A empresa japonesa SoftBank anunciou esta segunda-feira um novo robô-empregado de mesa numa altura em que o Japão enfrenta escassez de mão de obra devido às medidas contra a covid-19, bem como o envelhecimento da força de trabalho.
Chamado Servi, o robô vai atuar como uma espécie de empregado de mesa, usando as suas camadas de bandejas para transportar comida e bebidas e as suas câmaras 3D e sensores LIDAR para navegar entre a cozinha e as mesas.
Servi será lançada no Japão em janeiro e custará 99.800 ienes (814 euros) por mês, excluindo impostos num plano de três anos, segundo a SoftBank Group Corp.
De acordo com a agência Reuters, o robô Servi foi testado por operadores de restaurantes japoneses, enquanto o setor luta contra o envelhecimento da força de trabalho e o aprofundamento da escassez de mão de obra.
Até agora, Servi demonstrou a sua capacidade em contornar cadeiras, obstáculos – que, normalmente, seriam pessoas – e abrir caminho até à mesa correta para entregar a comida. Cada pessoa deve pegar o seu próprio prato de uma das bandejas de Servi.
A start-up Bear Robotics mostrou um protótipo ao presidente-executivo da Softbank, Masayoshi Son, no ano passado, e a SoftBank liderou uma rodada de investimentos de 27 milhões de euros na startup em janeiro.
O lançamento ocorre num momento em que as empresas estão a lutar para empregar tecnologia para oferecer serviços sem contacto e garantir o distanciamento social. O protótipo aproveita a longa experiência da SoftBank em trazer tecnologia internacional para o Japão, mas reflete a mudança do foco anterior de Son em robôs humanóides.
O robô humanóide Pepper da SoftBank tornou-se o rosto da empresa após o seu lançamento em 2014, mas não conseguiu encontrar uma base de clientes global.
A empresa anunciou em 2018 o robô de limpeza Whiz, que emprega tecnologia da empresa de portfólio do grupo Brain Corp e já vendeu mais de 10 mil unidades em todo o mundo. A SoftBank está a promever o uso de Whizz como uma medida preventiva contra a covid-19. Além disso, a empresa disse que Pepper pode ser usado em conjunto com sensores térmicos para monitorizar os clientes.
O grupo também é dono da Boston Dynamics, que desenvolveu o cão-robô Spot.