O Monte Santa Helena “não está no seu lugar” (e ainda ninguém sabe porquê)

As cinzas expelidas pela erupção do Monte Santa Helena, em 1980, chegaram a 11 Estados

Quatro décadas depois da sua desastrosa erupção, a mais mortífera em território norte-americano, o Monte Santa Helena, um vulcão localizado na Cordilheira das Cascatas, continua “fora do seu lugar” – e ainda ninguém sabe porquê.

Os picos vulcânicos da Cordilheira das Cascatas, a noroeste dos Estados Unidos, estão alinhados numa linha notavelmente reta, havendo apenas um que se destaca por estar a 40 quilómetros dos restantes – trata-se do Monte Santa Helena.

Vulcanologistas ouvidos pela National Geografic confirmam que este vulcão está fora do seu lugar, quarenta anos depois da sua erupção, que ocorreu em meados de maio de 1980.

Não deveria existir um vulcão na localização do Monte Santa Helena está localizado”, disse Seth Moran, cientista do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Quatro décadas depois da erupção, cientistas e especialistas continuam sem saber ao certo como é que se formou o Monte Santa Helena. Por norma, crateras desta dimensão são erguidas numa câmara de rocha derretida, mas o Santa Helena repousa sobre uma base fria demais para produzir magma necessário para alimentar fortes explosões.

Um estudo científico publicado na revista Nature Geoscience em setembro de 2018, apresentava uma possível resposta para este mistério: uma equipa de cientistas defendeu que o batólito Spirit Lake, uma formação rochosa subterrânea com cerca de 32 a 48 quilómetros de diâmetro, desviou o magma e a rocha parcialmente derretida para fora do arco e para oeste, formando assim o vulcão ativo.

Apesar dos estudos não há ainda uma resposta concreta e consensual para a formação deste vulcão que há 40 anos entrou em erupção, atingindo 350 quilómetros de florestas.

O fenómeno vulcânico matou 57 pessoas, centenas de veados e alces e levantou cinzas a 24 quilómetros de altura. O desastre só não foi maior porque o vulcão está localizado numa zona despovoada do território norte-americano.

Só uma das explosões do Santa Helena foi equivalente à potência de 500 bombas de Hiroshima (Japão) – o mistério geológico continua.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio apela à mudança do TC para Coimbra. "Quero ver a coerência dos que querem a descentralização"

O presidente do PSD apelou, esta quinta-feira, aos partidos que defendem a descentralização para que aprovem na próxima semana, no Parlamento, uma proposta social-democrata para transferir o Tribunal Constitucional para Coimbra. Numa arruada em Oliveira do …

"Schumacher ainda está cá, diferente, mas está". Novo documentário atualiza fãs sobre estado do antigo piloto

Novo documentário da Netflix contará com a participação dos membros da família mais próxima, colaboradores do tempo da Ferrari e até adversários. Os fãs do desporto automóvel terão, na próxima semana (dia 15), acesso a …

Governo vai convocar reunião no Infarmed para decidir próxima fase do desconfinamento

Na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, esta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência anunciou que o Governo quer convocar uma nova reunião no Infarmed para decidir as regras da …

PAN quer poluidores a pagar descida de IRS no OE2022

O PAN pretende criar uma contrapartida orçamental para compensar a descida do IRS, defendendo que é preciso ir buscar mais receita aos setores mais poluidores. "Desde o primeiro momento deixámos bem clara a noção de que, …

Benfica passa de lucros a prejuízo de 17,4 milhões de euros

A SAD do Benfica anunciou, esta quarta-feira, prejuízos de 17,4 milhões de euros. Encarnados culpam a pandemia, a ausência da Champions e o forte investimento realizado no plantel. A Benfica SAD apresentou à Comissão do Mercado …

Christine Lagarde, presidente do BCE

BCE mantém taxas de juro e reduz "ligeiramente" compras semanais do PEPP

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro, esta quinta-feira, e reduzir o ritmo das compras semanais do Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP) no quarto trimestre, em comparação com os trimestres anteriores, …

Norma da DGS recomenda testagem de funcionários das creches

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta quinta-feira, uma norma sobre as condições de funcionamento das creches no atual contexto de desconfinamento, que prevê um rastreio à covid-19 a todos os funcionários, independentemente de estarem …

Operações de evacuação retomadas. 200 pessoas deixam Cabul esta quinta-feira

Cerca de 200 estrangeiros abandonam Cabul, esta quinta-feira, num avião em direção ao Qatar. É a primeira vez que isto acontece desde a saída dos soldados norte-americanos do Afeganistão. Fonte próxima da operação em Doha precisou …

Portugal regista mais 10 mortes e 1408 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 1408 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1408 novos …

Ministro de Emergências da Rússia morre durante exercícios no Ártico

O ministro russo de Situações de Emergência, Yevgeny Zinichev, ex-guarda-costas do Presidente Vladimir Putin, morreu enquanto tentava salvar um cineasta durante exercícios estratégicos no Ártico, informou o ministério na quarta-feira. Numa nota pessoal para a família …