“El Mencho” quer ser o próximo “El Chapo” (e está a matar polícias para o conseguir)

“El Mencho”, líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo “El Chapo”.

No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, líder do Cartel de Jalisco Nova Geração (CJNG), quer ser o próximo grande barão da droga do país. Com “El Chapo” condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos, esta é a oportunidade ideal para assumir as rédeas.

E para provar o seu poder mostrou-se capaz dos atos mais grotescos. Membros do cartel de “El Mencho” equiparam-se de veículos blindados e, altamente armados, fizeram uma emboscada e chacinaram pelo menos 14 polícias mexicanos e deixaram feridos mais nove. Pode parecer uma cena retirada de uma série da Netflix, mas não é.

Em conferência de imprensa na manhã dos ataques, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, defendeu que os seus esforços para travar a violência de gangues no país estavam a resultar. “Não podes combater fogo com fogo. Não podes combater violência com violência. Tens de combater o mal fazendo o bem“, explicou, citado pela Vice.

Nesse mesmo dia, minutos depois, mais de uma dúzia de polícias foram mortos pelo cartel mexicano.

Como marca de autoria dos ataques, deixaram mensagens escritas com a sigla CJNG, referentes ao cartel de “El Mencho”. As tentativas de Obrador em diminuir a violência parecem estar a sair furadas. Aliás, o México caminha para um número recorde de assassinatos.

“El Mencho”, que esteve preso nos Estados Unidos durante três anos até ser deportado de volta para o México, é um dos fugitivos mais procurados pelo DEA, o órgão norte-americano encarregue da repressão e controlo de narcóticos. O traficante de droga tem uma recompensa de dez milhões de dólares — vivo ou morto.

Decapitações, dissolver corpos em ácido, execuções públicas, arrancar corações, matar mulheres e crianças, bombardeios contra pessoas. Isso acontece quase todos os dias. El Chapo era violento, mas El Mencho elevou-o a um novo nível“, conta Kyle Mori, o agente da DEA responsável por capturar o líder do CJNG.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É por isto que quando o DAESH anunciou que queria conquistar o México houve uma onda de risadas nas redes sociais mexicanas.

RESPONDER

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …