“El Mencho” quer ser o próximo “El Chapo” (e está a matar polícias para o conseguir)

“El Mencho”, líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo “El Chapo”.

No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, líder do Cartel de Jalisco Nova Geração (CJNG), quer ser o próximo grande barão da droga do país. Com “El Chapo” condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos, esta é a oportunidade ideal para assumir as rédeas.

E para provar o seu poder mostrou-se capaz dos atos mais grotescos. Membros do cartel de “El Mencho” equiparam-se de veículos blindados e, altamente armados, fizeram uma emboscada e chacinaram pelo menos 14 polícias mexicanos e deixaram feridos mais nove. Pode parecer uma cena retirada de uma série da Netflix, mas não é.

Em conferência de imprensa na manhã dos ataques, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, defendeu que os seus esforços para travar a violência de gangues no país estavam a resultar. “Não podes combater fogo com fogo. Não podes combater violência com violência. Tens de combater o mal fazendo o bem“, explicou, citado pela Vice.

Nesse mesmo dia, minutos depois, mais de uma dúzia de polícias foram mortos pelo cartel mexicano.

Como marca de autoria dos ataques, deixaram mensagens escritas com a sigla CJNG, referentes ao cartel de “El Mencho”. As tentativas de Obrador em diminuir a violência parecem estar a sair furadas. Aliás, o México caminha para um número recorde de assassinatos.

“El Mencho”, que esteve preso nos Estados Unidos durante três anos até ser deportado de volta para o México, é um dos fugitivos mais procurados pelo DEA, o órgão norte-americano encarregue da repressão e controlo de narcóticos. O traficante de droga tem uma recompensa de dez milhões de dólares — vivo ou morto.

Decapitações, dissolver corpos em ácido, execuções públicas, arrancar corações, matar mulheres e crianças, bombardeios contra pessoas. Isso acontece quase todos os dias. El Chapo era violento, mas El Mencho elevou-o a um novo nível“, conta Kyle Mori, o agente da DEA responsável por capturar o líder do CJNG.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …