Há um novo empregado de mesa nos restaurantes do Japão. É um robô

A empresa japonesa SoftBank anunciou esta segunda-feira um novo robô-empregado de mesa numa altura em que o Japão enfrenta escassez de mão de obra devido às medidas contra a covid-19, bem como o envelhecimento da força de trabalho.

Chamado Servi, o robô vai atuar como uma espécie de empregado de mesa, usando as suas camadas de bandejas para transportar comida e bebidas e as suas câmaras 3D e sensores LIDAR para navegar entre a cozinha e as mesas.

Servi será lançada no Japão em janeiro e custará 99.800 ienes (814 euros) por mês, excluindo impostos num plano de três anos, segundo a SoftBank Group Corp.

De acordo com a agência Reuters, o robô Servi foi testado por operadores de restaurantes japoneses, enquanto o setor luta contra o envelhecimento da força de trabalho e o aprofundamento da escassez de mão de obra.

Até agora, Servi demonstrou a sua capacidade em contornar cadeiras, obstáculos – que, normalmente, seriam pessoas – e abrir caminho até à mesa correta para entregar a comida. Cada pessoa deve pegar o seu próprio prato de uma das bandejas de Servi.

A start-up Bear Robotics mostrou um protótipo ao presidente-executivo da Softbank, Masayoshi Son, no ano passado, e a SoftBank liderou uma rodada de investimentos de 27 milhões de euros na startup em janeiro.

O lançamento ocorre num momento em que as empresas estão a lutar para empregar tecnologia para oferecer serviços sem contacto e garantir o distanciamento social. O protótipo aproveita a longa experiência da SoftBank em trazer tecnologia internacional para o Japão, mas reflete a mudança do foco anterior de Son em robôs humanóides.

O robô humanóide Pepper da SoftBank tornou-se o rosto da empresa após o seu lançamento em 2014, mas não conseguiu encontrar uma base de clientes global.

A empresa anunciou em 2018 o robô de limpeza Whiz, que emprega tecnologia da empresa de portfólio do grupo Brain Corp e já vendeu mais de 10 mil unidades em todo o mundo. A SoftBank está a promever o uso de Whizz como uma medida preventiva contra a covid-19. Além disso, a empresa disse que Pepper pode ser usado em conjunto com sensores térmicos para monitorizar os clientes.

O grupo também é dono da Boston Dynamics, que desenvolveu o cão-robô Spot.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …