Embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa para consultas

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que embaixador foi chamado para consultas. A decisão de Portugal foi a de não expulsar diplomatas russos, mas Santos Silva admite que a posição portuguesa pode mudar “como a de todos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou esta terça-feira que o embaixador português em Moscovo foi chamado a Lisboa para consultas.

Em entrevista à RTP, o ministro rejeitou a ideia de que Portugal está fora do movimento de expulsão de diplomatas russos, e lembrou que o país apoiou as decisões tomadas neste âmbito pela União Europeia e pela NATO.

Contudo, numa entrevista feita pela SIC Notícias, Santos Silva frisou que “a expulsão de diplomatas russos é a reação mais dura que se pode tomar” e que Portugal tomou uma decisão que “não prejudica em nada a solidariedade para com o Reino Unido e a NATO”.

Considera, porém, que Portugal mantém a capacidade “essencial” de falar com “toda a gente do mundo, como uma nação global”.

O ministro explicou ainda à RTP que Portugal “usa a prudência” no plano bilateral de forma a defender os interesses nacionais, mas, questionado sobre que interesses são esses, Santos Silva limitou-se a afirmar que esse é um assunto em que o país é soberano, lembrando a “lógica de não confrontação que caracteriza a política externa portuguesa”.

À SIC Notícias, Augusto Santos Silva garantiu que os aliados sabem desta lógica, “sabem que temos uma atitude não confrontacional, que apostamos no diálogo diplomático e que não queremos começar pelos extremos, que é a reação mais dura. Eles sabem, acima de tudo, que esta atitude os ajuda. Respeitamo-nos a todos“, disse, citado pelo Expresso.

“Há países que entendem que uma das reações passa por expulsar dezenas de diplomatas; outros que pensam que passa por expulsar um ou dois; outros que pensam que passa por chamar para consulta o embaixador. Portugal respeita todas estas formas, tal como os outros países respeitam a nossa decisão de agir com cautela e prudência”, afirmou.

Em relação à escolha que Portugal terá de fazer caso decida expulsar diplomatas, o governante referiu, em abstrato, que um dos critérios passa por identificar nas pessoas acreditadas como diplomatas as que estão mais ligadas aos serviços de informação do que à diplomacia – frisando, no entanto, que o processo está em Segredo de Justiça.

Questionado sobre a existência de espiões russos em Portugal, o ministro recusou-se a responder.

Quanto à decisão de não expulsar diplomatas, Santos Silva admite que pode haver a possibilidade de Portugal mudar de ideias.

“É um elemento dinâmico que temos de ir acompanhando. Revejo-me inteiramente na posição da NATO e teremos uma reunião de concertação para vermos como é que isto evolui. Esperemos que haja razoabilidade do lado da Federação russa, porque é desse lado que as explicações têm de vir”, explicou.

Chamada de embaixador português é “um aviso”

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta quarta-feira, que a chamada do embaixador português na capital russa para consultas a Lisboa constitui “um aviso” e “uma decisão forte por parte do Estado português”.

É uma forma muito clara de sinal ou, se quiser, de aviso“, afirmou o Presidente da República, em declarações transmitidas pela RTP. “É uma decisão forte por parte do Estado português”, acrescentou.

“A chamada do embaixador de Portugal em Moscovo para consultas a Lisboa, como se sabe, significa que durante um período, mais ou menos curto, mais ou menos longo, a presença do mais alto representante diplomático português num país deixa de existir“, explicou.

O chefe de Estado falava à entrada para a estreia de uma peça no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, onde comentou esta decisão anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista no Telejornal da RTP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …