Há um novo empregado de mesa nos restaurantes do Japão. É um robô

A empresa japonesa SoftBank anunciou esta segunda-feira um novo robô-empregado de mesa numa altura em que o Japão enfrenta escassez de mão de obra devido às medidas contra a covid-19, bem como o envelhecimento da força de trabalho.

Chamado Servi, o robô vai atuar como uma espécie de empregado de mesa, usando as suas camadas de bandejas para transportar comida e bebidas e as suas câmaras 3D e sensores LIDAR para navegar entre a cozinha e as mesas.

Servi será lançada no Japão em janeiro e custará 99.800 ienes (814 euros) por mês, excluindo impostos num plano de três anos, segundo a SoftBank Group Corp.

De acordo com a agência Reuters, o robô Servi foi testado por operadores de restaurantes japoneses, enquanto o setor luta contra o envelhecimento da força de trabalho e o aprofundamento da escassez de mão de obra.

Até agora, Servi demonstrou a sua capacidade em contornar cadeiras, obstáculos – que, normalmente, seriam pessoas – e abrir caminho até à mesa correta para entregar a comida. Cada pessoa deve pegar o seu próprio prato de uma das bandejas de Servi.

A start-up Bear Robotics mostrou um protótipo ao presidente-executivo da Softbank, Masayoshi Son, no ano passado, e a SoftBank liderou uma rodada de investimentos de 27 milhões de euros na startup em janeiro.

O lançamento ocorre num momento em que as empresas estão a lutar para empregar tecnologia para oferecer serviços sem contacto e garantir o distanciamento social. O protótipo aproveita a longa experiência da SoftBank em trazer tecnologia internacional para o Japão, mas reflete a mudança do foco anterior de Son em robôs humanóides.

O robô humanóide Pepper da SoftBank tornou-se o rosto da empresa após o seu lançamento em 2014, mas não conseguiu encontrar uma base de clientes global.

A empresa anunciou em 2018 o robô de limpeza Whiz, que emprega tecnologia da empresa de portfólio do grupo Brain Corp e já vendeu mais de 10 mil unidades em todo o mundo. A SoftBank está a promever o uso de Whizz como uma medida preventiva contra a covid-19. Além disso, a empresa disse que Pepper pode ser usado em conjunto com sensores térmicos para monitorizar os clientes.

O grupo também é dono da Boston Dynamics, que desenvolveu o cão-robô Spot.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …