“Isto não é forma de tratar a Educação.” PSD marca debate de urgência para esta sexta-feira

Mário Cruz / Lusa

O PSD marcou para esta sexta-feira um debate de urgência na Assembleia da República sobre investimento na educação. Esta quarta-feira, Emídio Guerreiro acusou o Governo de ter falhado todas as promessas que fez em matéria de investimento público, tanto na saúde como na educação.

O PSD marcou para esta sexta-feira um debate de urgência na Assembleia da República sobre investimento na educação, informou o porta-voz da conferência de líderes.

Segundo o social-democrata Duarte Pacheco, o plenário terá início às 09h30, em vez das 10 horas habituais, e manterá a restante ordem de trabalhos, que inclui um debate temático solicitado pela Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”, e várias iniciativas legislativas sobre saúde.

No debate da moção de censura, esta quarta-feira, o deputado e vice-presidente da bancada do PSD Emídio Guerreiro acusou o Governo de ter falhado todas as promessas que fez em matéria de investimento público, na saúde e na educação.

No caso particular da educação, destaca o Jornal Económico, Emídio Guerreiro apresentou um gráfico acusando o Governo socialista de ter investido na rubrica Educação, Ensino Básico e Administração escolar menos em três anos (124,9 milhões de euros) do que o anterior executivo PSD/CDS-PP apenas em 2015 (131,6 milhões de euros).

Ainda durante o debate, o deputado afirmou que esta quebra de investimento no setor da educação não era sentida pelos membros do Governo por “não terem os filhos na escola pública”.

À TSF, a vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Margarida Mano, afirmou que “o Governo está a deixar as escolas e a Educação como o parente paupérrimo que poderá, eventualmente – e numa capacidade de resiliência brutal -, aguentar tudo, mas nós sabemos que isso não é verdade e as pessoas sentem isso”.

A deputada deu como exemplo o “tratamento com os professores” ou a falta de assistentes técnicos e sublinhou que os números dão conta da escassez de resposta por parte do Executivo do PS. Além disso, frisou que as críticas não chegam apenas da oposição: “Não é só o PSD, são entidades institucionais de relevo“.

“Este mês, a Comissão Europeia publicou o relatório da nona missão de acompanhamento [pós-programa de ajustamento] onde, com base no Orçamento do Estado enviado pelo Governo, refere que, em 2019, o corte na despesa vai ser à custa da Educação e da Saúde”, sustentou a deputada.

Ainda em declarações à TSF, Margarida Mano referiu que os organismos dentro de portas também dão conta das falhas em investimento no setor, dando como exemplo o relatório anual da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), publicado este mês de fevereiro.

“A Educação é um dos setores onde a execução orçamental está abaixo dos 50 por cento”, afirmou, referindo-se ao documento apresentado pelos técnicos que prestam apoio aos deputados e no qual é assinalado, por exemplo, que a taxa de execução no Ensino Não-Superior ronda os 32%.

Desta forma, os sociais-democratas apontam o dedo ao Governo, acusando-o de “maltratar” a Educação. Neste debate de urgência, com o tema “Investimento na Educação”, pretendem apresentar ao Governo alguns números.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …

Linha de Fundo: Luta a dois e outros combates

Dragões de olho no líder. Benfica e Braga perdem terreno. E mais um golpe perfeito de Telma Monteiro, visto da Linha de Fundo. A noite dos guarda-redes SC Farense 0 - 1 Sporting CP (Pedro Gonçalves …