Efeito Lagarde: taxas Euribor com quedas significativas

International Monetary Fund / Flickr

A presidente do BCE, Christine Lagarde

As taxas Euriboror registaram esta sexta-feria uma queda significativa a três, a seis meses e a 12 meses face a quarta-feira, mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.

As declarações recentes de Christine Lagarde, que no inicio da semana admitiu (sem confirmar) pela primeira vez um corte nos juros diretores do BCE, parecem ter tido como efeito direto uma queda significativa nas taxas Eurobor.

Com as alterações desta sexta-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,887%, ficou acima da taxa a seis meses (3,873%) e da taxa a 12 meses (3,597%).

A taxa Euribor a 12 meses, atualmente a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável e que esteve acima de 4% entre 16 de junho e 28 de novembro, desceu hoje para 3,597%, menos 0,065 pontos que na quinta-feira,.

A 29 de setembro, esta taxa tinha avançado para 4,228%, um novo máximo desde novembro de 2008.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a novembro de 2023, a Euribor a 12 meses representava 37,4% do ‘stock’ de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que a Euribor a seis e a três meses representava 36,1% e 23,9%, respetivamente.

No mesmo sentido, no prazo de seis meses, a taxa Euribor, que esteve acima de 4% entre 14 de setembro e 01 de dezembro, baixou para 3,873%, menos 0,038 pontos que na sessão anterior e contra o máximo desde novembro de 2008, de 4,143%, registado em 18 de outubro.

A Euribor a três meses também caiu face à sessão anterior, ao ser fixada em 3,887%, menos 0,038 pontos e depois de ter subido em 19 de outubro para 4,002%, um novo máximo desde novembro de 2008.

O Banco Central Europeu, na que é uma pausa no ciclo sem precedentes de aperto monetário que o levou a aumentar as taxas dez vezes desde meados de 2022, manteve na quinta-feira as taxas de juro inalteradas pela segunda vez consecutiva.

Segundo Christine Lagarde, há riscos no que toca ao crescimento económico, que a inflação continua numa tendência descendente e que a pressão dos aumentos salariais está a decrescer.

Lagarde mencionou ainda que “as decisões do BCE estão dependentes de dados económicos e os dados em que se focam apontam para um corte de taxas de juro nos próximos meses, potencialmente abril”.

O verão poderá chegar mais cedo este ano”, afirmou enigmaticamente Lagarde.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.