A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos.
O anúncio foi feito pelo chefe da Estratégia de Vacinas e Ameaças Biológicas para a Saúde da EMA, Marco Cavaleri, numa videoconferência de imprensa, transmitida da sede da agência, em Amesterdão, na Holanda, após a reunião extraordinária do Comité de Medicamentos para Uso Humano.
“A Comissão Europeia será responsável pela formalização da autorização. Mas cada Estado-membro da União Europeia é agora livre de decidir utilizar a vacina nesta faixa etária“, disse o responsável, citado pelo jornal Público.
Segundo o diário, a decisão baseia-se num ensaio clínico realizado com 2260 crianças nesta faixa etária, em que a taxa de eficácia chegou a 100%. No grupo de controlo, houve apenas 16 casos de infeção.
A vacina deve, à semelhança do que é recomendado para adultos, ser administrada em duas doses, com um intervalo de três semanas.
Os especialistas da EMA consideram que a vacina é segura e eficaz em adolescentes dos 12 aos 15 anos, cujo uso nesta faixa etária já estava autorizado nos Estados Unidos.
A vacina do consórcio Pfizer/BioNTech estava aprovada na Europa para pessoas a partir dos 16 anos.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe