Uma das vantagens dos automóveis eléctricos é serem mais silenciosos que os carros com motores a combustão. Mas a partir de 1 de Julho a União Europeia vai exigir que façam algum barulho, para efeitos de segurança — para alertarem peões e ciclistas.
Para desagrado dos fãs do silêncio absoluto, as autoridades rodoviárias europeias consideraram que veículos demasiado silenciosos podem ser um risco de segurança para peões e ciclistas, que podem não se aperceber de ter um automóvel eléctrico a aproximar-se de si.
Por isso, a partir do próximo dia 1 de Julho, todos os novos automóveis eléctricos que circulem a velocidades de até 20 km/h terão que gerar e emitir um ruído artificial que simule o ruído tradicional dos motores de combustão.
Esse barulho terá que ser de pelo menos 56 dB, um valor bastante modesto, considerando que o nível sonoro de uma conversa normal ronda os 60 dB, e muito inferior ao nível de ruído de um automóvel convencional, que costuma andar pelos 75dB – um valor cerca de quatro vezes superior, uma vez que a escala de decibéis é logarítmica, em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior.
O som emitido pelos veículos electricos tem também que aumentar e reduzir em função da aceleração / desaceleração, e obviamente implica o fim dos botões para silenciar o som, que existem actualmente nalguns modelos equipados com estes sons artificiais.
No entanto, não é de esperar ver mudanças já no próximo mês. A medida só se aplica a novos modelos que sejam colocados no mercado a partir de 1 de Julho, sendo que só a partir de 2021 é que terá que ser cumprida por todos os modelos que estejam a ser vendidos.
ZAP // Aberto até de Madrugada
Uma observação a este artigo. Onde diz “…em que a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior…” deveria dizer “…em que a cada 3dB tem o dobro do nível sonoro anterior…”. Com efeito, se eu tiver por exemplo duas fontes de 50dB, o nível sonoro total será de 53dB. Para obter um nível sonoro global de 60dB com base em fontes com o mesmo nível sonoro de 50dB, necessitaria de 10 fontes.
Lamento, mas no que toca a som, os dB não são uma unidade ‘pacífica’.
“duplicar/dobrar” pode ser +3, +6 ou +10 dB’s, dependendo de a que coisa se referem (pressão acústica, potência, nível do som, ‘loudness’).
Portanto, a afirmação “a cada 10dB tem o dobro do nível sonoro anterior” pode estar correcta; carece de maior detalhe técnico para poder sabê-lo.
http://www.sengpielaudio.com/calculator-levelchange.htm
Uma bicicleta não faz ruído, porque raio os carros tem de fazer !!!
Poderíamos alcançar uma cidade mais silenciosa e obrigamos os carros a fazer barulho, tudo porque o peão não sabe andar na calçada ou olhar para o lado quando atravessa a estrada, algo que eu ensino o meus filhos a fazer a partir do momento em que andam pelo seu pé.
O problema é que ser atropelado por um automóvel, é bastante mais doloroso do que por uma bicicleta…
Sim, mas os carros circulam na estrada, não no passeio.
Se um carro se despista e vai ao passeio, o ruído não te vai servir de nada.
Se um peão vai a passear na estrada, então vai no sitio errado.
O colocar ruído em vez de ensinar os peões, parece estupidez.
A menos que eu esteja a perder alguma coisa não vejo motivos que justifiquem o ruído nos carros.
O único que me ocorre seria para os cegos, mas em conversa com um, a sua resposta foi que eles, dentro do possível, procuram as passadeiras com sinais luminosos, logo essas sim deviam todas ter o ruído de alerta de verde.
O ser humano tem 6 sentidos e por alguma razão será. Qualquer um dos 6 tem uma base que serve de referencia, neste caso o ruído generalizado dos motores a combustão é um deles, tirando isso a probabilidade de acidente aumenta.
Não me consta que o “sexto sentido” seja reconhecido pela ciência.
E pelo que tenho lido, eventualmente teremos 7 sentidos: os 5 clássicos mais o vestibular e o equilíbrio.
Em que ficamos?
😉
O sexto sentido é o da estupidez, que é reconhecido por todos.
Digo eu,(sem qualquer base cientifica ,claro),!
O olfato também é um dos sentidos, deveria a Europa obrigar também aos eléctricos a produzirem odores que simulem o fumo de combustão?
A VW tem de certeza essa funcionalidade no seu novo “EV” 😀
Para além do mais, os ciclista circulam pela estrada e os peões atravessam-na.
A ausência de ruído aumenta – e muito – a probabilidade de acidentes!
Tudo depende do tamanho da bicicleta e do carro!
Metam-lhes uma vuvuzela…
Zap: “a escala de decibéis é logarítmica exponencial”
É só logarítmica, “esponencial” está a mais.
Por definição, o logaritmo é a operação inversa da exponencial, portanto não pode ser as duas coisas.
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos. Eu a sonhar com camiões silenciosos elétricos no futuro, agora vão forçar os silenciosos a serem ruidosos. Que tal forçar os fabricantes de cigarrilhas electrónicas a produzirem odor de tabaco para que os que não fumem saibam que há fumantes por perto??? Santa paciência…
“Tem que obrigar então os peões a deixarem de usar telemóveis, música nos fones de ouvidos”
Nem mais. De resto, está previsto no código, só que ninguém salbe (ou sequer liga para isso).
Tal como a prioridade dos peões: só a têm quando JÁ ESTÃO na passadeira. Quando vão atravessar, o código obriga a que “tomem as devidas precauções”. O que vemos todos os dias? Os peões que se ‘atiram’ para a passadeira, sem olhar, com fones, telemóvel e o que mais houver.
E são os mesmos que, 5 minutos mais tarde, quando se sentarem ao volante, vão insultar em voz alta os peões que lhes fazem o mesmo.
É “só” um problema de educação e civismo. Todos têm direistos; esquecemo-nos sistematicamente que para termo direitos, primeiro temos que ter – respeitar – deveres!
Digam o que disserem, falta a matéria “educação cívica” nas escolas. Infelizmente não nasce connosco, não se aprende automaticamente nem sozinhos e muito menos pelo exemplo, dado que de exemplos, já “de cima” só vêm maus.
e os surdos ? vao ser esquecidos ?
Claro, que não! Também vão ser atropelados como habitualmente são pelos fumarentos 😉
Também terão de emitir gases poluentes com cheiro intenso para ajudar as pessoas a detectar pelo olfacto a presença dos carros, e para não sentirem o ar puro atingir os pulmões com tanta agressividade 😀
…….e fácil…..basta atar ao carro uns fios amarrados em latas e o assunto fica resolvido…..