Eleição de Rui Rio e “fantasma” do Bloco Central preocupa esquerda

António Cotrim / Lusa

O ex-líder do PSD diz que comunistas e bloquistas ficam preocupados com a entrada de Rui Rio, até porque ficam sem Passos Coelho para criticar, e defende que Hugo Soares deve abandonar a liderança da bancada parlamentar do partido.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio para a liderança do PSD está a causar preocupação aos partidos de esquerda que apoiam o Governo socialista.

“Rui Rio já prometeu, e julgo que vai cumprir, fazer pactos de regime com o Governo. Isso cria embaraço no PCP, por isso que é que Jerónimo de Sousa já veio dizer ‘atenção que está aí o Bloco Central à porta’”, afirmou o ex-líder dos sociais-democratas, citado pelo Observador.

O comentador da SIC diz que, com a entrada do ex-autarca do Porto, os dois partidos já não têm Passos Coelho para atacarem, figura que, na sua opinião, tem sido uma espécie de “cimento da geringonça”.

“O Comité Central do PCP alerta e denuncia o desenvolvimento de projetos reacionários que, quer a partir das forças do grande capital e dos setores políticos a elas associados no PSD, no CDS, mas também no interior do PS, quer com recurso à criação e promoção de soluções populistas ou à retoma formal ou informal do chamado Bloco Central, visam intensificar a exploração e retomar o rumo de liquidação de direitos”, defendeu este domingo o secretário-geral comunista.

Também a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou o presidente eleito do PSD de ser “a voz da direita conservadora” que “quer voltar ao bloco central” e ao “monopólio do negócio”.

Discursando em Fafe num encontro em que foi discutida a política florestal, Catarina Martins defendeu que o BE tem construído “um caminho que é difícil” para “uma economia mais justa, que responda melhor pela vida das pessoas, que tenha um país menos desigual”.

“E isso são escolhas económicas que afrontam sempre o poder económico: é assim na floresta, como é assim em tudo”, destacou, acrescentando: “A direita está incomodada, porque sabe que, cada vez que nós conseguimos que as pessoas que aqui vivem, que aqui trabalham, vivam um bocadinho melhor, significa que temos a coragem de afrontar os grandes interesses económicos que têm mandado sempre no país”.

Para a dirigente partidária, “não é por acaso que a direita tem um incómodo crescente com a existência de acordos que à esquerda também influenciam e determinam parte da ação do Governo”.

Marques Mendes defende ainda que o atual líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, que apoiou Santana Lopes na corrida à liderança do PSD, deve colocar o seu lugar à disposição.

“Acho que esta questão não é pessoal, é política. Acho que é do interesse de Rui Rio e Hugo Soares que seja escolhido um novo líder parlamentar. É do interesse de Rio porque ele ganha por ser o candidato da mudança, para o ser não pode ter um líder parlamentar que é a imagem da continuidade. Hugo Soares também tem interesse, como é que pode defender tudo e o seu contrário? Dá uma imagem de estar agarrado ao poder“, afirmou o comentador, citado mais uma vez pelo jornal online.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esses grupelhos já deveriam ter sido ilegalizados há muito tempo. Gentalha que é contra a Europa, que defendem a nacionalização da propriedade, dos meios de produção e das pessoas e que estão sempre do contra, FORA COM ELES!!!

RESPONDER

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …