Eleição de Rui Rio e “fantasma” do Bloco Central preocupa esquerda

António Cotrim / Lusa

O ex-líder do PSD diz que comunistas e bloquistas ficam preocupados com a entrada de Rui Rio, até porque ficam sem Passos Coelho para criticar, e defende que Hugo Soares deve abandonar a liderança da bancada parlamentar do partido.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio para a liderança do PSD está a causar preocupação aos partidos de esquerda que apoiam o Governo socialista.

“Rui Rio já prometeu, e julgo que vai cumprir, fazer pactos de regime com o Governo. Isso cria embaraço no PCP, por isso que é que Jerónimo de Sousa já veio dizer ‘atenção que está aí o Bloco Central à porta’”, afirmou o ex-líder dos sociais-democratas, citado pelo Observador.

O comentador da SIC diz que, com a entrada do ex-autarca do Porto, os dois partidos já não têm Passos Coelho para atacarem, figura que, na sua opinião, tem sido uma espécie de “cimento da geringonça”.

“O Comité Central do PCP alerta e denuncia o desenvolvimento de projetos reacionários que, quer a partir das forças do grande capital e dos setores políticos a elas associados no PSD, no CDS, mas também no interior do PS, quer com recurso à criação e promoção de soluções populistas ou à retoma formal ou informal do chamado Bloco Central, visam intensificar a exploração e retomar o rumo de liquidação de direitos”, defendeu este domingo o secretário-geral comunista.

Também a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou o presidente eleito do PSD de ser “a voz da direita conservadora” que “quer voltar ao bloco central” e ao “monopólio do negócio”.

Discursando em Fafe num encontro em que foi discutida a política florestal, Catarina Martins defendeu que o BE tem construído “um caminho que é difícil” para “uma economia mais justa, que responda melhor pela vida das pessoas, que tenha um país menos desigual”.

“E isso são escolhas económicas que afrontam sempre o poder económico: é assim na floresta, como é assim em tudo”, destacou, acrescentando: “A direita está incomodada, porque sabe que, cada vez que nós conseguimos que as pessoas que aqui vivem, que aqui trabalham, vivam um bocadinho melhor, significa que temos a coragem de afrontar os grandes interesses económicos que têm mandado sempre no país”.

Para a dirigente partidária, “não é por acaso que a direita tem um incómodo crescente com a existência de acordos que à esquerda também influenciam e determinam parte da ação do Governo”.

Marques Mendes defende ainda que o atual líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, que apoiou Santana Lopes na corrida à liderança do PSD, deve colocar o seu lugar à disposição.

“Acho que esta questão não é pessoal, é política. Acho que é do interesse de Rui Rio e Hugo Soares que seja escolhido um novo líder parlamentar. É do interesse de Rio porque ele ganha por ser o candidato da mudança, para o ser não pode ter um líder parlamentar que é a imagem da continuidade. Hugo Soares também tem interesse, como é que pode defender tudo e o seu contrário? Dá uma imagem de estar agarrado ao poder“, afirmou o comentador, citado mais uma vez pelo jornal online.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esses grupelhos já deveriam ter sido ilegalizados há muito tempo. Gentalha que é contra a Europa, que defendem a nacionalização da propriedade, dos meios de produção e das pessoas e que estão sempre do contra, FORA COM ELES!!!

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …