Embaixador de Portugal na NATO investigado por desvio de 400 mil euros

Delegação Permanente de Portugal junto da NATO / Facebook

Almeida Sampaio, representante permanente de Portugal junto da NATO.

Almeida Sampaio, representante permanente de Portugal junto da NATO.

O Embaixador Almeida Sampaio, actual representante permanente de Portugal junto da NATO, está a ser investigado por suspeitas de que terá desviado cerca de 400 mil euros de dinheiros públicos.

A notícia é avançada pelo jornal Correio da Manhã (CM) que refere que o diplomata é suspeito no âmbito das funções que exerceu na Embaixada de Portugal em Berlim, na Alemanha, entre 2012 e 2015.

Almeida Sampaio será “suspeito do desvio de cerca de 300 mil euros, que pertenciam ao fundo de turismo interno, e de apropriação indevida de quase 100 mil euros”, aponta o CM.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma a abertura do “processo disciplinar” ao actual representante permanente de Portugal na NATO, salientando que “o mesmo ainda não se encontra concluído”, sem revelar mais detalhes sobre o caso, segundo cita o jornal.

Em 2014, Almeida Sampaio foi considerado o melhor diplomata económico de Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. xiça. Isto é que é uma cambada que têm todos a mesma escola. Porra. Onde é que andam as pessoas sérias e honestas neste país ?

      • E os que entram virgens sai de lá com a escola toda e uns trocos nos bolsos
        E isto deve ser só a ponta do iceberg, fora o que não se sabe…enfim, é o salve se quem puder , os outros que se f….

    • É verdade!!! Os políticos que temos são autênticos energúmenos, gamadores autorizados pelo sistema. Pergunto quantos estão na cadeia? Ñ… ñ senhora, na justiça ñ há gente da mesma laia.

  2. e dizem que vivemos em democracia. Vivemos num país de ladrões que roubam em nome da democracia.
    Não tem muito a ver com o caso mas, até 31 deste mês deve ser pago PEC -se não se lembram é uma criação do PSD-. Como o nosso PR não larga a festança, só ontem promulgou o decreto que altera o pagamento para menos, agora falta a publicação em DR mas, como andam todos na festa, quando é que vai ser publicado? Vamos pagar pela forma anterior?

  3. Atrevo-me a pensar, que a rapaziada ligada à politica do 1.º e 2.º escalão estão todos com rabos de palha.
    Os do 3.º escalão, é possível que alguns também se tenham orientado, à dimensão da categoria.
    O Zé já tinha uma ideia, mas à medida que os homens da investigação avançam, começa a haver a certeza para onde foi os comboios de dinheiro, dinheiro que era do erário público, ou seja de todos os Zé de Portugal, que foi roubado e ainda tem de pagar por ter sido roubado.
    Espero que a Justiça não se deixe envolver neste tipo de democracia.

  4. Gente desonesta,intrujões e quejandos existem a todos os niveis,existiram sempre e existirão.A ocasião faz o ladrão.Só que estamos há uns tempos com muita ocasião.No entanto,neste caso o aludido senhor está a ser investigado,logo não sabemos se existirá ou não a culpabilidade que lhe está a ser imputada.Vamos aguardar.

  5. Mais um a juntar-se à galeria de grandes portugueses, tipo Sócrates, Vara, Salgado, Granadeiro, Bava, Duarte Lima, Mexia e tantos outros que, direta ou indiretamente, roubam, assassinam, desviam, traficam, falsificam, enganam, burlam, locupletam-se, abusam… e o mais que andará por aí e que ainda não foi descoberto. Portugal está transformado numa coutada de “bem feitores” da coisa pública, da “respública”. Até um dia, porque tudo tem um fim!

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …