguém com um rosto “gentil e amigável”.

O projeto está em desenvolvimento há cinco anos e o robô deverá ser fabricado no próximo ano, com o objetivo de produzir “potencialmente milhares de versões dos robôs em todo o mundo”.

O nome do designer ou da empresa não é conhecido. De acordo com o IFLScience, também não se sabe com o que exatamente a pessoa escolhida estará a concorsar, embora a Geomiq, uma empresa de engenharia com sede em Londres que estará a ajudar a desenvolver o projeto, diga que revelarão mais detalhes aos candidatos que chegarem à próxima fase do projeto.

Os detalhes do projeto são escassos devido a um acordo de não divulgação que assinamos com o designer e os seus investidores”, explicou Geomiq numa publicação no seu blogue. “A empresa diz que a necessidade de anonimato se deve à natureza secreta do projeto, no entanto, acredita que o robô estará disponível para o público em breve e espera que a campanha crie um burburinho extra antes do seu eventual lançamento.”

As pessoas estão um pouco céticas sobre a oferta. Independentemente das legalidades mais refinadas do acordo, muitas pessoas ficaram confusas sobre o motivo pelo qual o projeto não usou a tecnologia da Rede Adversarial Generativa (GAN) para criar rostos humanos falsos. Embora ainda seja uma tecnologia nova, já foi usada para criar rostos fotorrealistas falsos que os humanos reais são incapazes de distinguir de uma pessoa genuína.

“Estas pessoas já ouviram falar de GANs? Já existem conjuntos de dados com cem mil faces realistas (mas não reais) disponíveis”, comentou uma pessoa no Twitter.

O robô para idosos não é a parte preocupante desta situação. Aliás, já se viu muitos desses robôs. No Reino Unido e no Japão, por exemplo, um projeto de companhia de robôs chamado CARESSES está a tenatr descobrir como fazer robôs que se adaptem à cultura e aos costumes dos humanos com quem vão interagir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …