Emma nasceu há um mês, mas é um “snow baby” com 25 anos

Em novembro, Tina Gibson foi mãe de Emma, o embrião congelado mais antigo de sempre a resultar num parto bem sucedido.

Uma mulher de 26 anos deu há luz uma menina proveniente de um embrião doado, que foi congelado há 25 anos atrás.

Tina Gibson e o marido, Benjamin Gibson, casaram há sete anos, já cientes de que teriam de procurar alternativas caso quisessem ser pais. Benjamin sofre de fibrose quística, uma doença genética que o tornou infértil.

Antes de considerarem a adoção de embriões, Tina e Benjamin foram família de acolhimento temporário de jovens e crianças que passavam pelo sistema de acolhimento norte-americano. Esta foi uma experiência enriquecedora para ambos, conta Tina à CNN.

Depois de investigar e de se aconselhar, o casal descobriu que era possível “adotar” embriões congelados por casais anónimos com o intuito de serem usados por casais que não podem ter filhos. Assim, tornou-se possível para Tina conceber uma criança de forma natural, através da fertilização in vitro.

Estes embriões congelados são potenciais vidas humanas à espera de nascer e são chamados pelos especialistas de “snow babies”.

Durante o processo, o casal teve de passar por avaliações de caráter psicológico, físico e familiar. O casal acabou por ser aprovado e Tina foi elegível para a fertilização in vitro, depois de ter tirado um quisto no útero.

De uma lista com mais de 300 dadores, Tina e Benjamin escolheram o embrião. O primeiro não era viável, mas o segundo acabou por vir a ser Emma, a filha do casal que nasceu em novembro deste ano. O embrião foi descongelado em março e doado aos agora pais da menina.

No entanto, só durante a preparação da intervenção cirúrgica é que o casal teve conhecimento que Tina iria dar à luz um recorde mundial: o embrião tinha sido congelado a 14 de outubro de 1992, um ano depois de Tina – a mãe – ter nascido. O embrião mais antigo a resultar num parto bem sucedido até então tinha sido congelado em 1997.

Depois de 20 horas de parto, Emma Wren Gibson nasceu. Veio ao mundo para ser um “milagre”, nas palavras da mãe. A taxa de sucesso da implantação situa-se entre os 25 e os 30 por cento.

Este embrião e eu poderíamos ter sido melhores amigas“, confessou Tina à CNN. E na verdade, daqui para a frente, o laço que une Tina e Emma será muito mais do que uma só amizade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …