Empresa recebe ajuste direto de meio milhão após oferecer testes à covid-19

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

A empresa desistiu de um protocolo que oferecia testes grátis à covid-19. O Hospital Tondela-Viseu fez então um ajuste direto de meio milhão de euros para a prestação desse serviço.

No dia 23 de março, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e a empresa ALS Controlvet assinaram um protocolo no qual a empresa fornecia testes grátis à covid-19 durante seis meses. Pouco depois, o hospital fez um ajuste direto de 472.500 euros mais IVA para a empresa prestar esse mesmo serviço.

O Jornal de Notícias avança que a ALS Controlvet foi recomendada pelo secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo. A empresa é gerida por um ex-sócio seu, embora negue que tenha havido vantagem e favorecimento.

Aquando do surgimento da pandemia de covid-19, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu não tinha capacidade laboratorial para testar, obrigando a enviar as amostras para a Guarda, algo que levava “cinco a seis dias” a obter os resultados. Assim, foi selado um protocolo com a ALS Controlvet, que acordou analisar as colheitas de forma gratuita.

O dono da empresa, João Cotta, salientou que o acordo só durou de 30 de março até ao início de junho, tendo realizado “uma média de 100 testes por dia”. Depois, o antigo sócio de João Paulo Rebelo informou o hospital de que não podia continuar a fornecer gratuitamente o serviço.

Foi perante esta situação que o Centro Hospitalar Tondela-Viseu decidiu fazer um ajuste direto, justificando que era a “proposta economicamente mais vantajosa”. O hospital pagou 472.500 euros mais IVA.

O Observador realça que o contrato está dentro do quadro legal, já que “a lei da contratação pública que estabelece que não se pode adjudicar contratos a empresas que, no ano em curso ou nos dois anos anteriores, tenham prestado o mesmo serviço de forma gratuita foi suspensa no contexto da pandemia”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, terá pedido ao presidente da Câmara Municipal de Viseu para “potenciar” a empresa de um ex-sócio, contratualizando com esta a realização dos testes de diagnóstico à covid-19 naquela região.

“Nos últimos dias temos vindo a ser abordados pelo Dr. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, na qualidade de coordenador Covid-19 na Região Centro […] quanto à possibilidade de fazermos uma parceria com custos repartidos entre Estado Central e as Autarquias para fazer testes nas nossas IPSS. Disse que estaria disponível, aguardo valores e disponibilidades diárias”, lê-se num email do autarca de Viseu, Almeida Henriques, aos seus pares.

“Trata-se de potenciar o laboratório do Dr. João Cotta – ALS, a fazer análises em 6 horas para o Hospital de S. Teotónio e quem tem possibilidade de incrementar para 300 testes dia e num futuro próximo 1000, algo que será importante para nós”, lê-se ainda.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …