Embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa para consultas

Tiago Petinga / Lusa

Augusto Santos Silva

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que embaixador foi chamado para consultas. A decisão de Portugal foi a de não expulsar diplomatas russos, mas Santos Silva admite que a posição portuguesa pode mudar “como a de todos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou esta terça-feira que o embaixador português em Moscovo foi chamado a Lisboa para consultas.

Em entrevista à RTP, o ministro rejeitou a ideia de que Portugal está fora do movimento de expulsão de diplomatas russos, e lembrou que o país apoiou as decisões tomadas neste âmbito pela União Europeia e pela NATO.

Contudo, numa entrevista feita pela SIC Notícias, Santos Silva frisou que “a expulsão de diplomatas russos é a reação mais dura que se pode tomar” e que Portugal tomou uma decisão que “não prejudica em nada a solidariedade para com o Reino Unido e a NATO”.

Considera, porém, que Portugal mantém a capacidade “essencial” de falar com “toda a gente do mundo, como uma nação global”.

O ministro explicou ainda à RTP que Portugal “usa a prudência” no plano bilateral de forma a defender os interesses nacionais, mas, questionado sobre que interesses são esses, Santos Silva limitou-se a afirmar que esse é um assunto em que o país é soberano, lembrando a “lógica de não confrontação que caracteriza a política externa portuguesa”.

À SIC Notícias, Augusto Santos Silva garantiu que os aliados sabem desta lógica, “sabem que temos uma atitude não confrontacional, que apostamos no diálogo diplomático e que não queremos começar pelos extremos, que é a reação mais dura. Eles sabem, acima de tudo, que esta atitude os ajuda. Respeitamo-nos a todos“, disse, citado pelo Expresso.

“Há países que entendem que uma das reações passa por expulsar dezenas de diplomatas; outros que pensam que passa por expulsar um ou dois; outros que pensam que passa por chamar para consulta o embaixador. Portugal respeita todas estas formas, tal como os outros países respeitam a nossa decisão de agir com cautela e prudência”, afirmou.

Em relação à escolha que Portugal terá de fazer caso decida expulsar diplomatas, o governante referiu, em abstrato, que um dos critérios passa por identificar nas pessoas acreditadas como diplomatas as que estão mais ligadas aos serviços de informação do que à diplomacia – frisando, no entanto, que o processo está em Segredo de Justiça.

Questionado sobre a existência de espiões russos em Portugal, o ministro recusou-se a responder.

Quanto à decisão de não expulsar diplomatas, Santos Silva admite que pode haver a possibilidade de Portugal mudar de ideias.

“É um elemento dinâmico que temos de ir acompanhando. Revejo-me inteiramente na posição da NATO e teremos uma reunião de concertação para vermos como é que isto evolui. Esperemos que haja razoabilidade do lado da Federação russa, porque é desse lado que as explicações têm de vir”, explicou.

Chamada de embaixador português é “um aviso”

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta quarta-feira, que a chamada do embaixador português na capital russa para consultas a Lisboa constitui “um aviso” e “uma decisão forte por parte do Estado português”.

É uma forma muito clara de sinal ou, se quiser, de aviso“, afirmou o Presidente da República, em declarações transmitidas pela RTP. “É uma decisão forte por parte do Estado português”, acrescentou.

“A chamada do embaixador de Portugal em Moscovo para consultas a Lisboa, como se sabe, significa que durante um período, mais ou menos curto, mais ou menos longo, a presença do mais alto representante diplomático português num país deixa de existir“, explicou.

O chefe de Estado falava à entrada para a estreia de uma peça no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, onde comentou esta decisão anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista no Telejornal da RTP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …