Violenta erupção sacudiu toda a civilização Maia (e matou todos os seres num raio de 40 quilómetros)

Há quase 1.590 anos, em 431, a civilização Maia foi sacudida por uma violenta erupção do vulcão Ilopango, que se situa em El Salvador. O evento matou todos os seres vivos num raio de 40 quilómetros ao redor do vulcão.

Como estudos anteriores mostraram, houve uma grande erupção vulcânica na região de El Salvador, mas a data ainda era desconhecida.

A nova investigação liderada por Victoria Smith, professora associada da Universidade de Oxford e chefe do grupo de Tefcrocronologia, estabeleceu a data precisa e a natureza dessa erupção.

Para isso, os cientistas analisaram um núcleo de gelo recuperado da Gronelândia e realizaram medições de radiocarbono numa árvore carbonizada encontrada nos depósitos de cinzas. Consequentemente, conseguiram datar com precisão a erupção massiva – 413.

A equipa usou um modelo de dispersão de tefra 3D para estimar que a pluma de fumo da erupção subiu 45 quilómetros e que as cinzas de Ilopango se dispersaram por mais de 7.000 quilómetros até à Gronelândia.

“Este trabalho segue estudos anteriores publicados em 2019 e nos quais descrevemos, graças a uma extensa análise dos depósitos de cinzas de El Salvador, os principais parâmetros físicos desta violenta erupção que atingiu o seu clímax com uma série de fluxos piroclásticos ligados a colapso da caldeira”, disse Dario Pedrazzi, investigador do GEO3BCN, em comunicado divulgado pelo Phys.

“Grande parte dessa investigação foi possível graças a todos os dados adquiridos durante as três campanhas de campo realizadas em El Salvador, durante as quais realizámos um mapeamento detalhado dos depósitos de cinzas presentes em uma área de 200 mil quilómetros quadrados”.

Cerca de 55 quilómetros cúbicos de magma irromperam de Ilopango. “Mais de 2 milhões de quilómetros quadrados da América Central foram cobertos com pelo menos meio centímetro de cinzas e estaria escuro nesta região durante pelo menos uma semana”, disse Victoria Smith.

“A erupção de Ilopango foi mais de 50 vezes maior do que a do Monte Santa Helena“, que ocorreu em 1980. “Os fluxos piroclásticos da erupção de Ilopango foram 10 vezes o volume daqueles do Vesúvio, que eclodiu em 79, preservando a cidade romana de Pompeia em cinzas”, acrescentou.

A explosão ocorreu durante o Primeiro Período Clássico Maia, que se estendeu de 300 a 600, enquanto a civilização crescia na América Central. “A explosão teria matado todos os seres vivos num raio de 40 quilómetros e não haveria habitantes durante muitos anos ou décadas nas proximidades, explicou Smith.

A enorme erupção não teve um impacto marcante sobre os Maias noutros lugares.

Acredita-se que Ilopango tenha sido responsável pela década anormalmente fria no hemisfério norte por volta de 540. Porém, o trabalho mostra que esta data está em desacordo com as evidências arqueológicas (produção de cerâmica) – que, na verdade, sugere uma data próxima ao início do período clássico inicial.

O vulcão Ilopango está localizado a menos de 10 quilómetros da cidade de San Salvador, a capital de El Salvador, e faz parte do Arco Vulcânico de El Salvador, que inclui um total de 21 vulcões ativos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …