Embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa para consultas

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que embaixador foi chamado para consultas. A decisão de Portugal foi a de não expulsar diplomatas russos, mas Santos Silva admite que a posição portuguesa pode mudar “como a de todos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou esta terça-feira que o embaixador português em Moscovo foi chamado a Lisboa para consultas.

Em entrevista à RTP, o ministro rejeitou a ideia de que Portugal está fora do movimento de expulsão de diplomatas russos, e lembrou que o país apoiou as decisões tomadas neste âmbito pela União Europeia e pela NATO.

Contudo, numa entrevista feita pela SIC Notícias, Santos Silva frisou que “a expulsão de diplomatas russos é a reação mais dura que se pode tomar” e que Portugal tomou uma decisão que “não prejudica em nada a solidariedade para com o Reino Unido e a NATO”.

Considera, porém, que Portugal mantém a capacidade “essencial” de falar com “toda a gente do mundo, como uma nação global”.

O ministro explicou ainda à RTP que Portugal “usa a prudência” no plano bilateral de forma a defender os interesses nacionais, mas, questionado sobre que interesses são esses, Santos Silva limitou-se a afirmar que esse é um assunto em que o país é soberano, lembrando a “lógica de não confrontação que caracteriza a política externa portuguesa”.

À SIC Notícias, Augusto Santos Silva garantiu que os aliados sabem desta lógica, “sabem que temos uma atitude não confrontacional, que apostamos no diálogo diplomático e que não queremos começar pelos extremos, que é a reação mais dura. Eles sabem, acima de tudo, que esta atitude os ajuda. Respeitamo-nos a todos“, disse, citado pelo Expresso.

“Há países que entendem que uma das reações passa por expulsar dezenas de diplomatas; outros que pensam que passa por expulsar um ou dois; outros que pensam que passa por chamar para consulta o embaixador. Portugal respeita todas estas formas, tal como os outros países respeitam a nossa decisão de agir com cautela e prudência”, afirmou.

Em relação à escolha que Portugal terá de fazer caso decida expulsar diplomatas, o governante referiu, em abstrato, que um dos critérios passa por identificar nas pessoas acreditadas como diplomatas as que estão mais ligadas aos serviços de informação do que à diplomacia – frisando, no entanto, que o processo está em Segredo de Justiça.

Questionado sobre a existência de espiões russos em Portugal, o ministro recusou-se a responder.

Quanto à decisão de não expulsar diplomatas, Santos Silva admite que pode haver a possibilidade de Portugal mudar de ideias.

“É um elemento dinâmico que temos de ir acompanhando. Revejo-me inteiramente na posição da NATO e teremos uma reunião de concertação para vermos como é que isto evolui. Esperemos que haja razoabilidade do lado da Federação russa, porque é desse lado que as explicações têm de vir”, explicou.

Chamada de embaixador português é “um aviso”

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta quarta-feira, que a chamada do embaixador português na capital russa para consultas a Lisboa constitui “um aviso” e “uma decisão forte por parte do Estado português”.

É uma forma muito clara de sinal ou, se quiser, de aviso“, afirmou o Presidente da República, em declarações transmitidas pela RTP. “É uma decisão forte por parte do Estado português”, acrescentou.

“A chamada do embaixador de Portugal em Moscovo para consultas a Lisboa, como se sabe, significa que durante um período, mais ou menos curto, mais ou menos longo, a presença do mais alto representante diplomático português num país deixa de existir“, explicou.

O chefe de Estado falava à entrada para a estreia de uma peça no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, onde comentou esta decisão anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista no Telejornal da RTP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …