Carros eléctricos têm que fazer barulho a partir de 1 de Julho

Uma das vantagens dos automóveis eléctricos é serem mais silenciosos que os carros com motores a combustão. Mas a partir de 1 de Julho a União Europeia vai exigir que façam algum barulho, para efeitos de segurança — para alertarem peões e ciclistas.

Para desagrado dos fãs do silêncio absoluto, as autoridades rodoviárias europeias consideraram que veículos demasiado silenciosos podem ser um risco de segurança para peões e ciclistas, que podem não se aperceber de ter um automóvel eléctrico a aproximar-se de si.

Por isso, a partir do próximo dia 1 de Julho, todos os novos automóveis eléctricos que circulem a velocidades de até 20 km/h terão que gerar e emitir um ruído artificial que simule o ruído tradicional dos motores de combustão.

Esse barulho terá que ser de pelo menos 56 dB, um valor bastante modesto, considerando que o nível sonoro de uma conversa normal ronda os 60 dB, e muito inferior ao nível de ruído de um automóvel convencional, que costuma andar pelos 75dB – um valor cerca de quatro vezes superior, uma vez que a escala de decibéis é logarítmica, em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior.

O som emitido pelos veículos electricos tem também que aumentar e reduzir em função da aceleração / desaceleração, e obviamente implica o fim dos botões para silenciar o som, que existem actualmente nalguns modelos equipados com estes sons artificiais.

No entanto, não é de esperar ver mudanças já no próximo mês. A medida só se aplica a novos modelos que sejam colocados no mercado a partir de 1 de Julho, sendo que só a partir de 2021 é que terá que ser cumprida por todos os modelos que estejam a ser vendidos.

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Uma observação a este artigo. Onde diz “…em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior…” deveria dizer “…em que a cada 3dB tem o dobro do nível sonoro anterior…”. Com efeito, se eu tiver por exemplo duas fontes de 50dB, o nível sonoro total será de 53dB. Para obter um nível sonoro global de 60dB com base em fontes com o mesmo nível sonoro de 50dB, necessitaria de 10 fontes.

    • Lamento, mas no que toca a som, os dB não são uma unidade ‘pacífica’.
      “duplicar/dobrar” pode ser +3, +6 ou +10 dB’s, dependendo de a que coisa se referem (pressão acústica, potência, nível do som, ‘loudness’).
      Portanto, a afirmação “a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior” pode estar correcta; carece de maior detalhe técnico para poder sabê-lo.

      http://www.sengpielaudio.com/calculator-levelchange.htm

  2. Uma bicicleta não faz ruído, porque raio os carros tem de fazer !!!
    Poderíamos alcançar uma cidade mais silenciosa e obrigamos os carros a fazer barulho, tudo porque o peão não sabe andar na calçada ou olhar para o lado quando atravessa a estrada, algo que eu ensino o meus filhos a fazer a partir do momento em que andam pelo seu pé.

      • Sim, mas os carros circulam na estrada, não no passeio.
        Se um carro se despista e vai ao passeio, o ruído não te vai servir de nada.
        Se um peão vai a passear na estrada, então vai no sitio errado.
        O colocar ruído em vez de ensinar os peões, parece estupidez.
        A menos que eu esteja a perder alguma coisa não vejo motivos que justifiquem o ruído nos carros.

        O único que me ocorre seria para os cegos, mas em conversa com um, a sua resposta foi que eles, dentro do possível, procuram as passadeiras com sinais luminosos, logo essas sim deviam todas ter o ruído de alerta de verde.

        • O ser humano tem 6 sentidos e por alguma razão será. Qualquer um dos 6 tem uma base que serve de referencia, neste caso o ruído generalizado dos motores a combustão é um deles, tirando isso a probabilidade de acidente aumenta.

          • Não me consta que o “sexto sentido” seja reconhecido pela ciência.
            E pelo que tenho lido, eventualmente teremos 7 sentidos: os 5 clássicos mais o vestibular e o equilíbrio.
            Em que ficamos?
            😉

            • O sexto sentido é o da estupidez, que é reconhecido por todos.
              Digo eu,(sem qualquer base cientifica ,claro),!

          • O olfato também é um dos sentidos, deveria a Europa obrigar também aos eléctricos a produzirem odores que simulem o fumo de combustão?

        • Para além do mais, os ciclista circulam pela estrada e os peões atravessam-na.
          A ausência de ruído aumenta – e muito – a probabilidade de acidentes!

  3. Zap: “a escala de decibéis é logarítmica exponencial”

    É só logarítmica, “esponencial” está a mais.
    Por definição, o logaritmo é a operação inversa da exponencial, portanto não pode ser as duas coisas.

  4. Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos. Eu a sonhar com camiões silenciosos elétricos no futuro, agora vão forçar os silenciosos a serem ruidosos. Que tal forçar os fabricantes de cigarrilhas electrónicas a produzirem odor de tabaco para que os que não fumem saibam que há fumantes por perto??? Santa paciência…

    • “Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos”

      Nem mais. De resto, está previsto no código, só que ninguém salbe (ou sequer liga para isso).

      Tal como a prioridade dos peões: só a têm quando JÁ ESTÃO na passadeira. Quando vão atravessar, o código obriga a que “tomem as devidas precauções”. O que vemos todos os dias? Os peões que se ‘atiram’ para a passadeira, sem olhar, com fones, telemóvel e o que mais houver.
      E são os mesmos que, 5 minutos mais tarde, quando se sentarem ao volante, vão insultar em voz alta os peões que lhes fazem o mesmo.

      É “só” um problema de educação e civismo. Todos têm direistos; esquecemo-nos sistematicamente que para termo direitos, primeiro temos que ter – respeitar – deveres!
      Digam o que disserem, falta a matéria “educação cívica” nas escolas. Infelizmente não nasce connosco, não se aprende automaticamente nem sozinhos e muito menos pelo exemplo, dado que de exemplos, já “de cima” só vêm maus.

  5. Também terão de emitir gases poluentes com cheiro intenso para ajudar as pessoas a detectar pelo olfacto a presença dos carros, e para não sentirem o ar puro atingir os pulmões com tanta agressividade 😀

RESPONDER

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …