Emma nasceu há um mês, mas é um “snow baby” com 25 anos

Em novembro, Tina Gibson foi mãe de Emma, o embrião congelado mais antigo de sempre a resultar num parto bem sucedido.

Uma mulher de 26 anos deu há luz uma menina proveniente de um embrião doado, que foi congelado há 25 anos atrás.

Tina Gibson e o marido, Benjamin Gibson, casaram há sete anos, já cientes de que teriam de procurar alternativas caso quisessem ser pais. Benjamin sofre de fibrose quística, uma doença genética que o tornou infértil.

Antes de considerarem a adoção de embriões, Tina e Benjamin foram família de acolhimento temporário de jovens e crianças que passavam pelo sistema de acolhimento norte-americano. Esta foi uma experiência enriquecedora para ambos, conta Tina à CNN.

Depois de investigar e de se aconselhar, o casal descobriu que era possível “adotar” embriões congelados por casais anónimos com o intuito de serem usados por casais que não podem ter filhos. Assim, tornou-se possível para Tina conceber uma criança de forma natural, através da fertilização in vitro.

Estes embriões congelados são potenciais vidas humanas à espera de nascer e são chamados pelos especialistas de “snow babies”.

Durante o processo, o casal teve de passar por avaliações de caráter psicológico, físico e familiar. O casal acabou por ser aprovado e Tina foi elegível para a fertilização in vitro, depois de ter tirado um quisto no útero.

De uma lista com mais de 300 dadores, Tina e Benjamin escolheram o embrião. O primeiro não era viável, mas o segundo acabou por vir a ser Emma, a filha do casal que nasceu em novembro deste ano. O embrião foi descongelado em março e doado aos agora pais da menina.

No entanto, só durante a preparação da intervenção cirúrgica é que o casal teve conhecimento que Tina iria dar à luz um recorde mundial: o embrião tinha sido congelado a 14 de outubro de 1992, um ano depois de Tina – a mãe – ter nascido. O embrião mais antigo a resultar num parto bem sucedido até então tinha sido congelado em 1997.

Depois de 20 horas de parto, Emma Wren Gibson nasceu. Veio ao mundo para ser um “milagre”, nas palavras da mãe. A taxa de sucesso da implantação situa-se entre os 25 e os 30 por cento.

Este embrião e eu poderíamos ter sido melhores amigas“, confessou Tina à CNN. E na verdade, daqui para a frente, o laço que une Tina e Emma será muito mais do que uma só amizade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …