Embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa para consultas

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que embaixador foi chamado para consultas. A decisão de Portugal foi a de não expulsar diplomatas russos, mas Santos Silva admite que a posição portuguesa pode mudar “como a de todos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou esta terça-feira que o embaixador português em Moscovo foi chamado a Lisboa para consultas.

Em entrevista à RTP, o ministro rejeitou a ideia de que Portugal está fora do movimento de expulsão de diplomatas russos, e lembrou que o país apoiou as decisões tomadas neste âmbito pela União Europeia e pela NATO.

Contudo, numa entrevista feita pela SIC Notícias, Santos Silva frisou que “a expulsão de diplomatas russos é a reação mais dura que se pode tomar” e que Portugal tomou uma decisão que “não prejudica em nada a solidariedade para com o Reino Unido e a NATO”.

Considera, porém, que Portugal mantém a capacidade “essencial” de falar com “toda a gente do mundo, como uma nação global”.

O ministro explicou ainda à RTP que Portugal “usa a prudência” no plano bilateral de forma a defender os interesses nacionais, mas, questionado sobre que interesses são esses, Santos Silva limitou-se a afirmar que esse é um assunto em que o país é soberano, lembrando a “lógica de não confrontação que caracteriza a política externa portuguesa”.

À SIC Notícias, Augusto Santos Silva garantiu que os aliados sabem desta lógica, “sabem que temos uma atitude não confrontacional, que apostamos no diálogo diplomático e que não queremos começar pelos extremos, que é a reação mais dura. Eles sabem, acima de tudo, que esta atitude os ajuda. Respeitamo-nos a todos“, disse, citado pelo Expresso.

“Há países que entendem que uma das reações passa por expulsar dezenas de diplomatas; outros que pensam que passa por expulsar um ou dois; outros que pensam que passa por chamar para consulta o embaixador. Portugal respeita todas estas formas, tal como os outros países respeitam a nossa decisão de agir com cautela e prudência”, afirmou.

Em relação à escolha que Portugal terá de fazer caso decida expulsar diplomatas, o governante referiu, em abstrato, que um dos critérios passa por identificar nas pessoas acreditadas como diplomatas as que estão mais ligadas aos serviços de informação do que à diplomacia – frisando, no entanto, que o processo está em Segredo de Justiça.

Questionado sobre a existência de espiões russos em Portugal, o ministro recusou-se a responder.

Quanto à decisão de não expulsar diplomatas, Santos Silva admite que pode haver a possibilidade de Portugal mudar de ideias.

“É um elemento dinâmico que temos de ir acompanhando. Revejo-me inteiramente na posição da NATO e teremos uma reunião de concertação para vermos como é que isto evolui. Esperemos que haja razoabilidade do lado da Federação russa, porque é desse lado que as explicações têm de vir”, explicou.

Chamada de embaixador português é “um aviso”

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta quarta-feira, que a chamada do embaixador português na capital russa para consultas a Lisboa constitui “um aviso” e “uma decisão forte por parte do Estado português”.

É uma forma muito clara de sinal ou, se quiser, de aviso“, afirmou o Presidente da República, em declarações transmitidas pela RTP. “É uma decisão forte por parte do Estado português”, acrescentou.

“A chamada do embaixador de Portugal em Moscovo para consultas a Lisboa, como se sabe, significa que durante um período, mais ou menos curto, mais ou menos longo, a presença do mais alto representante diplomático português num país deixa de existir“, explicou.

O chefe de Estado falava à entrada para a estreia de uma peça no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, onde comentou esta decisão anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista no Telejornal da RTP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …