“El País” banido da campanha do Vox até ao fim das eleições

elentir

O líder do Vox, Santiago Abascal

O Vox vai impedir o acesso dos jornalistas do grupo PRISA, nomeadamente os jornal “El País” e da rádio SER, a todos os seus eventos.

O partido espanhol Vox, de Santiago Abascal, informou o Grupo PRISA que, “a partir de agora, não concederá credenciais a nenhum jornalista vinculado à PRISA, nem acesso à sua sede ou a qualquer outro ato que o partido organize em espaços privados”.

Segundo fontes do partido, na base desta decisão estará o editorial publicado na quarta-feira – Dever de Resposta – no qual o “El País” assume que é preciso “ativar todos os alarmes” contra os argumentos “xenófobos e intolerantes” transmitidos por Santiago Abascal.

O texto refere algumas das afirmações proferidas pelo líder do Vox durante o debate de segunda-feira. Os meios de comunicação espanhóis analisaram as certezas expressas por Abascal contra uma série de factos e estudos conhecidos e concluíram, por exemplo, que, ao contrário do que disse, as agressões sexuais são perpetradas na grande maioria por espanhóis e não por cidadãos estrangeiros.

Além disso, Abascal disse também que 70% desses crimes são perpetrados por estrangeiros, mas 70% são cometidos por espanhóis. Ainda assim, o editorial do “El País” ataca não só os argumentos do Vox como a posição dos demais partidos em relação ao Vox.

“Santiago Abascal, na maioria de suas intervenções, escorregou para declarações falsas e falaciosas, revelando sua ideologia incompatível com os valores constitucionais. Surpreendentemente, o cordão sanitário que foi pontualmente estabelecido em torno da extrema-direita pelo Partido Popular e pelo Cidadãos parece que só é válido por uma noite e na presença das câmaras, e não em todas as ocasiões em que os votos do Vox foram necessários para formar maiorias em municípios e regiões”, escreveu o jornal.

Segundo o Expresso, esta não é a primeira vez que o Vox impede, pontualmente, meios de comunicação social de assistirem aos seus eventos, mas é a primeira vez que generaliza assim o veto.

A Associação de Imprensa de Madrid (APM) e a Federação de Associações de Imprensa da Espanha (FAPE) já alertaram para o facto de esta prática violar o direito à liberdade de imprensa, consagrado na Constituição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …