“Mais Siza e menos Centeno”. Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

João Relvas / Lusa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso.

De acordo com o semanário, António Costa quer dar mais centralidade à Economia no próximo Governo, assumindo os salários e empregos como chaves governativas.

Mais Siza e menos Centeno“, pediu o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP), João Vieira Lopes, durante uma reunião com empresários a 19 de setembro, recorda o jornal, dando conta que António Costa, face ao pedido, sorriu e confessou-se feliz por ter na sua equipa “dois pontas de lança”: Mário Centeno nas Finanças e Pedro Siza Vieira na Economia.

E António Costa parece ter respondido afirmativamente a este pedido: na lista que entregou a Marcelo Rebelo de Sousa na passada quinta-feira, promoveu Siza Vieira a número dois do Governo. Centeno, por sua vez, caiu de 4.º para 5.º na hierarquia do Governo. Ambos, recorde-se, são ministros de Estado. Augusto Santos Silva e Mariana Vieira da Silva também ganharam este título.

Segundo apurou o Expresso, os planos de António Costa estão em linha com os dos empresários. O secretário-geral do PS quer apostar na qualificação dos trabalhadores e no reforço dos salários num contexto em que os ventos externos são incertos e a escassez de mão de obra pode ser um problema para os empresários. “Centralidade é a Economia”, aponta o Expresso como slogan destes planos.

Estes planos implicam negociar na Concertação Social – quer o aumento do salário mínimo, como o nível geral das retribuições”, e propiciar mais rendimento disponível às famílias, que pode passar pelo alargamento de escalões do IRS.

No que respeita ao alargamento de escalões, o PS deixou a questão em aberto no seu programa eleitoral. Recentemente e em entrevista à agência Lusa, Mário Centeno voltou a abordar tema. O ministro das Finanças indicou que, do pacote de 400 milhões de euros disponíveis para redução de impostos fala-se, “em particular, do desagravamento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS)”, que deverá ser colocado em prática através do aumento dos escalões.

“A técnica fiscal é mais fácil de descrever e aproxima-se melhor com mais escalões. É essa a lógica que provavelmente guiará a decisão quando for colocada”, disse o ministro, adiantando que a “a ideia é que estes mais escalões beneficiem, em particular, aqueles trabalhadores que não foram particularmente beneficiados, nem com a eliminação da sobretaxa, nem com a última revisão dos escalões, que beneficiou particularmente os rendimentos muito baixos”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …