Carros eléctricos têm que fazer barulho a partir de 1 de Julho

Uma das vantagens dos automóveis eléctricos é serem mais silenciosos que os carros com motores a combustão. Mas a partir de 1 de Julho a União Europeia vai exigir que façam algum barulho, para efeitos de segurança — para alertarem peões e ciclistas.

Para desagrado dos fãs do silêncio absoluto, as autoridades rodoviárias europeias consideraram que veículos demasiado silenciosos podem ser um risco de segurança para peões e ciclistas, que podem não se aperceber de ter um automóvel eléctrico a aproximar-se de si.

Por isso, a partir do próximo dia 1 de Julho, todos os novos automóveis eléctricos que circulem a velocidades de até 20 km/h terão que gerar e emitir um ruído artificial que simule o ruído tradicional dos motores de combustão.

Esse barulho terá que ser de pelo menos 56 dB, um valor bastante modesto, considerando que o nível sonoro de uma conversa normal ronda os 60 dB, e muito inferior ao nível de ruído de um automóvel convencional, que costuma andar pelos 75dB – um valor cerca de quatro vezes superior, uma vez que a escala de decibéis é logarítmica, em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior.

O som emitido pelos veículos electricos tem também que aumentar e reduzir em função da aceleração / desaceleração, e obviamente implica o fim dos botões para silenciar o som, que existem actualmente nalguns modelos equipados com estes sons artificiais.

No entanto, não é de esperar ver mudanças já no próximo mês. A medida só se aplica a novos modelos que sejam colocados no mercado a partir de 1 de Julho, sendo que só a partir de 2021 é que terá que ser cumprida por todos os modelos que estejam a ser vendidos.

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Uma observação a este artigo. Onde diz “…em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior…” deveria dizer “…em que a cada 3dB tem o dobro do nível sonoro anterior…”. Com efeito, se eu tiver por exemplo duas fontes de 50dB, o nível sonoro total será de 53dB. Para obter um nível sonoro global de 60dB com base em fontes com o mesmo nível sonoro de 50dB, necessitaria de 10 fontes.

    • Lamento, mas no que toca a som, os dB não são uma unidade ‘pacífica’.
      “duplicar/dobrar” pode ser +3, +6 ou +10 dB’s, dependendo de a que coisa se referem (pressão acústica, potência, nível do som, ‘loudness’).
      Portanto, a afirmação “a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior” pode estar correcta; carece de maior detalhe técnico para poder sabê-lo.

      http://www.sengpielaudio.com/calculator-levelchange.htm

  2. Uma bicicleta não faz ruído, porque raio os carros tem de fazer !!!
    Poderíamos alcançar uma cidade mais silenciosa e obrigamos os carros a fazer barulho, tudo porque o peão não sabe andar na calçada ou olhar para o lado quando atravessa a estrada, algo que eu ensino o meus filhos a fazer a partir do momento em que andam pelo seu pé.

      • Sim, mas os carros circulam na estrada, não no passeio.
        Se um carro se despista e vai ao passeio, o ruído não te vai servir de nada.
        Se um peão vai a passear na estrada, então vai no sitio errado.
        O colocar ruído em vez de ensinar os peões, parece estupidez.
        A menos que eu esteja a perder alguma coisa não vejo motivos que justifiquem o ruído nos carros.

        O único que me ocorre seria para os cegos, mas em conversa com um, a sua resposta foi que eles, dentro do possível, procuram as passadeiras com sinais luminosos, logo essas sim deviam todas ter o ruído de alerta de verde.

        • O ser humano tem 6 sentidos e por alguma razão será. Qualquer um dos 6 tem uma base que serve de referencia, neste caso o ruído generalizado dos motores a combustão é um deles, tirando isso a probabilidade de acidente aumenta.

          • Não me consta que o “sexto sentido” seja reconhecido pela ciência.
            E pelo que tenho lido, eventualmente teremos 7 sentidos: os 5 clássicos mais o vestibular e o equilíbrio.
            Em que ficamos?
            😉

            • O sexto sentido é o da estupidez, que é reconhecido por todos.
              Digo eu,(sem qualquer base cientifica ,claro),!

          • O olfato também é um dos sentidos, deveria a Europa obrigar também aos eléctricos a produzirem odores que simulem o fumo de combustão?

        • Para além do mais, os ciclista circulam pela estrada e os peões atravessam-na.
          A ausência de ruído aumenta – e muito – a probabilidade de acidentes!

  3. Zap: “a escala de decibéis é logarítmica exponencial”

    É só logarítmica, “esponencial” está a mais.
    Por definição, o logaritmo é a operação inversa da exponencial, portanto não pode ser as duas coisas.

  4. Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos. Eu a sonhar com camiões silenciosos elétricos no futuro, agora vão forçar os silenciosos a serem ruidosos. Que tal forçar os fabricantes de cigarrilhas electrónicas a produzirem odor de tabaco para que os que não fumem saibam que há fumantes por perto??? Santa paciência…

    • “Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos”

      Nem mais. De resto, está previsto no código, só que ninguém salbe (ou sequer liga para isso).

      Tal como a prioridade dos peões: só a têm quando JÁ ESTÃO na passadeira. Quando vão atravessar, o código obriga a que “tomem as devidas precauções”. O que vemos todos os dias? Os peões que se ‘atiram’ para a passadeira, sem olhar, com fones, telemóvel e o que mais houver.
      E são os mesmos que, 5 minutos mais tarde, quando se sentarem ao volante, vão insultar em voz alta os peões que lhes fazem o mesmo.

      É “só” um problema de educação e civismo. Todos têm direistos; esquecemo-nos sistematicamente que para termo direitos, primeiro temos que ter – respeitar – deveres!
      Digam o que disserem, falta a matéria “educação cívica” nas escolas. Infelizmente não nasce connosco, não se aprende automaticamente nem sozinhos e muito menos pelo exemplo, dado que de exemplos, já “de cima” só vêm maus.

  5. Também terão de emitir gases poluentes com cheiro intenso para ajudar as pessoas a detectar pelo olfacto a presença dos carros, e para não sentirem o ar puro atingir os pulmões com tanta agressividade 😀

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …